Às 05h30 desta manhã, mais de 3.300 operacionais e 1.100 meios terrestres estavam mobilizados no combate aos sete principais incêndios rurais em curso no continente português. Arganil e Sátão são, neste momento, os concelhos que concentram o maior número de meios no terreno, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O fogo que deflagrou na zona do Piódão, concelho de Arganil, na quarta-feira, em consequência de uma trovoada seca, é o que mobiliza mais recursos, com 979 operacionais e 332 veículos empenhados no combate às chamas.
Segue-se o incêndio em Vila Boa, no concelho de Sátão, distrito de Viseu, também iniciado na quarta-feira, que envolve 946 operacionais e 309 meios terrestres.
Outros fogos de grande dimensão continuam a lavrar em vários pontos do país:
Frexes, em Trancoso, com 445 operacionais e 147 meios;
Candal, na Lousã, com 320 operacionais e 105 veículos;
Poiares, em Freixo de Espada à Cinta, com 287 operacionais;
Pêra do Moço, na Guarda, com 253 operacionais;
E em Aldeia de Sabugal, no Sabugal, com 131 operacionais.
Três incêndios encontram-se em fase de resolução, mas continuam a ser acompanhados de perto:
Em Sirarelhos, concelho de Vila Real;
Em Tábua e Pereiro (Tabuaço);
E em Tapada do Loureiro, no distrito de Portalegre.
O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) mantém-se no nível máximo de prontidão (nível 4) desde 11 de agosto, e encontram-se ativos vários planos distritais e municipais de emergência nas regiões mais afetadas.
A ANEPC relembra que, perante o estado de alerta em vigor, está proibido:
O acesso e circulação em espaços florestais;
A realização de queimadas e queimas;
O uso de maquinaria em zonas rurais e florestais;
A utilização de fogo de artifício ou pirotecnia.
As autoridades apelam à população para que cumpra todas as restrições e colabore com os meios no terreno, reportando qualquer situação suspeita ou reacendimentos.
O Sporting de Braga qualificou-se para o play-off de acesso à fase de grupos da Liga Europa, ao vencer o Cluj por 2-0, na segunda mão da terceira pré-eliminatória.
Às 05h30 desta manhã, mais de 3.300 operacionais e 1.100 meios terrestres estavam mobilizados no combate aos sete principais incêndios rurais em curso no continente português. Arganil e Sátão são, neste momento, os concelhos que concentram o maior número de meios no terreno, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O Santa Clara garantiu a presença no play-off de acesso à fase de grupos da Liga Conferência, ao empatar 0-0 frente ao Larne, em Ponta Delgada.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho lançou um quarto concurso para a concessão do serviço público de transportes intermunicipais, mas o processo não ficará concluído até às eleições autárquicas de outubro. A confirmação foi dada pelo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, após reunião extraordinária do executivo municipal.
O sábado, 16 de agosto, marca um dos dias mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia, em Viana do Castelo, com uma programação repleta de tradição, cor, música e celebração, do raiar do dia até ao amanhecer.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) deteve, entre 1 de janeiro e 13 de agosto de 2025, 42 pessoas em flagrante delito pelo crime de incêndio florestal. O número já ultrapassa o total de detenções efetuadas durante todo o ano de 2024, que foi de 36.
O novo serviço público de transporte municipal de Viana do Castelo arranca no próximo dia 23 de setembro. A garantia foi dada pelo presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, no final da reunião extraordinária do executivo que aprovou o regulamento da operação.