Logo
Nacional

Mais de 3.300 operacionais combatem sete grandes incêndios no país

16 Agosto, 2025 | 9:55
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

Às 05h30 desta manhã, mais de 3.300 operacionais e 1.100 meios terrestres estavam mobilizados no combate aos sete principais incêndios rurais em curso no continente português. Arganil e Sátão são, neste momento, os concelhos que concentram o maior número de meios no terreno, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

O fogo que deflagrou na zona do Piódão, concelho de Arganil, na quarta-feira, em consequência de uma trovoada seca, é o que mobiliza mais recursos, com 979 operacionais e 332 veículos empenhados no combate às chamas.

Segue-se o incêndio em Vila Boa, no concelho de Sátão, distrito de Viseu, também iniciado na quarta-feira, que envolve 946 operacionais e 309 meios terrestres.

Outros fogos de grande dimensão continuam a lavrar em vários pontos do país:

  • Frexes, em Trancoso, com 445 operacionais e 147 meios;

  • Candal, na Lousã, com 320 operacionais e 105 veículos;

  • Poiares, em Freixo de Espada à Cinta, com 287 operacionais;

  • Pêra do Moço, na Guarda, com 253 operacionais;

  • E em Aldeia de Sabugal, no Sabugal, com 131 operacionais.

Três incêndios encontram-se em fase de resolução, mas continuam a ser acompanhados de perto:

  • Em Sirarelhos, concelho de Vila Real;

  • Em Tábua e Pereiro (Tabuaço);

  • E em Tapada do Loureiro, no distrito de Portalegre.

O Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Rurais (DECIR) mantém-se no nível máximo de prontidão (nível 4) desde 11 de agosto, e encontram-se ativos vários planos distritais e municipais de emergência nas regiões mais afetadas.

A ANEPC relembra que, perante o estado de alerta em vigor, está proibido:

  • O acesso e circulação em espaços florestais;

  • A realização de queimadas e queimas;

  • O uso de maquinaria em zonas rurais e florestais;

  • A utilização de fogo de artifício ou pirotecnia.

As autoridades apelam à população para que cumpra todas as restrições e colabore com os meios no terreno, reportando qualquer situação suspeita ou reacendimentos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Desporto 5 Novembro, 2025

Benfica perde frente ao Bayer Leverkusen e continua sem pontuar na Liga dos Campeões

O Benfica somou esta terça-feira a quarta derrota consecutiva na presente edição da Liga dos Campeões, ao perder por 1-0 frente ao Bayer Leverkusen, no Estádio da Luz.

Regional 5 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo arranca com novo ano letivo das Aulas de Português para Migrantes

A Câmara Municipal de Viana do Castelo deu início a mais um ano letivo das Aulas de Português para Migrantes, uma iniciativa que volta a promover a integração linguística e cultural de cidadãos estrangeiros residentes no concelho.

Desporto 5 Novembro, 2025

Âncora Praia Futebol Clube já exibe novo relvado sintético

O Campo de Jogos do Âncora Praia Futebol Clube (APFC) está a ganhar uma nova vida. As obras de requalificação e instalação do relvado sintético encontram-se na fase final, representando um investimento de cerca de meio milhão de euros suportado pela Câmara Municipal de Caminha.

Regional 5 Novembro, 2025

O teatro chega aos cafés do Alto Minho

Nos dias 8 e 9 de novembro, o projeto “O Teatro vai ao Café” apresenta a peça “Ouve-me como se te tocasse” em três espaços do concelho de Melgaço: Café Raianos (Messegães), Restaurante Saint Tropez (Trute) e Café Cristina (Tangil). A entrada é livre.

Internacional 5 Novembro, 2025

Viana do Castelo apresenta projeto Viana STARTS em Barcelona

A Câmara Municipal de Viana do Castelo apresentou esta quarta-feira, 5 de novembro, o projeto Viana STARTS no Smart City Expo World Congress 2025, em Barcelona, o maior evento internacional dedicado ao futuro das cidades.

Regional 5 Novembro, 2025

Voluntários juntam-se para plantar mais de mil árvores na Serra Amarela

Mais de uma centena de voluntários vai reunir-se no sábado para plantar cerca de 1.500 árvores na Serra Amarela, em Ponte da Barca, uma das zonas mais afetadas pelo incêndio que em julho destruiu quase 5.800 hectares do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG).

Regional 5 Novembro, 2025

Rádio Cultural de Cerveira temporariamente fora do ar

A Rádio Cultural de Cerveira (RCC) encontra-se temporariamente fora do ar na frequência 93.6 FM devido a problemas técnicos provocados pela trovoada que tem atingido a região nas ultimas horas.