Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, enquanto os conteúdos disponibilizados ‘online’, incluindo transmissões em direto, chegaram a 1,5 milhões pessoas em todo o mundo.
De acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, entre os dias 14 e 22, a cidade recebeu 1.052.266 visitantes.
“O levantamento aéreo realizado concluiu que o dia de maior afluência de visitantes (438.000) registou-se no domingo, 18 de agosto, em que se realizou a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile ‘Vamos para a Romaria’ e a tradicional ‘Serenata’ de fogo-de-artifício”, refere uma nota da VianaFestas.
Segundo a entidade que organiza as festas, “durante o mês de agosto, os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão ‘online’ dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e, de mais de 324 mil utilizadores do Instagram, segundo os dados das respetivas plataformas”.
No Facebook, “só o conteúdo vídeo da Serenata, sessão de fogo-de-artifício, registou um alcance de 229.700 utilizadores e gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes”.
Já no Instagram, “o conteúdo vídeo dedicado ao Desfile da Mordomia teve um alcance de 111 mil pessoas e 172 mil reproduções, além de 473 partilhas”.
“Apenas a cobertura fotográfica disponibilizada nos canais da Romaria nas redes sociais da inauguração da iluminação da cidade, que antecede o início da festa, teve um alcance de 199.700 pessoas, enquanto o álbum fotográfico sobre as varandas da Ribeira de Viana do Castelo, preparadas para o dia da padroeira, chegou a 158 mil pessoas”, adianta a nota.
“Assim, só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas”, sustenta a VianaFestas.
“Fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e, em França, através dos conteúdos ‘online’”, destaca a VianaFestas.
Segundo a entidade organizadora da romaria, “pelo segundo ano, a solução informática ‘Romaria n’Algibeira’, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12.121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto”.
Este ano, a Romaria d’Agonia voltou a festejar-se durante nove dias, formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa maior afluência de pessoas a Viana do Castelo.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.
O Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto reagiu esta segunda-feira ao apelo público feito por Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Afife, Viana do Castelo, que pediu ajuda nas redes sociais à procura de alternativas de tratamento, afirmando que, em Portugal, “já não há saída”.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo concluiu as obras de substituição do pavimento na Rua da Aldeia de Baixo e na Rua do Radivau, em São Romão de Neiva, numa intervenção que representou um investimento de 45 mil euros.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) alcançou a sua melhor classificação de sempre no UI GreenMetric World University Rankings, subindo ao 156.º lugar entre 1.745 instituições de ensino superior de 105 países. A nível nacional, o IPVC mantém-se no pódio e volta a conquistar o 3.º lugar, reforçando a posição de referência no panorama da sustentabilidade em Portugal.
Viana do Castelo registou na madrugada e à noite da passada sexta-feira a detenção de dois condutores por condução sob efeito de álcool, anunciou o Comando Distrital da PSP.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promoveu, pela primeira vez, o Curso de Suporte Básico de Vida com Desfibrilhação Automática Externa (SBV-DAE), numa iniciativa conjunta da Companhia de Bombeiros Sapadores e da Unidade Orgânica de Promoção da Saúde.