Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, enquanto os conteúdos disponibilizados ‘online’, incluindo transmissões em direto, chegaram a 1,5 milhões pessoas em todo o mundo.
De acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, entre os dias 14 e 22, a cidade recebeu 1.052.266 visitantes.
“O levantamento aéreo realizado concluiu que o dia de maior afluência de visitantes (438.000) registou-se no domingo, 18 de agosto, em que se realizou a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile ‘Vamos para a Romaria’ e a tradicional ‘Serenata’ de fogo-de-artifício”, refere uma nota da VianaFestas.
Segundo a entidade que organiza as festas, “durante o mês de agosto, os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão ‘online’ dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e, de mais de 324 mil utilizadores do Instagram, segundo os dados das respetivas plataformas”.
No Facebook, “só o conteúdo vídeo da Serenata, sessão de fogo-de-artifício, registou um alcance de 229.700 utilizadores e gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes”.
Já no Instagram, “o conteúdo vídeo dedicado ao Desfile da Mordomia teve um alcance de 111 mil pessoas e 172 mil reproduções, além de 473 partilhas”.
“Apenas a cobertura fotográfica disponibilizada nos canais da Romaria nas redes sociais da inauguração da iluminação da cidade, que antecede o início da festa, teve um alcance de 199.700 pessoas, enquanto o álbum fotográfico sobre as varandas da Ribeira de Viana do Castelo, preparadas para o dia da padroeira, chegou a 158 mil pessoas”, adianta a nota.
“Assim, só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas”, sustenta a VianaFestas.
“Fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e, em França, através dos conteúdos ‘online’”, destaca a VianaFestas.
Segundo a entidade organizadora da romaria, “pelo segundo ano, a solução informática ‘Romaria n’Algibeira’, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12.121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto”.
Este ano, a Romaria d’Agonia voltou a festejar-se durante nove dias, formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa maior afluência de pessoas a Viana do Castelo.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.