Mais de um milhão de pessoas viveram, este ano, a Romaria d’Agonia, em Viana do Castelo, enquanto os conteúdos disponibilizados ‘online’, incluindo transmissões em direto, chegaram a 1,5 milhões pessoas em todo o mundo.
De acordo com a contagem de visitantes realizada para a Câmara Municipal de Viana do Castelo pela empresa especializada Digignozit, entre os dias 14 e 22, a cidade recebeu 1.052.266 visitantes.
“O levantamento aéreo realizado concluiu que o dia de maior afluência de visitantes (438.000) registou-se no domingo, 18 de agosto, em que se realizou a Procissão Solene de Nossa Senhora d’Agonia, o desfile ‘Vamos para a Romaria’ e a tradicional ‘Serenata’ de fogo-de-artifício”, refere uma nota da VianaFestas.
Segundo a entidade que organiza as festas, “durante o mês de agosto, os conteúdos dedicados à festa, incluindo a transmissão ‘online’ dos principais momentos através das contas oficiais nas redes sociais, tiveram um alcance de praticamente 940 mil utilizadores do Facebook e, de mais de 324 mil utilizadores do Instagram, segundo os dados das respetivas plataformas”.
No Facebook, “só o conteúdo vídeo da Serenata, sessão de fogo-de-artifício, registou um alcance de 229.700 utilizadores e gerou mais de 4,8 mil reações e 1,7 mil partilhas, tendo sido reproduzido 274 mil vezes”.
Já no Instagram, “o conteúdo vídeo dedicado ao Desfile da Mordomia teve um alcance de 111 mil pessoas e 172 mil reproduções, além de 473 partilhas”.
“Apenas a cobertura fotográfica disponibilizada nos canais da Romaria nas redes sociais da inauguração da iluminação da cidade, que antecede o início da festa, teve um alcance de 199.700 pessoas, enquanto o álbum fotográfico sobre as varandas da Ribeira de Viana do Castelo, preparadas para o dia da padroeira, chegou a 158 mil pessoas”, adianta a nota.
“Assim, só o alcance através das contas oficiais da Romaria nas redes sociais e na página oficial da festa, com os conteúdos próprios da festa de 2024, chegou a praticamente milhão e meio de pessoas”, sustenta a VianaFestas.
“Fora de Portugal, a Romaria d’Agonia continua a manter um forte interesse no Brasil e, em França, através dos conteúdos ‘online’”, destaca a VianaFestas.
Segundo a entidade organizadora da romaria, “pelo segundo ano, a solução informática ‘Romaria n’Algibeira’, disponibilizada pelos serviços técnicos da Câmara Municipal de Viana do Castelo, para divulgar em tempo real constrangimentos de trânsito na cidade, lugares de estacionamento, transportes e outras informações úteis envolvendo a festa, foi utilizada 12.121 vezes em 15 dias, até 22 de agosto”.
Este ano, a Romaria d’Agonia voltou a festejar-se durante nove dias, formato testado em 2023 e que resultou, segundo a organização, numa maior afluência de pessoas a Viana do Castelo.
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.