Cerca de 218 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, em antecipação às eleições presidenciais de 18 de janeiro, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).
De acordo com os números, até à meia-noite de quinta-feira registaram-se 218.481 eleitores nesta modalidade. Os distritos com maior número de inscritos são Lisboa (67.168), Porto (35.016), Setúbal (18.276), Braga (11.882), Aveiro (11.368) e Coimbra (11.003).
As inscrições para o voto antecipado em mobilidade decorreram entre domingo e quinta-feira e foram exclusivas para eleitores recenseados em Portugal. Para se inscrever, os eleitores comunicaram a sua intenção através da internet, no site www.votoantecipado.pt, ou por via postal, indicando o local onde pretendem exercer o direito de voto.
O voto em mobilidade realiza-se uma semana antes das eleições, num local escolhido pelo eleitor em qualquer município do continente ou das Regiões Autónomas. No dia da votação, o eleitor deve identificar-se e indicar a freguesia onde está recenseado. Quem não conseguir votar antecipadamente poderá exercer o seu direito no dia da eleição, na assembleia ou secção de recenseamento.
A primeira vez em que houve mesas de voto antecipado em todos os concelhos do país foi nas presidenciais de janeiro de 2021, durante a pandemia de covid-19, com 246.922 eleitores inscritos nessa altura.
Os doentes internados e os reclusos já exerceram o seu direito de voto entre os dias 5 e 8 de janeiro, num total de 684 doentes e 2.762 reclusos inscritos para voto antecipado.
Para estas eleições, estão recenseados cerca de 11 milhões de eleitores residentes em Portugal e no estrangeiro. Concorrerão 11 candidatos, incluindo Gouveia e Melo, Luís Marques Mendes (PSD/CDS), António Filipe (PCP), Catarina Martins (BE), António José Seguro (PS), o pintor Humberto Correia, o sindicalista André Pestana, Jorge Pinto (Livre), Cotrim Figueiredo (Iniciativa Liberal), André Ventura (Chega) e o músico Manuel João Vieira.
O vencedor sucederá a Marcelo Rebelo de Sousa, cujo mandato termina em março. Caso nenhum candidato obtenha maioria absoluta, haverá uma segunda volta a 8 de fevereiro, apenas com os dois candidatos mais votados.
O novo bloco de partos do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, cuja abertura estava prevista para dezembro, vai começar a funcionar dentro de cerca de 90 dias, anunciou a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O grupo parlamentar do PS apresentou na Assembleia da República um projeto de lei que visa a elevação da freguesia de Vila de Punhe, no concelho de Viana do Castelo, à categoria de vila.
O Pavilhão José Natário prepara-se para receber esta sábado, às 21h30, um dos encontros mais aguardados da ronda de 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. A Juventude Viana defronta o Sporting Clube de Tomar, num duelo que promete grande intensidade e forte apoio das bancadas.
O Santa Luzia FC regressa ao Pavilhão José Natário este sábado, 10 de janeiro, para defrontar o Futsal Feijó, em encontro da 13.ª jornada da Liga Feminina Placard de Futsal. O apito inicial está marcado para as 18h00, com transmissão em direto no Canal 11.
Decorreu esta sexta-feira, no Museu do Traje, o sorteio do concurso “Viana é Natal”, uma iniciativa promovida pela Associação Empresarial de Viana do Castelo (AEVC), em colaboração com a Câmara Municipal de Viana do Castelo, com o objetivo de dinamizar o comércio local durante a quadra natalícia.
Viana do Castelo esteve representada, esta sexta-feira, na Reunião de Alto Nível entre as Cidades pelo Clima e a Comissão Europeia, que decorreu em Guimarães, numa iniciativa que juntou autarcas e decisores políticos de várias cidades portuguesas empenhadas na transição para a neutralidade climática.
Cerca de 218 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente em mobilidade este domingo, em antecipação às eleições presidenciais de 18 de janeiro, segundo dados provisórios da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (SGMAI).