Logo
Nacional

Mais de 100 médicos de hospitais do Norte apresentaram escusa a mais horas extra

15 Setembro, 2023 | 11:42
Partilhar
Viana TV
3 min. leitura

Mais de 100 médicos de quatro hospitais do Norte apresentaram pedidos de escusa à realização de mais horas extraordinárias, colocando em causa a elaboração de escalas do serviço de urgência, revelou hoje a Federação Nacional dos Médicos (Fnam).

Em causa estão a Unidade de Saúde Local do Alto Minho (ULSAM), que integra o hospital de Viana do Castelo, o Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), com os hospitais de Vila Real, Lamego e Chaves, o hospital de Bragança e o Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV), em Santa Maria da Feira, num total de cerca de 110 médicos a apresentar dispensa do trabalho suplementar a partir das 150 horas anuais legalmente previstas, disse à Lusa a presidente da Fnam, Joana Bordalo e Sá.

A dirigente sindical disse que apresentaram escusa às horas extraordinárias “a esmagadora maioria dos médicos de Cirurgia Geral e Medicina Interna de Viana do Castelo, 22 em 36 médicos de Medicina interna do Centro Hospitalar de Trás-os-Montes e Alto Douro (CHTMAD), a esmagadora maioria dos médicos de Cirurgia Geral e Medicina Interna do hospital de Bragança e 18 médicos de Medicina Interna do CHEDV”.

Joana Bordalo e Sá explicou que estas decisões são o resultado de “uma iniciativa espontânea de médicos do hospital de Viana do Castelo, sindicalizados ou não, que acolheram a iniciativa lançada em maio pela Fnam de disponibilizar minutas de dispensa de trabalho suplementar, devido ao impasse nas negociações entre os sindicatos e o ministério da Saúde”.

No início de setembro, aquele grupo de profissionais tinha reunido mais de mil assinaturas de médicos a avisar o ministro da Saúde da indisponibilidade de fazerem mais horas extra a partir de 12 de setembro.

Na “Carta Aberta ao ministério da Saúde”, a que a Lusa teve acesso, o movimento de médicos informa que os profissionais “têm cumpridas as 150 horas de trabalho suplementar obrigatórias à data de 11 de setembro”, pelo que, “na ausência de entendimento” entre o ministério e os sindicatos, a 12 de setembro de 2023 vão fazer “valer a declaração de indisponibilidade para a prestação de trabalho suplementar acima das 150 horas anuais”.

“Entendemos a complexidade e importância do Serviço Nacional de Saúde e reconhecemos os esforços para manter o seu funcionamento adequado. No entanto, as condições de trabalho atuais têm impactado negativamente a saúde mental, física e a qualidade de vida de todos os profissionais de saúde. Estamos unidos na busca da melhoria de condições na nossa profissão, que resultarão em benefícios não só para o Serviço Nacional de Saúde, como para toda a nossa população”, referem os médicos na missiva enviada ao ministério a 01 de setembro.

O número de profissionais a recusar mais horas extra pode, por isso, ser superior ao apontado pela Fnam, mas Joana Bordalo e Sá explica que estes são os dados da estrutura sindical, referentes aos hospitais do Norte por onde passou a caravana que nas próximas semanas se desloca para o Centro e o Sul do país.

As duas principais organizações sindicais que representam os médicos indicaram na quinta-feira que as medidas anunciadas pelo Governo não resolvem os principais problemas e poderão mesmo afastar mais profissionais do Serviço Nacional de Saúde.

O Governo aprovou na quinta-feira o diploma do novo modelo das Unidades de Saúde Familiar (USF) e criou as condições para alargar aos hospitais o mesmo modelo, assente na dedicação plena dos profissionais, com equipas multiprofissionais auto-organizadas.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 23 Junho, 2026

Creche de Deocriste abre portas e reforça rede de apoio à infância no concelho

A nova creche de Deocriste entrou esta terça-feira em funcionamento, recebendo os primeiros utentes numa infraestrutura criada através da reconversão da antiga Escola Básica e Jardim de Infância da freguesia. O equipamento dispõe de capacidade para 42 crianças e representa um investimento de 1,587 milhões de euros.

Internacional 23 Junho, 2026

Viana do Castelo volta a reunir adeptos na Fan Zone para apoiar Portugal no Mundial 2026

O Anfiteatro do Jardim da Marina, em Viana do Castelo, volta a receber esta terça-feira, 23 de junho, mais uma sessão da Fan Zone do Mundial 2026, iniciativa que convida os adeptos a acompanhar os jogos da Seleção Nacional num ambiente de convívio, animação e apoio à equipa das quinas.

Regional 23 Junho, 2026

Câmara de Viana do Castelo assina novo acordo coletivo e reforça direitos dos trabalhadores municipais

A Câmara Municipal de Viana do Castelo assinou um novo Acordo Coletivo de Empregador Público (ACEP) com as estruturas sindicais representativas dos trabalhadores da autarquia, numa atualização que introduz melhorias nas condições laborais e reforça direitos dos funcionários municipais.

Regional 23 Junho, 2026

Valença lidera processo para criar nova Sub-Região dos Vinhos Verdes no Alto Minho

O Município de Valença está a liderar um processo que poderá resultar na criação de uma nova sub-região da Região Demarcada dos Vinhos Verdes, abrangendo os concelhos de Valença, Caminha, Paredes de Coura e Vila Nova de Cerveira. A iniciativa ganhou novo impulso após a realização da terceira edição dos Vinhos do Atlântico – Festa da Ribeira Minho, que decorreu nos dias 5 e 6 de junho.

Nacional 23 Junho, 2026

GNR reforça vigilância em todo o país face ao agravamento do risco de incêndio

A Guarda Nacional Republicana (GNR) anunciou o reforço do dispositivo de vigilância e prevenção de incêndios rurais em todo o território continental, na sequência das previsões meteorológicas que apontam para uma subida acentuada das temperaturas, vento forte e baixos níveis de humidade nos próximos dias.

Desporto 23 Junho, 2026

Club Lote 5 transmite esta tarde Portugal x Uzbequistão

O Club Lote 5 vai receber, esta terça-feira, uma iniciativa dedicada aos adeptos de futebol, com a transmissão do encontro entre Portugal e Uzbequistão, a contar para o Mundial.

Política 23 Junho, 2026

Carlota Borges eleita presidente da Concelhia do PS de Viana do Castelo

Carlota Borges foi eleita presidente da Concelhia de Viana do Castelo do Partido Socialista, na sequência das eleições internas do partido, que definiram os novos órgãos concelhios, secções e estrutura das Mulheres Socialistas para o próximo mandato de dois anos.