A PSP recebeu desde 2019 mais de 10.000 denúncias relacionadas com a defesa dos animais, como situações de abandono ou de maus tratos, segundo um balanço divulgado pela corporação.
Entre 2019 e 2022 o número anual de denúncias veio aumentando, chegando a 2.924 no ano passado. No primeiro trimestre deste ano foram registadas 651 denúncias.
Segundo o balanço, entre as 10.250 denúncias as mais comuns relacionam-se com cães a ladrar em varandas, pátios e outros locais idênticos sujos e com mau cheiro, animais presos sem água e/ou comida, passeio de cães sem trela, agressividade dos animais e animais agredidos de forma violenta como forma de educar.
Desde 2019 (excetuando 2020/2021, devido à pandemia de covid-19) os números indicam uma “acentuada descida nos crimes de maus tratos e abandono de animais de companhia”, diz a polícia, acrescentando que ainda assim os dados “estão muito longe daquele que é o objetivo da PSP e do Programa Defesa Animal”.
Os números sobre o bem-estar animal foram divulgados a propósito do 8.º aniversário do Programa Defesa Animal.
A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.
Vila Nova de Cerveira prepara uma Passagem de Ano 2025-2026 marcada pelo glamour dos Anos 20, com dois palcos, banda ao vivo e quatro DJ’s de renome. A iniciativa da Câmara Municipal aposta numa programação diversificada, dirigida a diferentes públicos, com animação garantida até de manhã.
Viana do Castelo foi palco do I Encontro Nacional de InVolei, evento pioneiro de desporto adaptado que reuniu mais de 60 participantes no Centro Cultural da cidade, com delegações da APPACDM de Viana do Castelo e da APPACDM da Trofa.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) registou, este sábado, o parto número 1500 deste ano, um marco que reflete o aumento da procura pelos serviços de saúde materna na região.
A Associação Cultural, Recreativa e Desportiva de Miranda (ACRDM) promoveu recentemente a iniciativa solidária “Uma Receita de Amor”, envolvendo as crianças da freguesia de Miranda, no concelho de Arcos de Valdevez, na criação de postais de Natal e pequenos mimos para os idosos da comunidade local.
A Operação de Natal da PSP e da GNR registou 15 vítimas mortais e 1.444 feridos, dos quais 89 em estado grave, na sequência de 4.847 acidentes de viação ocorridos entre 18 e 26 de dezembro, segundo dados divulgados pelas autoridades.
O Centro Social de Santa Marta viveu, ao longo da última semana, momentos de grande significado humano e comunitário, num ambiente pautado pelo verdadeiro espírito natalício, pela solidariedade e pela emoção.