A época balnear deste ano, que arrancou oficialmente no domingo, passa a ter mais 10 praias vigiadas, num total de 605, adiantou o Governo, que apela à população para que cumpra as orientações de segurança.
De acordo com o Ministério do Ambiente e Energia, foram oficialmente reconhecidas 740 praias, das quais 605 têm vigilância por nadadores-salvadores – mais 10 praias vigiadas do que no ano passado.
Em 2025, Portugal conta com 673 águas balneares identificadas, mais nove do que em 2024, sendo áreas que podem corresponder a mais do que uma praia.
As nove águas balneares criadas este ano são: Monte Velho/Porto das Carretas (Santiago do Cacém), Cornicovo (Penacova), Valongo-Breda (Mortágua), Rodanho e Foz do Lima (Viana do Castelo), Boiçô, Marmeleiro (Sertã), Montalvo/Tesos (Ponte de Sor) e Olhos de Água do Alviela (Alcanena).
“O modo como estamos a gerir as nossas praias é uma afirmação de responsabilidade pública e de compromisso com a saúde, a proteção e a inclusão. É também uma prova de que é possível fazer melhor, de 2024 para 2025, quando existe coordenação entre instituições e um foco claro no bem comum”, apontou a ministra do Ambiente e Energia, Maria da Graça Carvalho, citada em comunicado.
O Ministério do Ambiente e Energia lembrou que a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) realiza cerca de 10 mil análises por ano, garantindo uma monitorização contínua da segurança para os banhistas, vincando que a qualidade da água mantém-se elevada.
“Em 2024, 82,6% das águas balneares foram classificadas como “excelente”, com os Açores a liderarem com 95,5%, seguidos do Algarve e Alentejo”, realçou.
A tutela destacou ainda o aumento de candidaturas – 254 – que o programa “Praia Acessível, Praia para Todos!” registou este ano, mais 10 do que em 2024.
“O objetivo é claro: garantir que mais pessoas com mobilidade condicionada possam usufruir do litoral e das águas interiores com autonomia e dignidade. Em causa estão melhorarias das condições de acessibilidade pedonal, rampas, passadeiras, casas de banho adaptadas e equipamentos como cadeiras anfíbias”, ressaltou.
O ministério recordou também que Portugal mantém a sua posição de destaque internacional, com 404 praias galardoadas com Bandeira Azul, sendo o 6.º país entre 51 a nível mundial no âmbito deste programa de excelência ambiental.
Das 404 praias, 354 são praias costeiras ou de transição e 50 são praias interiores — um aumento face às 398 de 2024.
A tutela disse ainda que a nova plataforma digital InfoÁgua, sob a responsabilidade da APA, oferece informação atualizada e acessível sobre qualidade da água, acessibilidade e vigilância, substituindo e melhorando a anterior aplicação InfoPraia.
“O Governo reforça o apelo à população para que privilegie praias vigiadas e identificadas, cumpra as orientações de segurança e consulte regularmente a informação oficial”, acrescentou.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.