Devido às condições climatéricas adversas, a maioria das atividades previstas no "Vila Praia em Flor", em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vão ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio. Porém, algumas iniciativas vão manter-se ao longo do dia de hoje.
“Teremos, pois, de esperar mais alguns dias para desfrutar em pleno do Vila Praia em Flor, altura em que o coração de Vila Praia de Âncora se transforma num grande jardim”, explica o Município de Caminha em nota.
No entanto, a autarquia adianta que a partir de quinta-feira, “se for possível em termos meteorológicos”, começam a ser enfeitadas as ruas, nomeadamente a Avenida Ramos Pereira, a Praça da República e as artérias próximas.
De referir que, a partir de hoje e até 12 de maio decorre a exposição das maias “Contra o Mau Olhado”, na Praça da República. Entretanto, este sábado, 4 de maio, mantém-se o 4º Encontro de Bombos 2024 “Todos ao Bombo”. No domingo, tem lugar a 1ª Rota da Primavera.
O Mercado da Flor funcionará nos dias 1 e 5 de maio (Dia da Mãe) e entre 10 e 12 de maio. No dia 9 e até 12 de maio realiza-se também a exposição “O Circo”.
A partir de hoje, 30 de abril, o Vila Praia em Flor propõe no coração de Vila Praia de Âncora mercados, exposições, música, dança, animação infantil, ateliers, entre outras atividades.
Com organização da Câmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e do Grupo de Amigos das Maias, o “Vila Praia em Flor 2024” prepara-se para viver mais um “programa intenso e variado, com propostas para todas as idades, onde as flores são o denominador comum”, refere a nota da autarquia.
Como habitual, a Praça da República será o epicentro da festa onde sobressai a Capela de Nossa Senhora da Bonança. Mas os enfeites com flores não se circunscrevem à Praça, nem as múltiplas atividades. “O carrossel, por exemplo, um espaço lúdico para as crianças, gratuito, será instalado no Parque Dr. Luís Ramos Pereira, Vila Praia de Âncora, junto à praia, num cenário idílico em qualquer altura do ano”, continua.
Entre os pontos altos da programação está o desfile florido que acontece na próxima sexta-feira, 10 de maio, pelas 14h30, e que contará com a participação de IPSS’s, jardins de infância e escolas do ensino básico do concelho de Caminha.

A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.