Devido às condições climatéricas adversas, a maioria das atividades previstas no "Vila Praia em Flor", em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vão ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio. Porém, algumas iniciativas vão manter-se ao longo do dia de hoje.
“Teremos, pois, de esperar mais alguns dias para desfrutar em pleno do Vila Praia em Flor, altura em que o coração de Vila Praia de Âncora se transforma num grande jardim”, explica o Município de Caminha em nota.
No entanto, a autarquia adianta que a partir de quinta-feira, “se for possível em termos meteorológicos”, começam a ser enfeitadas as ruas, nomeadamente a Avenida Ramos Pereira, a Praça da República e as artérias próximas.
De referir que, a partir de hoje e até 12 de maio decorre a exposição das maias “Contra o Mau Olhado”, na Praça da República. Entretanto, este sábado, 4 de maio, mantém-se o 4º Encontro de Bombos 2024 “Todos ao Bombo”. No domingo, tem lugar a 1ª Rota da Primavera.
O Mercado da Flor funcionará nos dias 1 e 5 de maio (Dia da Mãe) e entre 10 e 12 de maio. No dia 9 e até 12 de maio realiza-se também a exposição “O Circo”.
A partir de hoje, 30 de abril, o Vila Praia em Flor propõe no coração de Vila Praia de Âncora mercados, exposições, música, dança, animação infantil, ateliers, entre outras atividades.
Com organização da Câmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e do Grupo de Amigos das Maias, o “Vila Praia em Flor 2024” prepara-se para viver mais um “programa intenso e variado, com propostas para todas as idades, onde as flores são o denominador comum”, refere a nota da autarquia.
Como habitual, a Praça da República será o epicentro da festa onde sobressai a Capela de Nossa Senhora da Bonança. Mas os enfeites com flores não se circunscrevem à Praça, nem as múltiplas atividades. “O carrossel, por exemplo, um espaço lúdico para as crianças, gratuito, será instalado no Parque Dr. Luís Ramos Pereira, Vila Praia de Âncora, junto à praia, num cenário idílico em qualquer altura do ano”, continua.
Entre os pontos altos da programação está o desfile florido que acontece na próxima sexta-feira, 10 de maio, pelas 14h30, e que contará com a participação de IPSS’s, jardins de infância e escolas do ensino básico do concelho de Caminha.

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, lançou um alerta sério sobre o aumento “galopante e insustentável” dos custos de depósito de resíduos, defendendo que a situação já ultrapassa a capacidade de resposta dos municípios e exige uma intervenção urgente do Governo.
Viana do Castelo foi palco da 4ª edição do RE.VER, evento dedicado à fotografia contemporânea, realizado na Sala Experimental do Teatro Sá de Miranda. Organizado pela Oficina de Fotografia e coordenado por João Gigante da AO NORTE, o encontro reuniu fotógrafos, artistas e público em torno de debates, exposições e projeções que exploram a imagem como forma de arte e comunicação.
Valença voltou a brilhar no panorama empresarial nacional. Dez empresas do concelho foram distinguidas com o Estatuto PME Excelência 2024, um dos mais importantes reconhecimentos atribuídos ao tecido empresarial português.
Uma operação da Polícia Judiciária, conduzida pela Diretoria do Norte, resultou na detenção de sete suspeitos e na constituição de 45 arguidos, no âmbito de uma investigação sobre associação criminosa, branqueamento de capitais, fraude fiscal e falsificação de documentos.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.