Devido às condições climatéricas adversas, a maioria das atividades previstas no "Vila Praia em Flor", em Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vão ocorrer entre os dias 10 e 12 de maio. Porém, algumas iniciativas vão manter-se ao longo do dia de hoje.
“Teremos, pois, de esperar mais alguns dias para desfrutar em pleno do Vila Praia em Flor, altura em que o coração de Vila Praia de Âncora se transforma num grande jardim”, explica o Município de Caminha em nota.
No entanto, a autarquia adianta que a partir de quinta-feira, “se for possível em termos meteorológicos”, começam a ser enfeitadas as ruas, nomeadamente a Avenida Ramos Pereira, a Praça da República e as artérias próximas.
De referir que, a partir de hoje e até 12 de maio decorre a exposição das maias “Contra o Mau Olhado”, na Praça da República. Entretanto, este sábado, 4 de maio, mantém-se o 4º Encontro de Bombos 2024 “Todos ao Bombo”. No domingo, tem lugar a 1ª Rota da Primavera.
O Mercado da Flor funcionará nos dias 1 e 5 de maio (Dia da Mãe) e entre 10 e 12 de maio. No dia 9 e até 12 de maio realiza-se também a exposição “O Circo”.
A partir de hoje, 30 de abril, o Vila Praia em Flor propõe no coração de Vila Praia de Âncora mercados, exposições, música, dança, animação infantil, ateliers, entre outras atividades.
Com organização da Câmara Municipal de Caminha, da Junta de Freguesia de Vila Praia de Âncora e do Grupo de Amigos das Maias, o “Vila Praia em Flor 2024” prepara-se para viver mais um “programa intenso e variado, com propostas para todas as idades, onde as flores são o denominador comum”, refere a nota da autarquia.
Como habitual, a Praça da República será o epicentro da festa onde sobressai a Capela de Nossa Senhora da Bonança. Mas os enfeites com flores não se circunscrevem à Praça, nem as múltiplas atividades. “O carrossel, por exemplo, um espaço lúdico para as crianças, gratuito, será instalado no Parque Dr. Luís Ramos Pereira, Vila Praia de Âncora, junto à praia, num cenário idílico em qualquer altura do ano”, continua.
Entre os pontos altos da programação está o desfile florido que acontece na próxima sexta-feira, 10 de maio, pelas 14h30, e que contará com a participação de IPSS’s, jardins de infância e escolas do ensino básico do concelho de Caminha.

O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.