Logo
Desporto

Maior prova europeia de clubes de Hóquei em Patins de 4 a 7 de maio em Viana do Castelo

19 Abril, 2023 | 15:10
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

Viana do Castelo vai receber, entre os dias 4 e 7 de maio, a 58ª edição da WSE Champions League Men Final 8 em Hóquei em Patins, a maior prova europeia de clubes da modalidade. A prova rainha do calendário europeu vai colocar frente a frente as oito melhores equipas da prova deste ano.

Esta terça-feira, o Centro de Mar, instalado a bordo do navio Gil Eannes, acolheu a conferência de imprensa de apresentação da prova, num momento que contou com a presença do Vereador do Desporto, Ricardo Rego, e do Chairman da World Skate Europe Rink Hockey, Orlando Panza.

No momento, estiveram ainda presentes representantes dos clubes Barcelona, SL Benfica, FC Porto, UD Oliveirense, Óquei Clube de Barcelos, Sporting CP e AD Valongo, a quem se juntará o GSH Trissino. Na conferência de imprensa de apresentação da prova, o Vereador do Desporto assumiu que “é um privilégio acolher as equipas nesta Final 8”, já que, em Viana do Castelo, “o hóquei talvez seja a modalidade rainha no que diz respeito ao desporto de elite”.

“Entendemos que este é um evento de charneira e ao qual não podíamos dizer não. Talvez esta prova seja a mola impulsionadora para robustecer o hóquei em Viana do Castelo porque os nossos jovens terão oportunidade de estar com os seus ídolos
nacionais e até internacionais”, declarou Ricardo Rego. O vereador afirmou que, “para além de querermos dar um bom espetáculo”, esta é “uma oportunidade para os mais jovens verem o desporto ao mais alto nível”, esperando que, daqui a uns anos, também a Juventude de Viana possa marcar presença nesta Liga dos Campeões.

Já o Chairman da World Skate Europe Rink Hockey referiu que este torneio traz à capital do Alto Minho “seguramente as oito melhores equipas da Europa neste momento”, numa competição “de grande nível em termos de qualidade e organização”. Orlando Panza frisou mesmo que “esta competição vai marcar o patamar de qualidade competitivo e de organização para o futuro”.

Será às 18h00 de dia 4 de maio, no Pavilhão Municipal José Natário, que SL Benfica e FC Porto marcam o arranque desta fase final. Prato forte a abrir a competição, mas o FC Barcelona – OC Barcelos, que acontece às 21h00, não fica atrás.

No dia seguinte, 5 de maio, jogam-se outros dois grandes jogos dos quartos de final: o campeão europeu GSH Trissino defronta a UD Oliveirense às 18h00, e o Sporting CP discute o último lugar vago da meia-final com o AD Valongo. As meias-finais realizam-se no sábado, dia 6 de maio. Às 15h00, o vencedor do GSH Trissino – UD Oliveirense defronta a equipa apurada do Sporting CP – AD Valongo e, às 18h00, o vencedor do SL Benfica – FC Porto defronta o vencedor do FC Barcelona – OC Barcelos.

O novo campeão europeu ficará a ser conhecido no domingo, 7 de maio, numa partida que tem o seu início às 15h00.

Ao todo, 12 clubes já conquistaram o título europeu. Em Viana do Castelo, vai estar o atual Campeão Europeu Trissino, cinco antigos campeões (FC Barcelona, Sporting CP, SL Benfica, FC Porto e Óquei Clube de Barcelos), e duas equipas com naturais ambições de se juntarem a este leque (UD Oliveirense e AD Valongo). Esta é a 58.ª edição da WSE Champions League, ao todo já foram realizadas 1.872 partidas, marcados 16.046 golos e 102 equipas já participaram na competição, que teve início em 1965/66, com uma vitória da equipa espanhola do Voltregá.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Junho, 2024

Equipas do Politécnico de Viana do Castelo conquistam o pódio em Projetos de Inovação Pedagógica

O Politécnico de Viana do Castelo venceu o primeiro e o terceiro lugares pelos projetos inovadores e empreendedores, desenvolvidos por estudantes da Escola Superior Agrária e da Escola Superior de Ciências Empresariais, no âmbito do PIP – Projeto de Inovação Pedagógica, que junta o IPVC e o IPB.

Regional 14 Junho, 2024

CIM Alto Minho promove sessão de esclarecimento sobre apoios na área da inovação social

Decorreu em Viana do Castelo, uma sessão de esclarecimento dedicada ao Aviso NORTE2030-2024-8 "Parcerias para a Inovação Social", aberto no âmbito do Norte 2030 – Programa Operacional Regional do Norte 2021-2027, para apoiar projetos inovadores com impactos sociais positivos.

Regional 14 Junho, 2024

Projeto para demolir habitações em risco na costa de Esposende concluído até dezembro

O projeto de execução para demolição das construções em risco em Cedovém, em Esposende, cuja conclusão esteve prevista para final de 2023, vai avançar, após aval do novo Governo, prevendo-se a sua conclusão até dezembro, foi hoje revelado.

Regional 14 Junho, 2024

APA defende interesse público de linha de Alta Tensão contestada por autarcas do Alto Minho

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) revelou que invocou em tribunal o interesse público para impedir o adiamento do licenciamento e avanço da linha de alta tensão Ponte de Lima-Fontefria (Galiza), contestada por autarcas do Alto Minho.

Desporto 13 Junho, 2024

Pinto da Costa esteve a ver o hóquei ao lado do mecânico da Juventude Viana

Pinto da Costa, ex-presidente do FC Porto, esteve no Dragão Arena a assistir ao confronto contra o Sporting, para as meias-finais do Campeonato Placard de hóquei em patins. O histórico presidente dos dragões esteve sentado ao lado do mecânico e técnico de equipamentos da Juventude Viana.

Regional 13 Junho, 2024

Homem de 47 anos colhido mortalmente por comboio em Barcelos

Um homem de 47 anos foi hoje colhido mortalmente por um comboio junto a um viaduto na freguesia de Carreira, Barcelos.

Regional 13 Junho, 2024

Viana do Castelo aprova mais de 513 mil euros para apoio à atividade desportiva regular

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, em reunião ordinária de executivo, duas propostas para apoio à atividade desportiva regular que ascendem a um valor global de 513.320 euros para os clubes e associações desportivas do concelho.