Viana do Castelo vai receber, entre os dias 4 e 7 de maio, a 58ª edição da WSE Champions League Men Final 8 em Hóquei em Patins, a maior prova europeia de clubes da modalidade. A prova rainha do calendário europeu vai colocar frente a frente as oito melhores equipas da prova deste ano.
Esta terça-feira, o Centro de Mar, instalado a bordo do navio Gil Eannes, acolheu a conferência de imprensa de apresentação da prova, num momento que contou com a presença do Vereador do Desporto, Ricardo Rego, e do Chairman da World Skate Europe Rink Hockey, Orlando Panza.

No momento, estiveram ainda presentes representantes dos clubes Barcelona, SL Benfica, FC Porto, UD Oliveirense, Óquei Clube de Barcelos, Sporting CP e AD Valongo, a quem se juntará o GSH Trissino. Na conferência de imprensa de apresentação da prova, o Vereador do Desporto assumiu que “é um privilégio acolher as equipas nesta Final 8”, já que, em Viana do Castelo, “o hóquei talvez seja a modalidade rainha no que diz respeito ao desporto de elite”.
“Entendemos que este é um evento de charneira e ao qual não podíamos dizer não. Talvez esta prova seja a mola impulsionadora para robustecer o hóquei em Viana do Castelo porque os nossos jovens terão oportunidade de estar com os seus ídolos
nacionais e até internacionais”, declarou Ricardo Rego. O vereador afirmou que, “para além de querermos dar um bom espetáculo”, esta é “uma oportunidade para os mais jovens verem o desporto ao mais alto nível”, esperando que, daqui a uns anos, também a Juventude de Viana possa marcar presença nesta Liga dos Campeões.
Já o Chairman da World Skate Europe Rink Hockey referiu que este torneio traz à capital do Alto Minho “seguramente as oito melhores equipas da Europa neste momento”, numa competição “de grande nível em termos de qualidade e organização”. Orlando Panza frisou mesmo que “esta competição vai marcar o patamar de qualidade competitivo e de organização para o futuro”.

Será às 18h00 de dia 4 de maio, no Pavilhão Municipal José Natário, que SL Benfica e FC Porto marcam o arranque desta fase final. Prato forte a abrir a competição, mas o FC Barcelona – OC Barcelos, que acontece às 21h00, não fica atrás.
No dia seguinte, 5 de maio, jogam-se outros dois grandes jogos dos quartos de final: o campeão europeu GSH Trissino defronta a UD Oliveirense às 18h00, e o Sporting CP discute o último lugar vago da meia-final com o AD Valongo. As meias-finais realizam-se no sábado, dia 6 de maio. Às 15h00, o vencedor do GSH Trissino – UD Oliveirense defronta a equipa apurada do Sporting CP – AD Valongo e, às 18h00, o vencedor do SL Benfica – FC Porto defronta o vencedor do FC Barcelona – OC Barcelos.
O novo campeão europeu ficará a ser conhecido no domingo, 7 de maio, numa partida que tem o seu início às 15h00.

Ao todo, 12 clubes já conquistaram o título europeu. Em Viana do Castelo, vai estar o atual Campeão Europeu Trissino, cinco antigos campeões (FC Barcelona, Sporting CP, SL Benfica, FC Porto e Óquei Clube de Barcelos), e duas equipas com naturais ambições de se juntarem a este leque (UD Oliveirense e AD Valongo). Esta é a 58.ª edição da WSE Champions League, ao todo já foram realizadas 1.872 partidas, marcados 16.046 golos e 102 equipas já participaram na competição, que teve início em 1965/66, com uma vitória da equipa espanhola do Voltregá.
A Eurocidade Tui-Valença apresenta o Calendário 2026, uma iniciativa solidária que pretende envolver as comunidades de ambos os municípios no apoio às famílias mais necessitadas. Esta ação reforça o compromisso da Eurocidade com a cooperação transfronteiriça e com a promoção de valores de entreajuda e responsabilidade social.
A banda Bela Trama, natural de Viana do Castelo, protagonizou um momento singular ao atuar em pleno deserto do Saara, nas imponentes dunas de Erg Chebbi, em Merzouga (Marrocos).
Ponte da Barca inaugurou a exposição de Velas de Natal, que pode ser visitada nos Paços do Concelho até ao início de janeiro de 2026. A iniciativa resulta de um desafio lançado pelo Município à comunidade e reúne trabalhos de escolas, IPSS, APPACDM e população em geral.
Viana do Castelo encerra este sábado, 13 de novembro, o título de Capital da Cultura do Eixo Atlântico com uma cerimónia especial no Teatro Municipal Sá de Miranda, marcada para as 21h00.
A Igreja de São Domingos, em Viana do Castelo, será palco, no próximo dia 6 de janeiro de 2026, da tradicional “Adoração dos Reis Magos”, um dos momentos mais emblemáticos das celebrações natalícias no concelho. O evento está marcado para as 21h30 e promete voltar a encher o templo de público.
A Liga Feminina Placard está de volta este sábado, 13 de dezembro, após a longa paragem motivada pela realização do Mundial de Futsal Feminino. O Pavilhão Municipal José Natário volta a ganhar vida às 18h00, com um dos jogos mais aguardados da jornada: o vice-campeão Santa Luzia recebe o atual campeão nacional Nun’Álvares.
O Teatro Municipal Sá de Miranda recebe, nos próximos dias 26 e 27 de dezembro, o espetáculo “Baião d’Oxigénio”, com início marcado para as 21h00. João Baião promete levar ao palco uma mistura de música, humor e emoção, numa produção pensada para toda a família.