Viana do Castelo vai receber, entre os dias 4 e 7 de maio, a 58ª edição da WSE Champions League Men Final 8 em Hóquei em Patins, a maior prova europeia de clubes da modalidade. A prova rainha do calendário europeu vai colocar frente a frente as oito melhores equipas da prova deste ano.
Esta terça-feira, o Centro de Mar, instalado a bordo do navio Gil Eannes, acolheu a conferência de imprensa de apresentação da prova, num momento que contou com a presença do Vereador do Desporto, Ricardo Rego, e do Chairman da World Skate Europe Rink Hockey, Orlando Panza.

No momento, estiveram ainda presentes representantes dos clubes Barcelona, SL Benfica, FC Porto, UD Oliveirense, Óquei Clube de Barcelos, Sporting CP e AD Valongo, a quem se juntará o GSH Trissino. Na conferência de imprensa de apresentação da prova, o Vereador do Desporto assumiu que “é um privilégio acolher as equipas nesta Final 8”, já que, em Viana do Castelo, “o hóquei talvez seja a modalidade rainha no que diz respeito ao desporto de elite”.
“Entendemos que este é um evento de charneira e ao qual não podíamos dizer não. Talvez esta prova seja a mola impulsionadora para robustecer o hóquei em Viana do Castelo porque os nossos jovens terão oportunidade de estar com os seus ídolos
nacionais e até internacionais”, declarou Ricardo Rego. O vereador afirmou que, “para além de querermos dar um bom espetáculo”, esta é “uma oportunidade para os mais jovens verem o desporto ao mais alto nível”, esperando que, daqui a uns anos, também a Juventude de Viana possa marcar presença nesta Liga dos Campeões.
Já o Chairman da World Skate Europe Rink Hockey referiu que este torneio traz à capital do Alto Minho “seguramente as oito melhores equipas da Europa neste momento”, numa competição “de grande nível em termos de qualidade e organização”. Orlando Panza frisou mesmo que “esta competição vai marcar o patamar de qualidade competitivo e de organização para o futuro”.

Será às 18h00 de dia 4 de maio, no Pavilhão Municipal José Natário, que SL Benfica e FC Porto marcam o arranque desta fase final. Prato forte a abrir a competição, mas o FC Barcelona – OC Barcelos, que acontece às 21h00, não fica atrás.
No dia seguinte, 5 de maio, jogam-se outros dois grandes jogos dos quartos de final: o campeão europeu GSH Trissino defronta a UD Oliveirense às 18h00, e o Sporting CP discute o último lugar vago da meia-final com o AD Valongo. As meias-finais realizam-se no sábado, dia 6 de maio. Às 15h00, o vencedor do GSH Trissino – UD Oliveirense defronta a equipa apurada do Sporting CP – AD Valongo e, às 18h00, o vencedor do SL Benfica – FC Porto defronta o vencedor do FC Barcelona – OC Barcelos.
O novo campeão europeu ficará a ser conhecido no domingo, 7 de maio, numa partida que tem o seu início às 15h00.

Ao todo, 12 clubes já conquistaram o título europeu. Em Viana do Castelo, vai estar o atual Campeão Europeu Trissino, cinco antigos campeões (FC Barcelona, Sporting CP, SL Benfica, FC Porto e Óquei Clube de Barcelos), e duas equipas com naturais ambições de se juntarem a este leque (UD Oliveirense e AD Valongo). Esta é a 58.ª edição da WSE Champions League, ao todo já foram realizadas 1.872 partidas, marcados 16.046 golos e 102 equipas já participaram na competição, que teve início em 1965/66, com uma vitória da equipa espanhola do Voltregá.
Ângela Pereira, jovem de 23 anos natural de Viana do Castelo, faleceu na manhã desta quinta-feira, Dia de Natal, no Instituto Português de Oncologia (IPO) do Porto. A sua história tinha comovido milhares de pessoas nos últimos dias, após um apelo urgente por apoio médico partilhado nas redes sociais.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.