O ministro da Administração Interna destacou "o reforço e rejuvenescimento" da Polícia de Segurança Pública com 568 novos agentes que terminaram o curso e avançou que "dentro de dias" será aberto um outro recrutamento.
José Luís Carneiro participou na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas, na cerimónia de encerramento do curso de 568 novos agentes e de 221 chefes da PSP.
“No ano passado entraram cerca de 900 novos polícias agora são mais polícias. Dentro de dias vamos abrir novos procedimentos com autorização que já temos do Ministério das Finanças para garantir o rejuvenescimento e continuar a trabalhar com a Direção Nacional para permitir e proporcionar que tornem esta missão de serviço público atrativa para as novas gerações”, disse aos jornalistas o ministro no final da cerimónia.

O governante sublinhou que este reforço vai continuar no futuro, uma vez que o rejuvenescimento na PSP permite que se possa autorizar a passagem à pré-aposentação dos polícias com mais de 36 anos de serviço ou 56 anos de idade.
José Luís Carneiro frisou que “este é um rejuvenescimento permanente” e que o Governo tem previsto “de forma plurianual” avançar com estes “recrutamentos regulares” nas forças de segurança, dando conta que na GNR vão agora também concluir o curso 220 militares, num total de 1.000 este ano, depois de 1.500 em 2022.
Segundo a PSP, o curso de formação de agentes que hoje terminou começou em 19 de dezembro de 2022, tendo concorrido cerca de 3.900 pessoas e terminado 568 alunos, com idades entre os 18 e os 34 anos.
A PSP precisa que estes alunos ingressam hoje na carreira de agentes da PSP, iniciando um período experimental com a duração de um ano.
O concurso para estes novos polícias foi anunciado em maio do ano passado com 1.020 vagas, o curso teve início em dezembro com 648 alunos e terminou hoje com 568 novos agentes.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo entregou as primeiras 17 escrituras relativas a habitações situadas no Lugar da Costeira, em Alvarães, dando início ao processo de legalização de uma Área Urbana de Génese Ilegal (AUGI) com mais de 50 anos.
O Município de Silves distinguiu o atleta do Clube de Atletismo Olímpico Vianense (CAOV), Ussumani Djumo, na cerimónia "Estrelas do Desporto, da Serra ao Mar". A homenagem reconhece o percurso exemplar do jovem luso-guineense e a sua representação digna da Guiné-Bissau nos Campeonatos Mundiais de Atletismo em Tóquio 2025.
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve um homem de 30 anos suspeito de provocar um incêndio numa habitação na freguesia de Vila Meã, em Vila Nova de Cerveira, no contexto de violência doméstica.
A GNR de Viana do Castelo realizou, entre 1 e 7 de dezembro, operações de prevenção criminal e fiscalização rodoviária, que resultaram em 17 detenções, incluindo 13 por condução sob efeito de álcool e uma por tráfico de droga.
O Benfica reforçou esta quarta-feira a sua candidatura ao play-off de acesso aos oitavos de final da Liga dos Campeões, ao bater na Luz o campeão italiano Nápoles por claros 2-0, somando a segunda vitória consecutiva na fase de liga.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.