O ministro da Administração Interna destacou "o reforço e rejuvenescimento" da Polícia de Segurança Pública com 568 novos agentes que terminaram o curso e avançou que "dentro de dias" será aberto um outro recrutamento.
José Luís Carneiro participou na Escola Prática de Polícia (EPP), em Torres Novas, na cerimónia de encerramento do curso de 568 novos agentes e de 221 chefes da PSP.
“No ano passado entraram cerca de 900 novos polícias agora são mais polícias. Dentro de dias vamos abrir novos procedimentos com autorização que já temos do Ministério das Finanças para garantir o rejuvenescimento e continuar a trabalhar com a Direção Nacional para permitir e proporcionar que tornem esta missão de serviço público atrativa para as novas gerações”, disse aos jornalistas o ministro no final da cerimónia.
O governante sublinhou que este reforço vai continuar no futuro, uma vez que o rejuvenescimento na PSP permite que se possa autorizar a passagem à pré-aposentação dos polícias com mais de 36 anos de serviço ou 56 anos de idade.
José Luís Carneiro frisou que “este é um rejuvenescimento permanente” e que o Governo tem previsto “de forma plurianual” avançar com estes “recrutamentos regulares” nas forças de segurança, dando conta que na GNR vão agora também concluir o curso 220 militares, num total de 1.000 este ano, depois de 1.500 em 2022.
Segundo a PSP, o curso de formação de agentes que hoje terminou começou em 19 de dezembro de 2022, tendo concorrido cerca de 3.900 pessoas e terminado 568 alunos, com idades entre os 18 e os 34 anos.
A PSP precisa que estes alunos ingressam hoje na carreira de agentes da PSP, iniciando um período experimental com a duração de um ano.
O concurso para estes novos polícias foi anunciado em maio do ano passado com 1.020 vagas, o curso teve início em dezembro com 648 alunos e terminou hoje com 568 novos agentes.
Viana do Castelo volta a ser palco de uma das mais emblemáticas competições de pré-temporada no hóquei em patins nacional. Nos dias 19 e 20 de setembro, o Pavilhão José Natário acolhe o Torneio Zé Natário – Cidade de Viana do Castelo, uma iniciativa que, além da vertente desportiva, presta homenagem a um dos fundadores da Associação Juventude de Viana, José Natário.
Nesta quarta-feira, 18 de setembro, assinalam-se cinco anos desde o falecimento de D. Anacleto Oliveira, que serviu como 4.º Bispo da Diocese de Viana do Castelo entre 2010 e 2020. Para marcar esta data, será celebrada uma Missa de sufrágio pelas 18:00 horas, na Sé Catedral de Viana do Castelo.
Viana do Castelo vai contar, a partir da próxima terça-feira, 23 de setembro, com um novo sistema de transportes urbanos. Designado TuViana, o serviço representa uma reestruturação profunda da mobilidade no concelho, com o alargamento da rede, introdução de novas linhas e reforço da cobertura em áreas urbanas e escolares.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) está a levar a cabo, até 22 de setembro, uma operação nacional de fiscalização e sensibilização rodoviária direcionada para os comportamentos de risco associados à condução agressiva, com especial enfoque nos utilizadores de veículos de duas rodas a motor, como motociclos e ciclomotores.
O Núcleo de Estudos de Hospitalização Domiciliária da SPMI promove, nos dias 19 e 20 de setembro a 5.ª edição do Congresso Nacional de Hospitalização Domiciliária. Para além do congresso em si, este ano de 2025 fica ainda marcado pelos dez anos desde a admissão do primeiro doente em regime de Hospitalização Domiciliária em Portugal.
O atleta português Isaac Nader sagrou-se, esta quarta-feira, campeão do mundo nos 1.500 metros, ao vencer a final da disciplina nos Mundiais de Atletismo, que decorrem em Tóquio, no Japão. Nader, de 26 anos, conquistou a primeira medalha para Portugal na competição, e logo a de ouro, com um final de prova impressionante.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, a nova Carta Educativa que irá orientar a política educativa do concelho na próxima década. O documento pretende responder às atuais dinâmicas demográficas e sociais, incluindo o aumento do número de alunos devido à imigração e à chegada de novos residentes.