Denominada "Cascata dos Sonhos", a iniciativa, que decorre até 13 de janeiro, está a surpreender tudo e todos. De coração transbordante, Carlos Vieites, autarca da freguesia de Lara, no concelho de Monção, diz: "Nunca pensei que viesse tanta gente. Este fim de semana, tivemos filas com mais de 300 metros. Estamos pasmados e felizes com a afluência de milhares de portugueses e espanhóis à nossa terra".
Preenchido com magia, fascínio e deslumbre, os Passadiços da Cascata do Fojo, com uma extensão aproximada de 500 metros, encontram-se embelezados e iluminados com as mais cintilantes luzes de Natal, criando uma atmosfera própria da mais bela e ternurenta época do ano.
As figuras que se encontram ao longo do percurso (moleiro, pescador…) foram pintadas por crianças de 6 a 12 anos e por um aluno do ensino especial, de 17 anos, no âmbito das Oficinas Criativas da PAC (Plataforma de Arte e Cultura), serviço educativo do Município de Monção.
Com entrada gratuita, as luzes ligam-se às 18h00, permanecendo até às 24h00, contudo, ainda dia, já as estradas da freguesia de Lara estão repletas de automóveis e o Lugar do Forno cheio de gente, aguardando a abertura da iluminação deste lugar mágico e encantador.
À chegada, os visitantes têm a oportunidade de deliciar-se com os sabores da terra, nos vários expositores presentes. Será o ponto de partida para um percurso deslumbrante, onde é possível apreciar o presépio, no Moinho do Cruzeiro, ver e ouvir o serpentear das águas cristalinas e admirar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do milho.
Os Passadiços da Cascata do Fojo abriram ao público no dia 13 de janeiro de 2022. Batizados pela imprensa como “joia da coroa monçanense” ou “passerelle em direção ao Éden”, não demorou muito até “aparecer” nas embalagens do creme para barrar da marca “Nutella”.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.
No âmbito das comemorações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, foi inaugurado nos Paços do Concelho de Ponte da Barca um mural comunitário que reúne peças artísticas criadas por alunos das escolas locais e utentes de instituições do concelho.
O Centro Educativo das Lagoas recebeu os docentes das turmas selecionadas para a 11.ª edição do Festival de Jardins Escolinhas, que este ano tem como tema “Jardins de Sonho”.
Depois de cinco jogos sem vencer, o SC Vianense voltou este domingo de manhã aos triunfos, batendo os madeirenses do Ribeira Brava por 2-1, em jogo disputado no Estádio Dr. José de Matos, referente à 10.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
A Juventude Viana entrou da melhor forma na edição 2025/2026 da Taça de Portugal, ao vencer este sábado a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR) por 3-5, em Valado dos Frades, num encontro dos 32 avos de final marcado pelo equilíbrio, intensidade e pela eficácia vianense nos momentos-chave.
A VianaFestas vai abrir ao público, no dia 6 de dezembro, um dos ofícios mais emblemáticos da Romaria da Senhora d’Agonia. O workshop “Arte em Fio – Arte da Filigrana” inaugura o ciclo “Somos Todos Romaria” e convida 12 participantes a aprender, passo a passo, a técnica ancestral que atravessa séculos de tradição no Minho.