Denominada "Cascata dos Sonhos", a iniciativa, que decorre até 13 de janeiro, está a surpreender tudo e todos. De coração transbordante, Carlos Vieites, autarca da freguesia de Lara, no concelho de Monção, diz: "Nunca pensei que viesse tanta gente. Este fim de semana, tivemos filas com mais de 300 metros. Estamos pasmados e felizes com a afluência de milhares de portugueses e espanhóis à nossa terra".
Preenchido com magia, fascínio e deslumbre, os Passadiços da Cascata do Fojo, com uma extensão aproximada de 500 metros, encontram-se embelezados e iluminados com as mais cintilantes luzes de Natal, criando uma atmosfera própria da mais bela e ternurenta época do ano.
As figuras que se encontram ao longo do percurso (moleiro, pescador…) foram pintadas por crianças de 6 a 12 anos e por um aluno do ensino especial, de 17 anos, no âmbito das Oficinas Criativas da PAC (Plataforma de Arte e Cultura), serviço educativo do Município de Monção.
Com entrada gratuita, as luzes ligam-se às 18h00, permanecendo até às 24h00, contudo, ainda dia, já as estradas da freguesia de Lara estão repletas de automóveis e o Lugar do Forno cheio de gente, aguardando a abertura da iluminação deste lugar mágico e encantador.
À chegada, os visitantes têm a oportunidade de deliciar-se com os sabores da terra, nos vários expositores presentes. Será o ponto de partida para um percurso deslumbrante, onde é possível apreciar o presépio, no Moinho do Cruzeiro, ver e ouvir o serpentear das águas cristalinas e admirar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do milho.
Os Passadiços da Cascata do Fojo abriram ao público no dia 13 de janeiro de 2022. Batizados pela imprensa como “joia da coroa monçanense” ou “passerelle em direção ao Éden”, não demorou muito até “aparecer” nas embalagens do creme para barrar da marca “Nutella”.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.
A Assembleia Municipal de Monção aprovou, esta terça-feira, o Orçamento e Plano Plurianual de Investimentos para 2026, no valor de 46.580.885 euros, o maior da história do concelho. A proposta recebeu 39 votos a favor, 1 contra e 9 abstenções.
Valença acolhe hoje a segunda jornada das VI Jornadas de Organização e Gestão do Minho, na Escola Superior de Ciências Empresariais do Politécnico de Viana do Castelo (ESCE-IPVC). O evento reúne especialistas, académicos e profissionais para debater tendências da economia, do mercado de trabalho e da gestão de pessoas.
O Sporting saiu esta terça-feira da Baviera com uma derrota por 3-1 frente ao Bayern Munique, em jogo da sexta jornada da fase de liga da Liga dos Campeões, mas deixou uma imagem de coragem, organização e ambição diante de um dos colossos do futebol europeu.
Viana do Castelo já vive a magia do Natal! Desde esta sexta-feira, a capital do Alto Minho acolhe o tradicional Mercado de Natal, que se estende este ano por vários pontos do centro urbano, incluindo a Avenida dos Combatentes da Grande Guerra, o Passeio das Mordomas da Romaria e o Largo Maestro José Pedro.
Tui-Valença vai receber mais de 500 mil euros de fundos europeus para reforçar o seu programa conjunto de atividades culturais e desportivas. O financiamento integra o Programa de Cooperação Interreg VI-A Espanha–Portugal (POCTEP) 2021-2027 e reconhece a Eurocidade como um exemplo de integração transfronteiriça.