Denominada "Cascata dos Sonhos", a iniciativa, que decorre até 13 de janeiro, está a surpreender tudo e todos. De coração transbordante, Carlos Vieites, autarca da freguesia de Lara, no concelho de Monção, diz: "Nunca pensei que viesse tanta gente. Este fim de semana, tivemos filas com mais de 300 metros. Estamos pasmados e felizes com a afluência de milhares de portugueses e espanhóis à nossa terra".
Preenchido com magia, fascínio e deslumbre, os Passadiços da Cascata do Fojo, com uma extensão aproximada de 500 metros, encontram-se embelezados e iluminados com as mais cintilantes luzes de Natal, criando uma atmosfera própria da mais bela e ternurenta época do ano.
As figuras que se encontram ao longo do percurso (moleiro, pescador…) foram pintadas por crianças de 6 a 12 anos e por um aluno do ensino especial, de 17 anos, no âmbito das Oficinas Criativas da PAC (Plataforma de Arte e Cultura), serviço educativo do Município de Monção.
Com entrada gratuita, as luzes ligam-se às 18h00, permanecendo até às 24h00, contudo, ainda dia, já as estradas da freguesia de Lara estão repletas de automóveis e o Lugar do Forno cheio de gente, aguardando a abertura da iluminação deste lugar mágico e encantador.
À chegada, os visitantes têm a oportunidade de deliciar-se com os sabores da terra, nos vários expositores presentes. Será o ponto de partida para um percurso deslumbrante, onde é possível apreciar o presépio, no Moinho do Cruzeiro, ver e ouvir o serpentear das águas cristalinas e admirar alguns moinhos seculares que, em outros tempos, simbolizavam uma das vivências da comunidade local: a moagem do milho.
Os Passadiços da Cascata do Fojo abriram ao público no dia 13 de janeiro de 2022. Batizados pela imprensa como “joia da coroa monçanense” ou “passerelle em direção ao Éden”, não demorou muito até “aparecer” nas embalagens do creme para barrar da marca “Nutella”.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, declarou a solidariedade da União Europeia a Portugal, na sequência das fortes tempestades e inundações que têm devastado várias regiões do país.
Portugal continental vai começar a sentir na manhã de sábado os efeitos da depressão Marta, que vai trazer chuva intensa, vento forte, agitação marítima e neve nas zonas mais altas. O alerta é do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê condições adversas especialmente nas regiões do Sul e do Centro.