No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".
Uma conversa com o maestro Martim Sousa Tavares, promete ser uma reflexão enriquecedora sobre a importância do belo nas suas diversas formas e significados.
A obra de Martim Sousa Tavares, que explora a relação entre a beleza, as artes e a vida moderna, será o ponto de partida para o autor partilhar as suas perspetivas pessoais e profissionais, onde o público será convidado a embarcar numa viagem pelo universo das artes, onde a beleza é vista sob várias perspetivas.
Sinopse de “Falar Piano e Tocar Francês”
O livro “Falar Piano e Tocar Francês” pretende levar o leitor a uma reflexão profunda sobre a interação com a arte em suas múltiplas expressões. Com base na sua vasta experiência como artista e comunicador, Martim Sousa Tavares explora cenas marcantes de filmes de João César Monteiro, as subtilezas das partituras de Mahler e a sua fascinação por Veneza, cidade que visita anualmente. O autor defende que, embora a beleza não precise de um manual de instruções, a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo e a mediação podem expandir horizontes e significados. Este primeiro livro de Tavares, que reflete seus gostos pessoais e não busca consenso, convida o leitor a ver o mundo com novos olhos.
Nascido em Lisboa em 1991, Martim Sousa Tavares é formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, tendo estudado em Portugal, Itália e Estados Unidos. É o fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu. Atualmente, é maestro titular da Orquestra do Algarve e diretor artístico do Festival de Sintra. Tavares tem sido uma voz ativa na promoção da música clássica e na interseção das artes, atuando em diversos meios como televisão, rádio, podcasts, palestras e outros formatos.

O Município de Viana do Castelo reforçou o apoio a cidadãos em situação de carência económica através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, que permite o acesso a medicamentos comparticipados essenciais ao tratamento de doenças crónicas.
A Igreja da Misericórdia de Cardielos, em Viana do Castelo, recebe este sábado, dia 13 de dezembro, às 11h30, um concerto de Natal imperdível com a Banda de Gaitas de S. Tiago de Cardielos.
O Município de Vila Nova de Cerveira quer ver a antiga área mineira de Covas integrada no Roteiro das Minas e Pontos de Interesse Mineiro e Geológico de Portugal. A intenção foi assumida pelo presidente da Câmara, Rui Teixeira, durante uma visita técnica à empreitada de recuperação ambiental que decorre no local desde agosto.
A Biblioteca Municipal de Viana do Castelo volta a abrir as portas aos mais novos com a iniciativa “Sábados com Histórias”, que acontece todos os sábados de dezembro, às 10h30 e às 15h00.
Uma intervenção programada na infraestrutura da Águas do Norte vai provocar perturbações no abastecimento de água na freguesia da Meadela, em Viana do Castelo, na próxima segunda-feira, 15 de dezembro de 2025.
A aldeia de Freixieiro de Soutelo, no concelho de Viana do Castelo, acolhe esta época natalícia uma iniciativa singular: uma escultura do Menino Jesus feita em chocolate. Esta peça única resulta da colaboração entre o estucador local Tomé Lourenço Alves e o mestre chocolateiro António Gonçalves Pereira, antigo chef da histórica Confeitaria Império, no Porto.
A CP, Comboios de Portugal assinala este sábado, 13 de dezembro, os 100 anos da Locomotiva 0186 com uma cerimónia especial na Estação de São Bento, no Porto. O programa começa às 17h15 com uma visita à locomotiva e o descerrar de uma placa comemorativa, seguindo-se às 18h37 uma viagem até Ermesinde a bordo do Comboio Histórico a Vapor de Natal.