No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".
Uma conversa com o maestro Martim Sousa Tavares, promete ser uma reflexão enriquecedora sobre a importância do belo nas suas diversas formas e significados.
A obra de Martim Sousa Tavares, que explora a relação entre a beleza, as artes e a vida moderna, será o ponto de partida para o autor partilhar as suas perspetivas pessoais e profissionais, onde o público será convidado a embarcar numa viagem pelo universo das artes, onde a beleza é vista sob várias perspetivas.
Sinopse de “Falar Piano e Tocar Francês”
O livro “Falar Piano e Tocar Francês” pretende levar o leitor a uma reflexão profunda sobre a interação com a arte em suas múltiplas expressões. Com base na sua vasta experiência como artista e comunicador, Martim Sousa Tavares explora cenas marcantes de filmes de João César Monteiro, as subtilezas das partituras de Mahler e a sua fascinação por Veneza, cidade que visita anualmente. O autor defende que, embora a beleza não precise de um manual de instruções, a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo e a mediação podem expandir horizontes e significados. Este primeiro livro de Tavares, que reflete seus gostos pessoais e não busca consenso, convida o leitor a ver o mundo com novos olhos.
Nascido em Lisboa em 1991, Martim Sousa Tavares é formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, tendo estudado em Portugal, Itália e Estados Unidos. É o fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu. Atualmente, é maestro titular da Orquestra do Algarve e diretor artístico do Festival de Sintra. Tavares tem sido uma voz ativa na promoção da música clássica e na interseção das artes, atuando em diversos meios como televisão, rádio, podcasts, palestras e outros formatos.

A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.