No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".
Uma conversa com o maestro Martim Sousa Tavares, promete ser uma reflexão enriquecedora sobre a importância do belo nas suas diversas formas e significados.
A obra de Martim Sousa Tavares, que explora a relação entre a beleza, as artes e a vida moderna, será o ponto de partida para o autor partilhar as suas perspetivas pessoais e profissionais, onde o público será convidado a embarcar numa viagem pelo universo das artes, onde a beleza é vista sob várias perspetivas.
Sinopse de “Falar Piano e Tocar Francês”
O livro “Falar Piano e Tocar Francês” pretende levar o leitor a uma reflexão profunda sobre a interação com a arte em suas múltiplas expressões. Com base na sua vasta experiência como artista e comunicador, Martim Sousa Tavares explora cenas marcantes de filmes de João César Monteiro, as subtilezas das partituras de Mahler e a sua fascinação por Veneza, cidade que visita anualmente. O autor defende que, embora a beleza não precise de um manual de instruções, a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo e a mediação podem expandir horizontes e significados. Este primeiro livro de Tavares, que reflete seus gostos pessoais e não busca consenso, convida o leitor a ver o mundo com novos olhos.
Nascido em Lisboa em 1991, Martim Sousa Tavares é formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, tendo estudado em Portugal, Itália e Estados Unidos. É o fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu. Atualmente, é maestro titular da Orquestra do Algarve e diretor artístico do Festival de Sintra. Tavares tem sido uma voz ativa na promoção da música clássica e na interseção das artes, atuando em diversos meios como televisão, rádio, podcasts, palestras e outros formatos.

O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.