No próximo dia 3 de julho, às 21h30, o auditório municipal de Ponte da Barca será o cenário da apresentação do novo livro de Martim Sousa Tavares, intitulado "Falar Piano e Tocar Francês".
Uma conversa com o maestro Martim Sousa Tavares, promete ser uma reflexão enriquecedora sobre a importância do belo nas suas diversas formas e significados.
A obra de Martim Sousa Tavares, que explora a relação entre a beleza, as artes e a vida moderna, será o ponto de partida para o autor partilhar as suas perspetivas pessoais e profissionais, onde o público será convidado a embarcar numa viagem pelo universo das artes, onde a beleza é vista sob várias perspetivas.
Sinopse de “Falar Piano e Tocar Francês”
O livro “Falar Piano e Tocar Francês” pretende levar o leitor a uma reflexão profunda sobre a interação com a arte em suas múltiplas expressões. Com base na sua vasta experiência como artista e comunicador, Martim Sousa Tavares explora cenas marcantes de filmes de João César Monteiro, as subtilezas das partituras de Mahler e a sua fascinação por Veneza, cidade que visita anualmente. O autor defende que, embora a beleza não precise de um manual de instruções, a arte é uma forma de partilha onde o entusiasmo e a mediação podem expandir horizontes e significados. Este primeiro livro de Tavares, que reflete seus gostos pessoais e não busca consenso, convida o leitor a ver o mundo com novos olhos.
Nascido em Lisboa em 1991, Martim Sousa Tavares é formado em Ciências Musicais e Direção de Orquestra, tendo estudado em Portugal, Itália e Estados Unidos. É o fundador da Orquestra Sem Fronteiras, com a qual ganhou o Prémio Carlos Magno para a Juventude do Parlamento Europeu. Atualmente, é maestro titular da Orquestra do Algarve e diretor artístico do Festival de Sintra. Tavares tem sido uma voz ativa na promoção da música clássica e na interseção das artes, atuando em diversos meios como televisão, rádio, podcasts, palestras e outros formatos.

Com a chegada do inverno, os donos de cães enfrentam a questão: como manter os animais quentes, confortáveis e seguros?
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.