Logo
Nacional

Madeira, Açores e Lisboa registam a proporção “mais elevada” de casos de violência

19 Dezembro, 2023 | 17:23
Partilhar
Viana TV
2 min. leitura

Mais de dois quintos da população portuguesa já sofreu pelo menos uma situação de violência ao longo da vida. A informação foi divulgada esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).

O Inquérito à Segurança no Espaço Público e Privado (ISEPP) 2022, levado a cabo pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), concluiu que “mais de dois quintos das pessoas (44,8%) já viveram pelo menos uma situação de violência”.

Os primeiros resultados tinham sido publicados a 30 de outubro deste ano, tendo o INE tornado público, nesta terça-feira, um novo conjunto de conclusões.

No que toca ao número de pessoas que viveram pelo menos uma situação de violência na sua vida, o Alentejo é a região que teve “a proporção mais baixa” de casos, com 37,8%. Em sentido contrário, é nas regiões autónomas da Madeira (48,1%) e dos Açores (46,9%), bem como na Área Metropolitana de Lisboa (46,8%), que as proporções são “mais elevadas”.

“Considerando somente a violência exercida sobre as mulheres, Portugal pertence ao grupo de países da União Europeia que apresenta, de um modo geral, proporções mais baixas de violência”, referiu o INE, expondo que “as vítimas de violência por não parceiros/as foram quem mais relatou as suas experiências de violência (66,8%) e as vítimas de violência sexual na infância quem mais as silenciou (29,4%)”, sendo que “cerca de metade das vítimas em contexto de intimidade falaram com alguém ou alguma entidade sobre o que aconteceu”.

Por outro lado, “as consequências psicológicas e físicas em resultado da violência foram mais referidas pelas vítimas de violência em contexto de intimidade”, revelou o INE no texto sobre o estudo, onde concluiu que “mais de três quartos da população (75,8%) considera a violência exercida contra as mulheres por parte dos parceiros muito comum/comum” e “mais de dois quintos (42,0%) tem semelhante opinião sobre a violência contra os homens exercida pelas parceiras”.

“Os resultados do Inquérito sobre Segurança no Espaço Público e Privado revelam que mais de 1,4 milhões de pessoas dos 18 aos 74 anos sofreram violência na infância (18,6%), até aos 15 anos: mais de 1,3 milhões de pessoas (17,6%) com pai e mãe sofreram algum tipo de abuso psicológico ou físico por parte dos seus progenitores, e mais de 176 mil (2,3%) foram vítimas de abusos sexuais na infância, por parte de qualquer pessoa”, lê-se no texto publicado pelo INE no seu website oficial.

Na mesma missiva, foi revelado que, segundo este estudo, “uma em cada cinco pessoas já foi vítima de assédio persistente (stalking) (20,7%), proporção mais elevada nas mulheres (23,8%), na população mais jovem (27,6%) e na mais escolarizada (29,0%)”. Aliás, a “prevalência da violência” é mais alta “na população mais escolarizada (49,4%).

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 29 Dezembro, 2025

Praça da República recebe edição de Ano Novo do “Viana, Moscatel e Banana”

O tradicional “Viana, Moscatel e Banana” vai contar, este ano, com uma edição especial na véspera de Ano Novo, a 31 de dezembro, no centro histórico de Viana do Castelo.

Regional 29 Dezembro, 2025

Fevereiro de 2025 em Viana do Castelo marcado por desporto, cultura e projeção internacional

Viana do Castelo viveu um fevereiro intenso, com acontecimentos que reforçam a projeção da cidade, destacados na Viana TV ao longo do mês.

Desporto 29 Dezembro, 2025

Viana do Castelo recebe apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18

Viana do Castelo vai acolher, entre 6 e 10 de janeiro de 2026, a 1.ª Ronda de Apuramento para o Campeonato da Europa de Voleibol Sub-18 masculinos. O torneio realiza-se no Centro Cultural da cidade, sob a organização da Federação Portuguesa de Voleibol em parceria com o Município, e integra a Western European Volleyball Zonal Association (WEVZA).

Regional 29 Dezembro, 2025

PDM de Ponte de Lima entra em discussão pública a 5 de janeiro

A segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) de Ponte de Lima entra em discussão pública a partir de 5 de janeiro, por um período de 40 dias úteis, de acordo com aviso publicado em Diário da República.

Nacional 29 Dezembro, 2025

Todas as Escolas do Politécnico de Viana distinguidas com Bandeira Verde Eco Escolas 2025

As seis Escolas Superiores do Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) foram distinguidas com a Bandeira Verde Eco Escolas e Eco Campus 2025, o mais elevado reconhecimento atribuído pela Associação Bandeira Azul do Ambiente e Educação às instituições de ensino superior comprometidas com a sustentabilidade e a educação ambiental.

Regional 29 Dezembro, 2025

GNR recupera bens furtados de residência em Lanheses

O Comando Territorial de Viana do Castelo da Guarda Nacional Republicana (GNR), através do Posto Territorial de Lanheses e do Núcleo de Investigação Criminal (NIC) do Destacamento Territorial de Viana do Castelo, recuperou no passado dia 17 de dezembro diversos bens furtados de uma residência na localidade de Lanheses, no concelho de Viana do Castelo.

Regional 29 Dezembro, 2025

PSP detém jovem de 16 anos por tráfico de droga em Viana do Castelo

A PSP de Viana do Castelo deteve, na manhã de 16 de dezembro, um jovem de 16 anos por posse de droga e material associado ao tráfico, no âmbito de uma operação de prevenção criminal realizada na Rua Manuel Fiúza Júnior.