Logo
Nacional

Luta dos funcionários judiciais encerra tribunais de Viana do Castelo, Braga e Setúbal

8 Setembro, 2023 | 11:54
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) começou hoje greves distritais em Viana do Castelo, Braga e Setúbal.

A responsável falou à Viana TV, na porta do tribunal, encerrado, de que a greve por distritos ronda os 90%.

“Temos a convicção que esta jornada de luta poderá ser o ‘xeque-mate’. Vimos de uma pandemia, de lutas e de semanas com milhares, milhões de atos não praticados, milhares de diligências adiadas. Nesta altura, pouco mais é preciso demonstrar. Nós temos o caos na Justiça”, afirmou hoje, Alexandra Lopes do secretariado nacional do SFJ.

Relativamente à postura do sindicato Alexandra Lopes, afirmou de que não havia outra forma de resolver o problema, tendo em conta de que esperavam que “as férias judiciais fossem um período de reflexão por parte do Ministério da Justiça”.

“Reiniciamos uma jornada de luta dura. Já passaram nove meses e não tivéssemos ‘feedback’ nenhum por parte do Ministério da Justiça”, sublinhou.

A nova jornada de luta hoje iniciada vai prolongar-se até dezembro e as greves por distritos, depois de Viana do Castelo, Braga e Setúbal, decorrerão em Beja, Bragança, Aveiro, Évora, Castelo Branco, Portalegre e Açores entre a próxima terça-feira e dia 19 de setembro.

Além das greves por distritos, em Lisboa e no Porto, “por ser zonas geográficas mais extensas, a greve abrangerá também os núcleos judiciais”.

“O nosso objetivo é que haja alguns constrangimentos, para não dizer muitos constrangimentos. É a única forma que temos de dizer basta ao Ministério da Justiça”, frisou a representante do SFJ que tem cerca de seis mil associados.

Alexandra Lopes explicou que entre as principais reivindicações dos funcionários judiciais está na recuperação processual do vencimento, também com retroativos a janeiro de 2021 e pago em 14 meses.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Depressão Leonardo mantém país sob alerta para cheias e inundações até quinta-feira

A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) mantém o alerta para risco de inundações urbanas, cheias, derrocadas e acidentes em zonas costeiras, devido à passagem da depressão Leonardo por Portugal continental.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Luís Nobre: “Faremos tudo para que o cinema continue a existir em Viana do Castelo”

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, assegurou que fará “tudo ao seu alcance” para que o cinema continue a existir no concelho e no distrito, face ao encerramento das salas da Cineplace.

Cultura 3 Fevereiro, 2026

Tui e Valença celebram 14 anos de Eurocidade com concerto gratuito

O Teatro Municipal de Tui acolhe, no próximo sábado, dia 7 de fevereiro, às 19h00, o Concerto do 14.º Aniversário da Eurocidade Tui–Valença, um evento que celebra a união cultural e artística entre as duas cidades fronteiriças.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo lança passe único de 20 euros e amplia rede de transportes urbanos

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira o novo regulamento do transporte público urbano, que simplifica tarifas e lança um passe único de 20 euros por mês, válido para todas as linhas do TUViana.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Câmara de Viana do Castelo aprova tolerâncias de ponto para 2026

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, as tolerâncias de ponto para os trabalhadores municipais, incluindo os serviços municipalizados, ao longo do ano de 2026. A medida permite que os funcionários possam planear as férias em consonância com datas festivas, sem comprometer o funcionamento dos serviços essenciais.

Nacional 3 Fevereiro, 2026

Monção coloca em consulta pública regulamento de apoio aos bombeiros voluntários no pagamento do IMI

O projeto de regulamento municipal que prevê a atribuição de apoios aos Bombeiros Voluntários de Monção, incluindo comparticipação no pagamento do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), entrou esta terça-feira em consulta pública, após publicação em Diário da República.

Regional 3 Fevereiro, 2026

Executivo de Viana do Castelo aprova parecer favorável à elevação de Vila de Punhe a vila

O executivo da Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou, esta terça-feira, a emissão de um parecer favorável ao Projeto de Lei n.º 354/XVII, que propõe a elevação da povoação de Vila de Punhe à categoria de vila.