Logo
Nacional

Luta dos funcionários judiciais encerra tribunais de Viana do Castelo, Braga e Setúbal

8 Setembro, 2023 | 11:54
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Sindicato dos Funcionários Judiciais (SFJ) começou hoje greves distritais em Viana do Castelo, Braga e Setúbal.

A responsável falou à Viana TV, na porta do tribunal, encerrado, de que a greve por distritos ronda os 90%.

“Temos a convicção que esta jornada de luta poderá ser o ‘xeque-mate’. Vimos de uma pandemia, de lutas e de semanas com milhares, milhões de atos não praticados, milhares de diligências adiadas. Nesta altura, pouco mais é preciso demonstrar. Nós temos o caos na Justiça”, afirmou hoje, Alexandra Lopes do secretariado nacional do SFJ.

Relativamente à postura do sindicato Alexandra Lopes, afirmou de que não havia outra forma de resolver o problema, tendo em conta de que esperavam que “as férias judiciais fossem um período de reflexão por parte do Ministério da Justiça”.

“Reiniciamos uma jornada de luta dura. Já passaram nove meses e não tivéssemos ‘feedback’ nenhum por parte do Ministério da Justiça”, sublinhou.

A nova jornada de luta hoje iniciada vai prolongar-se até dezembro e as greves por distritos, depois de Viana do Castelo, Braga e Setúbal, decorrerão em Beja, Bragança, Aveiro, Évora, Castelo Branco, Portalegre e Açores entre a próxima terça-feira e dia 19 de setembro.

Além das greves por distritos, em Lisboa e no Porto, “por ser zonas geográficas mais extensas, a greve abrangerá também os núcleos judiciais”.

“O nosso objetivo é que haja alguns constrangimentos, para não dizer muitos constrangimentos. É a única forma que temos de dizer basta ao Ministério da Justiça”, frisou a representante do SFJ que tem cerca de seis mil associados.

Alexandra Lopes explicou que entre as principais reivindicações dos funcionários judiciais está na recuperação processual do vencimento, também com retroativos a janeiro de 2021 e pago em 14 meses.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Janeiro, 2026

IPVC estreia-se na plataforma NAU com curso online sobre Diabetes

O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.

Regional 28 Janeiro, 2026

Três jovens intercetados com droga em Ponte de Lima

No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.

Nacional 28 Janeiro, 2026

Viana do Castelo sob aviso vermelho devido à forte agitação marítima

O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Nacional 27 Janeiro, 2026

Mau tempo causa mais de 1.500 ocorrências em Portugal continental

Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).

Regional 27 Janeiro, 2026

Viana Ciclável nasce em Viana do Castelo para promover a mobilidade em bicicleta

Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.

Regional 27 Janeiro, 2026

Homem detido por condução sob o efeito do álcool em Viana do Castelo

Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.

Regional 27 Janeiro, 2026

Monção abre candidaturas para venda de lotes na Zona Empresarial de Messegães

A Câmara Municipal de Monção aprovou a abertura de candidaturas para a venda de nove lotes na Zona Empresarial de Messegães (ZEM). O processo tem início amanhã, 28 de janeiro, prolongando-se até 27 de fevereiro, conforme edital publicado no portal do município e afixado nos locais habituais.