Luísa Peres, velejadora do CVVC - Clube de Vela de Viana do Castelo, com estatuto de alto rendimento desportivo, vai representar Portugal na classe ILCA6, na semana olímpica francesa, de 20 a 27 de abril, com qualificação para os jogos olímpicos de Paris 2024.
No podcast “Ágora – Cultura e Desporto do Porto” Luísa admite nunca ter pensado chegar ao chegou e tinha apenas 4 anos quando numa brincadeira foi experimentar a modalidade porque “achava super giro”.
“Adoro estar no mar, é uma liberdade diferente dos ue estar a andar de bicicleta, a correr ou jogar ténis…é diferente, é mais natural.”
“Agora é como se fosse a minha profissão e as coisas mudam.” Aquilo que acreditara ser só um sonho, participar nos jogos olímpicos, passou a realidade.
Luísa de 20 anos, é bicampeã na classe ILCA 6 e já representou a bandeira nacional no campeonato do mundo de vela, na classe Snipe, em Miami de 2 de janeiro a dia 7 janeiro, domingo, em Miami.
O ator António Capelo regressa a Monção no próximo dia 4 de outubro, pelas 21h30, com o espetáculo “Ninguém”, um monólogo com texto e encenação de Zeferino Mota. A sessão terá lugar no Auditório do Cine Teatro João Verde.
A nova época desportiva está à porta e a Juventude Viana já disponibilizou aos seus adeptos o Cartão "Livre Trânsito 2025/26", que garante o acesso a todos os jogos realizados no pavilhão do clube, independentemente da competição.
Viana do Castelo volta a receber o festival “Viana Bate Forte” nos dias 12 e 13 de setembro, com concertos gratuitos em três praças emblemáticas da cidade: Praça da República, Praça da Liberdade e Praça da Erva. O cartaz da edição de 2025 junta artistas consagrados da música portuguesa a novos talentos, num total de 18 concertos distribuídos por dois dias.
A Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) vai investir até 1,53 milhões de euros, acrescidos de IVA, na modernização dos equipamentos dos cuidados de saúde primários, no âmbito de um projeto financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
Na sequência dos incêndios que em julho afetaram gravemente o concelho de Ponte da Barca, com fortes impactos na alimentação animal, a autarquia local avançou com uma primeira fase de apoio ao setor pecuário, adquirindo 100 rolos de feno já distribuídos pelas juntas de freguesia dos territórios afetados.
A tradicional Festa das Solhas está de volta na freguesia de Lanhelas, município de Caminha, com uma programação repleta de atividades para toda a comunidade. O evento acontecerá nos dias 5, 6 e 7 de setembro, celebrando a cultura local com música, dança, gastronomia típica e momentos de fé.
A contagem decrescente já começou para um dos momentos mais aguardados do Festival Viana Bate Forte: Carolina de Deus sobe ao palco no sábado, dia 13 de setembro, às 20h30, na Praça da Liberdade.