A Comissão Política da Concelhia de Viana do Castelo reuniu-se, esta segunda-feira, para deliberar sobre as eleições autárquicas de 2025, tendo formalizado, de forma unânime e com aclamação, a decisão de recandidatar Luís Nobre à presidência da Câmara Municipal de Viana do Castelo.
Luís Nobre, atual presidente da autarquia, que assumiu funções em 2021, “tem sido amplamente reconhecido pelo trabalho desenvolvido em áreas como a sustentabilidade, o desenvolvimento económico e a melhoria das condições de vida no concelho. A recandidatura reflete a confiança no percurso realizado até agora e no compromisso de dar continuidade ao projeto iniciado neste mandato”, enaltece a Comissão Política da Concelhia vianense do Partido Socialista.
Entre as prioridades apresentadas para o futuro, destaca-se a afirmação de Viana do Castelo como um território seguro e estável, com foco no investimento, na habitação e na educação, procurando assegurar respostas adequadas às necessidades dos vianenses. Outro eixo estratégico inclui o reforço das políticas de inclusão, tanto a nível intergeracional como intercultural, de forma a integrar plenamente a diversidade presente no concelho.

Adicionalmente, Luís Nobre destacou a importância de consolidar as infraestruturas e fortalecer o papel de Viana do Castelo como um território com projeção internacional, aproveitando o trabalho já desenvolvido e apostando na captação de novas oportunidades de crescimento e desenvolvimento.
Luís Nobre manifestou o agradecimento pela de confiança da Comissão Política e renovou o compromisso de continuar a servir os vianenses com dedicação e entusiasmo “Aceito esta responsabilidade com enorme sentido de dever e com a certeza de que juntos conseguiremos construir um futuro ainda mais promissor para Viana do Castelo”, afirmou.
A recandidatura reforça a unidade do partido em torno de Luís Nobre e evidencia as prioridades estratégicas para garantir o crescimento sustentável e inclusivo do concelho nos próximos anos.
As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).
A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.
A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.
O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.
Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.
O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.
Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.