Logo
Regional

Luís Nobre visitou freguesia de Alvarães

18 Outubro, 2022 | 17:20
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O Presidente da Câmara e o executivo municipal visitaram a freguesia de Alvarães e reuniram com a Junta de Freguesia para discutir o presente e preparar o futuro da vila. Em cima da mesa esteve a conclusão do projeto do novo Centro de Saúde de Alvarães, numa altura em que a freguesia está a ser servida por uma estrutura provisória que implicou um investimento do município de 120 mil euros/ano.

Foi ainda discutida a requalificação e melhoria das valências do Parque do Alvito, com a instalação de equipamentos de apoio à prática de futebol, skate, BTT, entre outros, enriquecendo assim esta importante área de lazer da freguesia.

O encontro serviu ainda para fazer uma avaliação da Estratégia Local de Habitação do Município de Viana do Castelo para a vila de Alvarães. Recorde-se que a Estratégia representa um investimento de 27 milhões de euros para atribuir 686 fogos, que deverão beneficiar um total de 2.500 pessoas. O plano prevê a reabilitação de 409 casas e a construção de 277 fogos no concelho e deverá ser implementado ao longo de seis anos.

Na reunião com o executivo local foi também discutida a renovação de equipamentos e veículos de manutenção na freguesia, a ampliação da rede de saneamento e de água e a intervenção em valências sociais, nomeadamente no Centro de Convívio. O encontro serviu ainda para projetar a requalificação da rede viária, principalmente em alguns arruamentos já identificados como prioritários.

Durante a visita foi ainda debatida a inclusão da Igreja Matriz de Alvarães no programa Valorizar o Património, que visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.

Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias. Este esforço financeiro da autarquia vai ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.

A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 1 Março, 2024

Feira de troca de sementes decorre no sábado em Paredes de Coura

A décima edição da feira de troca de sementes de Paredes de Coura decorre este sábado, 2 de março, na Casa do Conhecimento e na escola secundária para “consciencializar os mais jovens para a importância da preservação da biodiversidade, foi, esta quinta-feira, divulgado.

Nacional 1 Março, 2024

DGS confirma três novos casos de sarampo

Portugal confirmou, esta quinta-feira, três novos casos de sarampo, dois em Lisboa e Vale do Tejo e um na Madeira, elevando para 12 o total de casos registados desde 11 de janeiro, indicou a Direção-Geral da Saúde (DGS).

Nacional 1 Março, 2024

Viana do Castelo sob aviso amarelo devido à queda de neve este sábado

Viana do Castelo é um dos dez distritos de Portugal continental que vai estar sob aviso amarelo devido à queda de neve a partir das 12h00 de sábado. 

Desporto 1 Março, 2024

Sporting vence Benfica e adianta-se na meia-final da Taça de Portugal

O Sporting venceu, esta quinta-feira, o Benfica por 2-1, em jogo da primeira das meias-finais da Taça de Portugal em futebol, ficando em vantagem para marcar presença na final do Jamor.

Cultura 29 Fevereiro, 2024

“Música de Câmara” regressa em março a Viana do Castelo

O ciclo de concertos "Música de Câmara" está de regresso no dia 16 de março, pelas 21h00, desta vez, à Igreja da Sagrada Família, em Viana do Castelo. A entrada é gratuita. 

Regional 29 Fevereiro, 2024

Inscrições para a “Maior Mesa de Páscoa”, em Vila Praia de Âncora, já abriram

Vila Praia de Âncora, no concelho de Caminha, vai acolher mais uma edição da "Maior Mesa de Páscoa". A iniciativa acontece sempre no sábado de páscoa, 30 de março e já tem inscrições abertas para os interessados em participar. 

Desporto 29 Fevereiro, 2024

Roberto Martínez: “O jogador português é o melhor profissional que há no futebol europeu”

O selecionador Roberto Martínez defendeu, esta quinta-feira, que o "jogador português é o melhor profissional que há no futebol europeu", pelo que se sente sortudo por ter à disposição 82 jogadores convocáveis para a equipa das 'quinas'.