O Presidente da Câmara e o executivo municipal visitaram a freguesia de Alvarães e reuniram com a Junta de Freguesia para discutir o presente e preparar o futuro da vila. Em cima da mesa esteve a conclusão do projeto do novo Centro de Saúde de Alvarães, numa altura em que a freguesia está a ser servida por uma estrutura provisória que implicou um investimento do município de 120 mil euros/ano.
Foi ainda discutida a requalificação e melhoria das valências do Parque do Alvito, com a instalação de equipamentos de apoio à prática de futebol, skate, BTT, entre outros, enriquecendo assim esta importante área de lazer da freguesia.
O encontro serviu ainda para fazer uma avaliação da Estratégia Local de Habitação do Município de Viana do Castelo para a vila de Alvarães. Recorde-se que a Estratégia representa um investimento de 27 milhões de euros para atribuir 686 fogos, que deverão beneficiar um total de 2.500 pessoas. O plano prevê a reabilitação de 409 casas e a construção de 277 fogos no concelho e deverá ser implementado ao longo de seis anos.
Na reunião com o executivo local foi também discutida a renovação de equipamentos e veículos de manutenção na freguesia, a ampliação da rede de saneamento e de água e a intervenção em valências sociais, nomeadamente no Centro de Convívio. O encontro serviu ainda para projetar a requalificação da rede viária, principalmente em alguns arruamentos já identificados como prioritários.
Durante a visita foi ainda debatida a inclusão da Igreja Matriz de Alvarães no programa Valorizar o Património, que visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias. Este esforço financeiro da autarquia vai ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.
A cidade de Viana do Castelo voltou a encher-se de música, alegria e energia com o regresso do festival “Viana Bate Forte”, que arrancou, esta sexta-feira, com milhares de pessoas a encherem as ruas e praças do centro histórico.
A Seleção Nacional Feminina de Hóquei em Patins carimbou esta sexta-feira o passaporte para a final do Campeonato da Europa, ao vencer a congénere italiana por 4-3, numa partida emocionante disputada no Pavilhão Multiusos de Paredes.
O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, em Castelo do Neiva, um contrato de coesão territorial com os 29 candidatos socialistas e independentes que concorrem às freguesias e uniões de freguesia do concelho.
Monção vai receber, no próximo dia 18 de outubro, pelas 21h30, um espetáculo musical imperdível protagonizado pelo irreverente grupo “De Vacas”, no palco do Cine Teatro João Verde. A proposta promete uma noite cheia de humor, talento vocal e criatividade, num tributo muito original às grandes divas da música pop.
A Eurocidade Tui-Valença será palco, na próxima terça-feira, 16 de setembro, da ação de capacitação “Mobilidade Urbana Sustentável”, que decorrerá na Biblioteca Municipal de Valença, entre as 10h00 e as 12h30. A iniciativa insere-se na programação da Semana Europeia da Mobilidade 2025, este ano dedicada ao tema “Mobilidade para todos”, com o slogan “Combina e Move-te!”.
A Câmara Municipal de Paredes de Coura lançou, esta quinta-feira, um concurso público para a transformação das antigas oficinas municipais, no centro da vila, num novo espaço comunitário dedicado à cultura, formação e bem-estar. O valor base da empreitada é de 1,7 milhões de euros e o prazo de execução é de 270 dias.
Um homem de 70 anos foi detido, esta quinta-feira, pela Polícia de Segurança Pública (PSP) de Viana do Castelo por posse de arma proibida. A detenção ocorreu no âmbito de uma investigação relacionada com um caso de violência doméstica.