O Presidente da Câmara e o executivo municipal visitaram a freguesia de Alvarães e reuniram com a Junta de Freguesia para discutir o presente e preparar o futuro da vila. Em cima da mesa esteve a conclusão do projeto do novo Centro de Saúde de Alvarães, numa altura em que a freguesia está a ser servida por uma estrutura provisória que implicou um investimento do município de 120 mil euros/ano.
Foi ainda discutida a requalificação e melhoria das valências do Parque do Alvito, com a instalação de equipamentos de apoio à prática de futebol, skate, BTT, entre outros, enriquecendo assim esta importante área de lazer da freguesia.
O encontro serviu ainda para fazer uma avaliação da Estratégia Local de Habitação do Município de Viana do Castelo para a vila de Alvarães. Recorde-se que a Estratégia representa um investimento de 27 milhões de euros para atribuir 686 fogos, que deverão beneficiar um total de 2.500 pessoas. O plano prevê a reabilitação de 409 casas e a construção de 277 fogos no concelho e deverá ser implementado ao longo de seis anos.
Na reunião com o executivo local foi também discutida a renovação de equipamentos e veículos de manutenção na freguesia, a ampliação da rede de saneamento e de água e a intervenção em valências sociais, nomeadamente no Centro de Convívio. O encontro serviu ainda para projetar a requalificação da rede viária, principalmente em alguns arruamentos já identificados como prioritários.
Durante a visita foi ainda debatida a inclusão da Igreja Matriz de Alvarães no programa Valorizar o Património, que visa qualificar espaços de valor arquitetónico, histórico e artístico relevante para o território Municipal; dinamizar o potencial cultural destes espaços enquanto locais privilegiados de fruição cultural; e promover e valorizar os espaços referidos enquanto locais de visitação e atratividade turística.
Nas Grandes Opções do Plano de Atividades e Orçamento da Câmara Municipal de Viana do Castelo para o presente ano a rubrica Coesão do Território e Desenvolvimento das Freguesias conta com um orçamento de 8,13 milhões de euros. Esta verba representa 12,2% do orçamento global, para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias. Este esforço financeiro da autarquia vai ao encontro à política de aproximação, descentralização e coesão territorial promovida pelo Município.
A banda vianense Jarojupe realiza hoje, sexta-feira, 19 de dezembro, um concerto acústico nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, com início marcado para as 18h00, no âmbito da programação de animação de Natal promovida pelo município.
A Viana TV vai assinalar a quadra festiva com um programa especial de Natal, a transmitir em direto da Praça da República, em Viana do Castelo, esta sexta-feira, 19 de dezembro, entre as 16h00 e as 18h00.
O humorista vianense Hugo Soares vai apresentar o seu mais recente espetáculo de stand-up comedy, “em Honra de”, em várias freguesias do concelho de Viana do Castelo. A iniciativa conta já com 12 datas agendadas em 12 freguesias diferentes, sendo o primeiro espetáculo marcado para 3 de janeiro, no Centro Cultural de Outeiro.
A árbitra Filipa Cunha, filiada na Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC), foi promovida à Primeira Categoria de Arbitragem da UEFA, por decisão do Comité de Arbitragem do organismo europeu. A promoção entra em vigor a partir de 1 de janeiro de 2026.
A freguesia de Miranda, em Arcos de Valdevez, voltou a acolher, no primeiro fim de semana de dezembro, a tradicional matança do porco, organizada pela Associação Cultural, Recreativa e Desportiva local. A iniciativa, em vigor desde 2016, procura manter viva uma prática histórica da comunidade rural e reforçar os laços familiares e comunitários.
Portugal saiu vitorioso das negociações europeias sobre as quotas de pesca para 2026, garantindo resultados que trazem estabilidade e previsibilidade para os pescadores nacionais. O destaque vai para o bacalhau, com mais 800 toneladas asseguradas nos grandes bancos da Terra Nova, no Canadá.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou um aumento de 25% nos apoios financeiros destinados às Juntas de Freguesia do concelho.