O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado por técnicos municipais, realizou na passada quinta feira uma visita à escola sede do Agrupamento de Escolas da Abelheira. A visita serviu para avaliar o estado do edifício e respetivas necessidades de requalificação bem como o planeamento de obras a efetuar.
A visita pedida pela direção da APEEAEA (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira), vem como sequência de iniciativas anteriores, com um pedido “urgente” na realização de obras estruturais.
Segundo a direção da APEEAEA, existem “dificuldades na gestão quotidiana, causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício”, onde o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo teve a oportunidade de ver o funcionamento da escola e todas as “dificuldades” apontadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Segundo a direção da APEEAEA, Luís Nobre, “reconheceu que esta intervenção é prioritária, estando empenhado no desenrolar do processo técnico e administrativo necessário ao início da empreitada o mais breve possível, bem como à obtenção de comparticipações para o seu financiamento, salientando que o município tem feito da educação e da conservação do seu edificado um dos vetores fundamentais do seu investimento estratégico e de desenvolvimento”.
Foi ainda analisada, a interligação funcional entre a Escola Básica e o edifício contíguo da EB1, para permitir a otimização de recursos.
Recorde-se que a Escola Básica da Abelheira, tem uma unidade de multideficiência, sendo também uma escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da região litoral norte, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência.
As obras estruturais permitirão tornar Viana do Castelo, e esta escola em particular, como um modelo nesse de ensino especializado.
A reunião foi aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e os serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar, que se têm verificado nos últimos anos, com a chegada cada vez mais numerosa, de crianças de origem estrangeira.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.