O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado por técnicos municipais, realizou na passada quinta feira uma visita à escola sede do Agrupamento de Escolas da Abelheira. A visita serviu para avaliar o estado do edifício e respetivas necessidades de requalificação bem como o planeamento de obras a efetuar.
A visita pedida pela direção da APEEAEA (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira), vem como sequência de iniciativas anteriores, com um pedido “urgente” na realização de obras estruturais.
Segundo a direção da APEEAEA, existem “dificuldades na gestão quotidiana, causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício”, onde o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo teve a oportunidade de ver o funcionamento da escola e todas as “dificuldades” apontadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Segundo a direção da APEEAEA, Luís Nobre, “reconheceu que esta intervenção é prioritária, estando empenhado no desenrolar do processo técnico e administrativo necessário ao início da empreitada o mais breve possível, bem como à obtenção de comparticipações para o seu financiamento, salientando que o município tem feito da educação e da conservação do seu edificado um dos vetores fundamentais do seu investimento estratégico e de desenvolvimento”.
Foi ainda analisada, a interligação funcional entre a Escola Básica e o edifício contíguo da EB1, para permitir a otimização de recursos.
Recorde-se que a Escola Básica da Abelheira, tem uma unidade de multideficiência, sendo também uma escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da região litoral norte, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência.
As obras estruturais permitirão tornar Viana do Castelo, e esta escola em particular, como um modelo nesse de ensino especializado.
A reunião foi aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e os serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar, que se têm verificado nos últimos anos, com a chegada cada vez mais numerosa, de crianças de origem estrangeira.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou presença na tradição do “Viana Moscatel e Banana”, mais conhecido como Bananeiro, e não hesitou em servir alguns copos de moscatel aos milhares de vianenses e visitantes que encheram a Praça da República na tarde desta quarta-feira, véspera de Natal.
Para a grande maioria dos cristãos, o natal significa o nascimento de Jesus. Assim sendo, colocar o presépio por debaixo da árvore de natal é uma das tradições de natal mais comuns. O mesmo recria o nascimento do menino jesus num estábulo.
Hoje assinalam-se 25 anos desde o encalhe do navio de carga Coral Bulker à entrada do porto de Viana do Castelo, um dos maiores acidentes marítimos da costa norte portuguesa.
Reza a lenda, que há muitos muitos anos, um homem da nobreza, muito desgostoso pela morte da sua mulher, terá gasto todo o seu dinheiro, deixando as suas 3 filhas sem nada.
A poucas horas do Natal e a escassos dias do final de mais um ano, agradecemos a todos pela confiança na Viana TV. Continuamos a ter "Uma nova forma de ver Viana do Castelo".
Embora não seja muito comum nas grandes cidades as famílias com filhos pequenos saírem à rua depois da meia noite, em muitas aldeias de norte a sul do país, a missa do galo continua a ser uma tradição inquebrável.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.