O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado por técnicos municipais, realizou na passada quinta feira uma visita à escola sede do Agrupamento de Escolas da Abelheira. A visita serviu para avaliar o estado do edifício e respetivas necessidades de requalificação bem como o planeamento de obras a efetuar.
A visita pedida pela direção da APEEAEA (Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas da Abelheira), vem como sequência de iniciativas anteriores, com um pedido “urgente” na realização de obras estruturais.
Segundo a direção da APEEAEA, existem “dificuldades na gestão quotidiana, causadas pela degradação e subdimensionamento do edifício”, onde o Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo teve a oportunidade de ver o funcionamento da escola e todas as “dificuldades” apontadas pela Associação de Pais e Encarregados de Educação.
Segundo a direção da APEEAEA, Luís Nobre, “reconheceu que esta intervenção é prioritária, estando empenhado no desenrolar do processo técnico e administrativo necessário ao início da empreitada o mais breve possível, bem como à obtenção de comparticipações para o seu financiamento, salientando que o município tem feito da educação e da conservação do seu edificado um dos vetores fundamentais do seu investimento estratégico e de desenvolvimento”.
Foi ainda analisada, a interligação funcional entre a Escola Básica e o edifício contíguo da EB1, para permitir a otimização de recursos.
Recorde-se que a Escola Básica da Abelheira, tem uma unidade de multideficiência, sendo também uma escola de referência para alunos cegos e de baixa visão, servindo parte significativa da região litoral norte, apesar de não ter sido planeada de início para essa valência.
As obras estruturais permitirão tornar Viana do Castelo, e esta escola em particular, como um modelo nesse de ensino especializado.
A reunião foi aproveitada para articular questões funcionais do agrupamento e os serviços municipais, bem como analisar as mudanças sociológicas da comunidade escolar, que se têm verificado nos últimos anos, com a chegada cada vez mais numerosa, de crianças de origem estrangeira.
A companhia aérea de baixo custo Ryanair vai abandonar a operação nos Açores a partir de 29 de março de 2026, cancelando as seis rotas atualmente ativas no arquipélago.
Vários distritos de Portugal continental mantêm-se este domingo sob avisos meteorológicos devido à previsão de agitação marítima forte, chuva persistente, vento intenso e possibilidade de queda de neve, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Começa hoje, 1 de fevereiro, a votação antecipada em mobilidade para a segunda volta das eleições presidenciais em Portugal. Cerca de 309 mil eleitores inscreveram-se para votar antecipadamente, mais 90 mil do que na primeira volta.
O Governo reúne-se hoje, domingo, em Conselho de Ministros Extraordinário para analisar a situação de calamidade provocada pela depressão Kristin, discutir medidas de prevenção para os próximos dias e definir estratégias de recuperação das áreas afetadas.
Assinala-se este sábado, 31 de janeiro, o 28.º aniversário do resgate e da chegada do Navio Hospital Gil Eannes a Viana do Castelo, um momento marcante da história recente da cidade e um exemplo notável de mobilização cívica em defesa do património marítimo.
A apresentadora de televisão portuguesa Teresa Guilherme estará em Viana do Castelo, no Teatro Sá de Miranda, este sábado, 31 de janeiro, para apresentar o espetáculo de teatro “As Vaginas e Eu – Tudo o que ficou por dizer”.
O Alto Minho volta a ser palco de formação internacional na gestão do fogo controlado com o European TREX 2026, que decorre de 30 de janeiro a 6 de fevereiro, em Paredes de Coura.