O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado do executivo municipal, visitou a freguesia de São Romão de Neiva. Durante a visita, foi apresentado o loteamento municipal para habitação, a ser votado esta terça-feira em reunião ordinária, para a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos.
A área total da operação de loteamento ultrapassa os 14.800 metros quadrados, com a área total de infraestruturas viárias a ascender a 4.532 metros quadrados. A área de arruamentos prevista é de 2.420 metros quadrados, 231 metros quadrados para estacionamentos, 1.808 metros quadrados para passeios, prevendo-se ainda uma área de caldeiras de árvores, área para equipamentos de utilização coletiva e área de espaços verdes.
Durante a visita, o autarca vianense lançou a primeira pedra da segunda fase do Parque de Lazer da freguesia, que irá incluir churrasqueira, instalações sanitárias e área de apoio.
Luís Nobre visitou ainda a rede viária de São Romão de Neiva onde foram concluídas as pavimentações, nomeadamente Rua da Penascosa, Caminho de Santiago e Rua de Busto.
O executivo municipal visitou ainda a Rua da Zona Industrial, para a qual foi aprovada, no início do mês, uma verba de 12.000 euros, para reperfilamento de acesso à II Fase da Zona Industrial de Neiva.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.
Esta quinta-feira, 20 de novembro, o Festival de Teatro de Viana do Castelo contará com dois espetáculos distintos.
Vila Nova de Anha recebe, pelo terceiro ano consecutivo, o Festival de Sopas e Petiscos, um evento que já se afirma como referência gastronómica na freguesia. Organizado pela Junta de Freguesia, o certame reúne várias associações locais em torno dos sabores tradicionais do Minho, num ambiente de convívio, música e tradição.