O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado do executivo municipal, visitou a freguesia de São Romão de Neiva. Durante a visita, foi apresentado o loteamento municipal para habitação, a ser votado esta terça-feira em reunião ordinária, para a criação de 18 lotes numerados, de uso habitacional, com tipologias T2 e T3, a surgir no Lugar de Três Marcos.
A área total da operação de loteamento ultrapassa os 14.800 metros quadrados, com a área total de infraestruturas viárias a ascender a 4.532 metros quadrados. A área de arruamentos prevista é de 2.420 metros quadrados, 231 metros quadrados para estacionamentos, 1.808 metros quadrados para passeios, prevendo-se ainda uma área de caldeiras de árvores, área para equipamentos de utilização coletiva e área de espaços verdes.
Durante a visita, o autarca vianense lançou a primeira pedra da segunda fase do Parque de Lazer da freguesia, que irá incluir churrasqueira, instalações sanitárias e área de apoio.
Luís Nobre visitou ainda a rede viária de São Romão de Neiva onde foram concluídas as pavimentações, nomeadamente Rua da Penascosa, Caminho de Santiago e Rua de Busto.
O executivo municipal visitou ainda a Rua da Zona Industrial, para a qual foi aprovada, no início do mês, uma verba de 12.000 euros, para reperfilamento de acesso à II Fase da Zona Industrial de Neiva.
Os presentes de natal são sem qualquer sombra de dúvida uma das maiores tradições de natal. Tendo começado há mais de 10 mil anos (os agricultores trocavam nesta altura o excedente das suas colheitas como forma de celebração do inverno já estar a meio), ainda hoje se mantém, fazendo as delicias de miúdos e graúdos, que deliram na altura de rasgar os presentes.
Cerca de 80 estudantes internacionais que permanecerão em Viana do Castelo durante a quadra natalícia recebem cabazes de Natal oferecidos pelos Serviços de Ação Social do Politécnico de Viana do Castelo, numa iniciativa que visa promover inclusão, solidariedade e sentimento de pertença.
A Ceia de Natal envolve muitas tradições populares. Em Portugal, a ceia de natal recebe o nome de consoada sendo celebrada na noite do dia 24 de Dezembro, a véspera de Natal. Esta tradição leva as famílias a reunirem-se à volta da mesa de jantar, comendo uma refeição reforçada. Por ser uma festa de família, muitas pessoas percorrem longas distâncias para se juntarem aos seus familiares.
O Serviço de Pediatria da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM) proporcionou às crianças internadas momentos especiais de celebração natalícia.
O Papa Leão XIV manifestou “grande tristeza” pela rejeição, por parte da Rússia, do pedido de trégua de Natal e apelou a que os conflitos armados sejam interrompidos em todo o mundo durante pelo menos 24 horas no dia de Natal.
O centro histórico de Viana do Castelo está hoje a viver um ambiente de festa e confraternização com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, que já está a decorrer na Praça da República.
A Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) lançou um novo alerta à população para a importância de manter os cuidados com a saúde do coração durante a época natalícia, um período em que os excessos alimentares e a diminuição da atividade física tendem a aumentar.