Logo
Regional

Luís Nobre: “Turismo em Viana do Castelo percorre trilho de sucesso”

31 Janeiro, 2025 | 16:30
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na cerimónia de assinatura de contratos no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, que aconteceu no Castelo Santiago da Barra, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Na abertura da cerimónia, o autarca vianense destacou o “trilho de sucesso” que o concelho vianense tem percorrido em termos turísticos.

“Viana do Castelo tem tido o reconhecimento e a reputação que merece, graças a um trabalho distintivo e único, fruto de um esforço consistente e assente em diversas parcerias”, afirmou Luís Nobre.

A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou também com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo, Luís Pedro Martins.

O Presidente do Turismo Porto e Norte aproveitou a cerimónia para anunciar a requalificação do Auditório Dr. Francisco Sampaio, situado no Castelo Santiago da Barra, no âmbito de uma empreitada de valorização do edificado e que prevê a criação de um centro interpretativo dedicado aos Caminhos de Santiago.

Recorde-se que os números do turismo de janeiro a outubro de 2024 disponibilizados pelo Instituto Nacional de estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os dez primeiros meses do ano passado foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos. 

De janeiro a outubro de 2024, as dormidas cresceram quase 2%, em relação a 2023, considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos, registando-se 301.665 dormidas, das quais 124.308 dormidas do mercado nacional e 177.357 de estrangeiros.

Os mercados que se destacaram com um maior crescimento em termos de Dormidas foram os E.U.A. (+45%), Itália (+36%), Países Baixos (+ 29%) e Reino Unido: 14.125 (+26%), face ao período homólogo do ano anterior.

Verificou-se também uma subida em termos de hóspedes (+6%), em relação a 2023, registando-se neste período 171.280 hóspedes sendo que o número de hóspedes estrangeiros (91.461) superou o de nacionais (79.819). 

Em termos de Hóspedes, os mercados com maior crescimento foram E.U.A. (+44%), Reino Unido (+35%) e Alemanha (+30%), também relativamente ao ano transato.

No acumulado dos primeiros dez meses do ano, o INE revela ainda que se registou um aumento de 6% nos proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico e 4% nos proveitos relativos a aposento, em relação a 2023. 

A Linha + Interior Turismo, com uma dotação de 20 milhões de euros, permite financiar sete projetos: Turismo Inteligente nas Terras de Trás-os-Montes, Panonias Digital Old Lands, Valorização das Levadas do Alvão (Mondim de Basto), + Turismo Côa (Vila Nova de Foz Coa), Rotas das Fortalezas Abaluartadas (Almeida, Elvas, Marvão e Valença), Centro Interpretativo Digital dos Produtos Endógenos e PNPG + Turismo (Parque Nacional de Peneda Gerês).

Esta linha destina-se a entidades públicas, assim como entidades associativas ou fundações que se proponham desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 20 Fevereiro, 2026

Valença reforça apoio social com protocolo de saúde visual e ortopedia

A Câmara Municipal de Valença formalizou recentemente um protocolo de cooperação com centros óticos e uma empresa de produtos ortopédicos locais, visando apoiar cidadãos em situação de vulnerabilidade económica no concelho.

Internacional 20 Fevereiro, 2026

Unidos do Viradouro é a grande campeã do Carnaval do Rio em 2026

A Unidos do Viradouro conquistou o título do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro em 2026. A escola venceu com o enredo “Para cima, Ciça!”, uma homenagem ao mestre de bateria Moacyr Silva Pinto, o Ciça, referência histórica no Carnaval carioca.

Cultura 19 Fevereiro, 2026

Juan Carballo celebra 20 anos de carreira em Viana do Castelo

O poeta e músico galego Juan Carballo chega a Viana do Castelo para apresentar o seu novo livro Carvalhoski e o espetáculo que assinala os 20 anos da sua carreira. A apresentação terá lugar sábado, 21 de fevereiro, às 17h00, na livraria Era Outra Vez (Rua da Bandeira, 102).

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Curso Online Explora o Nascimento da Democracia Portuguesa

A história recente de Portugal está agora ao alcance de todos através do curso online «O Nascimento da Democracia Portuguesa», disponível na Plataforma NAU, desenvolvida pela FCCN – serviços digitais da FCT. A iniciativa é promovida pela Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 19 Fevereiro, 2026

Valença lança ciclo de formações gratuitas para empresários e profissionais

O Município de Valença arrancou com um novo ciclo de formaçãos certificadas e gratuitas, destinado a empresários, gestores e profissionais de todos os setores. A primeira ação, dedicada às Ferramentas Digitais Essenciais – Aplicação prática ao negócio, decorreu nas instalações da CIM Alto Minho e marcou o início de um programa estratégico de capacitação do tecido empresarial local.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

“Tratar o cancro por tu” chega a Viana do Castelo com foco na prevenção e rastreios

A iniciativa “Tratar o cancro por tu”, promovida pelo Ipatimup e que já percorreu 15 cidades portuguesas em cinco anos, chega hoje a Viana do Castelo para uma sessão dedicada à prevenção e compreensão dos fatores de risco oncológicos. O evento decorre no Auditório Professor Lima de Carvalho, às 18h30, e junta cientistas e especialistas locais para falar de forma clara e acessível sobre o cancro.

Nacional 19 Fevereiro, 2026

Famílias portuguesas gastam até 93% do rendimento com habitação

Arrendar ou comprar casa continua a ser um desafio enorme para os portugueses. No último trimestre de 2025, famílias em Portugal gastaram, em média, 80% do salário com renda e 70% com a compra de habitação, segundo dados do portal imobiliário idealista.