O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na cerimónia de assinatura de contratos no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, que aconteceu no Castelo Santiago da Barra, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Na abertura da cerimónia, o autarca vianense destacou o “trilho de sucesso” que o concelho vianense tem percorrido em termos turísticos.
“Viana do Castelo tem tido o reconhecimento e a reputação que merece, graças a um trabalho distintivo e único, fruto de um esforço consistente e assente em diversas parcerias”, afirmou Luís Nobre.
A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou também com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo, Luís Pedro Martins.
O Presidente do Turismo Porto e Norte aproveitou a cerimónia para anunciar a requalificação do Auditório Dr. Francisco Sampaio, situado no Castelo Santiago da Barra, no âmbito de uma empreitada de valorização do edificado e que prevê a criação de um centro interpretativo dedicado aos Caminhos de Santiago.
Recorde-se que os números do turismo de janeiro a outubro de 2024 disponibilizados pelo Instituto Nacional de estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os dez primeiros meses do ano passado foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
De janeiro a outubro de 2024, as dormidas cresceram quase 2%, em relação a 2023, considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos, registando-se 301.665 dormidas, das quais 124.308 dormidas do mercado nacional e 177.357 de estrangeiros.
Os mercados que se destacaram com um maior crescimento em termos de Dormidas foram os E.U.A. (+45%), Itália (+36%), Países Baixos (+ 29%) e Reino Unido: 14.125 (+26%), face ao período homólogo do ano anterior.
Verificou-se também uma subida em termos de hóspedes (+6%), em relação a 2023, registando-se neste período 171.280 hóspedes sendo que o número de hóspedes estrangeiros (91.461) superou o de nacionais (79.819).
Em termos de Hóspedes, os mercados com maior crescimento foram E.U.A. (+44%), Reino Unido (+35%) e Alemanha (+30%), também relativamente ao ano transato.
No acumulado dos primeiros dez meses do ano, o INE revela ainda que se registou um aumento de 6% nos proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico e 4% nos proveitos relativos a aposento, em relação a 2023.
A Linha + Interior Turismo, com uma dotação de 20 milhões de euros, permite financiar sete projetos: Turismo Inteligente nas Terras de Trás-os-Montes, Panonias Digital Old Lands, Valorização das Levadas do Alvão (Mondim de Basto), + Turismo Côa (Vila Nova de Foz Coa), Rotas das Fortalezas Abaluartadas (Almeida, Elvas, Marvão e Valença), Centro Interpretativo Digital dos Produtos Endógenos e PNPG + Turismo (Parque Nacional de Peneda Gerês).
Esta linha destina-se a entidades públicas, assim como entidades associativas ou fundações que se proponham desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.