O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na cerimónia de assinatura de contratos no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, que aconteceu no Castelo Santiago da Barra, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Na abertura da cerimónia, o autarca vianense destacou o “trilho de sucesso” que o concelho vianense tem percorrido em termos turísticos.
“Viana do Castelo tem tido o reconhecimento e a reputação que merece, graças a um trabalho distintivo e único, fruto de um esforço consistente e assente em diversas parcerias”, afirmou Luís Nobre.
A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou também com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo, Luís Pedro Martins.
O Presidente do Turismo Porto e Norte aproveitou a cerimónia para anunciar a requalificação do Auditório Dr. Francisco Sampaio, situado no Castelo Santiago da Barra, no âmbito de uma empreitada de valorização do edificado e que prevê a criação de um centro interpretativo dedicado aos Caminhos de Santiago.
Recorde-se que os números do turismo de janeiro a outubro de 2024 disponibilizados pelo Instituto Nacional de estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os dez primeiros meses do ano passado foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos.
De janeiro a outubro de 2024, as dormidas cresceram quase 2%, em relação a 2023, considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos, registando-se 301.665 dormidas, das quais 124.308 dormidas do mercado nacional e 177.357 de estrangeiros.
Os mercados que se destacaram com um maior crescimento em termos de Dormidas foram os E.U.A. (+45%), Itália (+36%), Países Baixos (+ 29%) e Reino Unido: 14.125 (+26%), face ao período homólogo do ano anterior.
Verificou-se também uma subida em termos de hóspedes (+6%), em relação a 2023, registando-se neste período 171.280 hóspedes sendo que o número de hóspedes estrangeiros (91.461) superou o de nacionais (79.819).
Em termos de Hóspedes, os mercados com maior crescimento foram E.U.A. (+44%), Reino Unido (+35%) e Alemanha (+30%), também relativamente ao ano transato.
No acumulado dos primeiros dez meses do ano, o INE revela ainda que se registou um aumento de 6% nos proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico e 4% nos proveitos relativos a aposento, em relação a 2023.
A Linha + Interior Turismo, com uma dotação de 20 milhões de euros, permite financiar sete projetos: Turismo Inteligente nas Terras de Trás-os-Montes, Panonias Digital Old Lands, Valorização das Levadas do Alvão (Mondim de Basto), + Turismo Côa (Vila Nova de Foz Coa), Rotas das Fortalezas Abaluartadas (Almeida, Elvas, Marvão e Valença), Centro Interpretativo Digital dos Produtos Endógenos e PNPG + Turismo (Parque Nacional de Peneda Gerês).
Esta linha destina-se a entidades públicas, assim como entidades associativas ou fundações que se proponham desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica.
Os parques eólicos offshore previstos para Viana do Castelo e para a Figueira da Foz poderão gerar até 9.400 postos de trabalho durante a fase de construção, segundo um estudo apresentado esta semana em Viana do Castelo.
O Santa Luzia FC foi o grande destaque da XXVIII Edição da Gala "O Minhoto", ao conquistar o Grande Prémio do Júri, numa cerimónia que encheu a Adega Cultural de Vila Verde de luz, cor e desporto. O atleta Rafa também brilhou, recebendo o mesmo prémio, coroando um ano de conquistas para o desporto minhoto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda apresenta, de 10 de fevereiro a 7 de março de 2026, o espetáculo Mistério Da Vinci, da autoria de Adriel Filipe, criação do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. A peça, dirigida a públicos a partir dos 3 anos, celebra os 35 anos da companhia vianense e é a sua 173.ª criação.
O Santa Luzia FC venceu, na noite desta sexta-feira, a Casa do Povo de Freixo por 3-2, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo de abertura da 15.ª jornada da Liga Feminina Placard de futsal, garantindo de forma matemática a permanência no principal escalão da modalidade.
O Papa Leão XIV manifestou um voto de pesar pelas vítimas mortais provocadas pela passagem da depressão Kristin por Portugal continental, deixando uma mensagem de solidariedade às famílias enlutadas e reconhecendo o forte espírito de entreajuda demonstrado pelos cidadãos nas zonas afetadas.
O Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo (FPA), Domingos Castro, esteve em Valença, onde realizou uma reunião institucional com o Presidente da Câmara Municipal, José Manuel Carpinteira, no âmbito da estratégia de descentralização e reforço do atletismo a nível nacional.
Uma criança de 9 anos, de nacionalidade venezuelana, que se encontrava desaparecida desde quinta-feira à tarde em Arcos de Valdevez, foi localizada em segurança durante a madrugada desta sexta-feira.