Logo
Regional

Luís Nobre: “Turismo em Viana do Castelo percorre trilho de sucesso”

31 Janeiro, 2025 | 16:30
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, marcou hoje presença na cerimónia de assinatura de contratos no âmbito da Agenda do Turismo para o Interior, que aconteceu no Castelo Santiago da Barra, numa sessão presidida pelo Secretário de Estado do Turismo, Pedro Machado. Na abertura da cerimónia, o autarca vianense destacou o “trilho de sucesso” que o concelho vianense tem percorrido em termos turísticos.

“Viana do Castelo tem tido o reconhecimento e a reputação que merece, graças a um trabalho distintivo e único, fruto de um esforço consistente e assente em diversas parcerias”, afirmou Luís Nobre.

A sessão, organizada pelo Turismo de Portugal, Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, contou também com a presença do Presidente do Turismo de Portugal, Carlos Abade, e do Presidente da Entidade Regional de Turismo, Luís Pedro Martins.

O Presidente do Turismo Porto e Norte aproveitou a cerimónia para anunciar a requalificação do Auditório Dr. Francisco Sampaio, situado no Castelo Santiago da Barra, no âmbito de uma empreitada de valorização do edificado e que prevê a criação de um centro interpretativo dedicado aos Caminhos de Santiago.

Recorde-se que os números do turismo de janeiro a outubro de 2024 disponibilizados pelo Instituto Nacional de estatística (INE) vieram, mais uma vez, confirmar o forte crescimento do sector turístico em Viana do Castelo. Os dez primeiros meses do ano passado foram os melhores de sempre em hóspedes, dormidas e proveitos. 

De janeiro a outubro de 2024, as dormidas cresceram quase 2%, em relação a 2023, considerado o melhor ano de sempre em termos turísticos, registando-se 301.665 dormidas, das quais 124.308 dormidas do mercado nacional e 177.357 de estrangeiros.

Os mercados que se destacaram com um maior crescimento em termos de Dormidas foram os E.U.A. (+45%), Itália (+36%), Países Baixos (+ 29%) e Reino Unido: 14.125 (+26%), face ao período homólogo do ano anterior.

Verificou-se também uma subida em termos de hóspedes (+6%), em relação a 2023, registando-se neste período 171.280 hóspedes sendo que o número de hóspedes estrangeiros (91.461) superou o de nacionais (79.819). 

Em termos de Hóspedes, os mercados com maior crescimento foram E.U.A. (+44%), Reino Unido (+35%) e Alemanha (+30%), também relativamente ao ano transato.

No acumulado dos primeiros dez meses do ano, o INE revela ainda que se registou um aumento de 6% nos proveitos totais nos estabelecimentos de alojamento turístico e 4% nos proveitos relativos a aposento, em relação a 2023. 

A Linha + Interior Turismo, com uma dotação de 20 milhões de euros, permite financiar sete projetos: Turismo Inteligente nas Terras de Trás-os-Montes, Panonias Digital Old Lands, Valorização das Levadas do Alvão (Mondim de Basto), + Turismo Côa (Vila Nova de Foz Coa), Rotas das Fortalezas Abaluartadas (Almeida, Elvas, Marvão e Valença), Centro Interpretativo Digital dos Produtos Endógenos e PNPG + Turismo (Parque Nacional de Peneda Gerês).

Esta linha destina-se a entidades públicas, assim como entidades associativas ou fundações que se proponham desenvolver projetos que contribuam para o desenvolvimento turístico sustentável dos territórios do interior, potenciando novas estratégias de valorização dos respetivos recursos, ativos e agentes, gerando maiores níveis de atratividade turística e promovendo a sua dinamização social e económica.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 14 Dezembro, 2025

Buscas por três pescadores desaparecidos ao largo de Caminha suspensas

As buscas pelos três pescadores de nacionalidade indonésia desaparecidos no mar, após o naufrágio de uma embarcação de pesca local ao largo de Caminha, foram suspensas ao final da tarde deste domingo e serão retomadas na manhã de segunda-feira, informou a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

Desporto 14 Dezembro, 2025

AFVC: Valenciano continua líder da 1ª Divisão Distrital apesar da derrota em casa com o Lanheses

A 13.ª jornada da 1.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo veio relançar a luta pelo primeiro lugar. O SC Valenciano, apesar de manter a liderança da classificação, viu a margem reduzir-se para o mínimo após a derrota em casa frente ao UD Lanheses, por 3-1.

Regional 14 Dezembro, 2025

Távora mantém liderança na 2.ª Divisão Distrital da AF Viana do Castelo

A 13.ª jornada da 2.ª Divisão Distrital da Associação de Futebol de Viana do Castelo, disputada este domingo, ficou marcada por goleadas expressivas e pela consolidação da luta pelos primeiros lugares da tabela.

Regional 14 Dezembro, 2025

Vianense falha penálti no último minuto e acaba por empatar em casa com o último classificado

O SC Vianense não foi além de um empate a uma bola frente ao Desportivo de Monção, em jogo realizado este domingo no Estádio Dr. José de Matos, em Viana do Castelo, a contar para a 12.ª jornada da Série A do Campeonato de Portugal.

Regional 14 Dezembro, 2025

Inauguração da Iluminação de Natal no Penedo do Castelo reúne a comunidade

Na passada sexta-feira, dia 12 de dezembro de 2025, a União de Freguesias de S. Salvador, Vila Fonche e Parada, em Arcos de Valdevez, celebrou a inauguração da iluminação de Natal no Penedo do Castelo, num evento que marcou o início da época festiva na região.

Regional 14 Dezembro, 2025

Defensor Moura apresenta “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”

O antigo presidente da Câmara de Viana do Castelo, Defensor Moura, vai lançar o seu mais recente livro, “Caramuru – Diogo Álvares, de Viana!”, numa sessão marcada para quarta-feira, 17 de dezembro, às 17h30, na Biblioteca Municipal.

Música 14 Dezembro, 2025

Vianenses em destaque no novo projeto de Bárbara Bandeira

Viana do Castelo voltou a projetar a sua tradição além-fronteiras com a estreia do vídeo-intro de “Lusa: Ato II”, o novo capítulo do projeto musical de Bárbara Bandeira, divulgado esta semana no YouTube. A produção colocou vários grupos folclóricos do concelho em evidência, reforçando o papel do património cultural vianense no panorama artístico nacional.