O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
“Foram-nos dadas todas as garantias de segurança tecnológica e de proteção de dados. Estamos confiantes no cumprimento das normas europeias”, assegurou o autarca, em resposta às notícias que dão conta de alegadas falhas de cibersegurança em veículos da marca.

O caso ganhou destaque depois de, em Braga, o vereador da Iniciativa Liberal, Rui Rocha, ter levantado dúvidas sobre a fiabilidade dos sistemas da Yutong, citando países como Noruega e Dinamarca, onde estão a ser tomadas medidas para isolar a informação transmitida pelos autocarros.
Face às suspeitas, a Yutong garantiu, em comunicado, que os veículos não podem ser controlados remotamente e que os dados recolhidos estão alojados na União Europeia, num centro de dados da Amazon Web Services (AWS) em Frankfurt.
A empresa assegura ainda que “ninguém pode aceder ilegitimamente ou visualizar os dados sem autorização dos clientes”, e que estes são utilizados apenas para manutenção e otimização de serviço. A Yutong sublinha também o cumprimento de normas internacionais de cibersegurança e privacidade — UN R155, UN R156, ISO 27001 e ISO 27701 — certificadas pela Comissão Económica das Nações Unidas para a Europa (UNECE) e pela Organização Internacional de Normalização (ISO).
Em Braga, a Câmara Municipal frisou que a segurança tecnológica foi uma prioridade no processo de compra dos 35 autocarros elétricos para os Transportes Urbanos de Braga (TUB), garantindo que o contrato impede qualquer acesso remoto não autorizado e que todos os dados recolhidos são propriedade exclusiva da autarquia.
O Comando Territorial de Viana do Castelo da GNR realizou, entre 3 e 9 de novembro, uma série de operações focadas na prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança comunitária, com resultados expressivos.
O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirmou estar tranquilo quanto à segurança e proteção de dados dos autocarros elétricos da fabricante chinesa Yutong, que desde setembro asseguram o transporte urbano na cidade.
Viana do Castelo prepara-se para acolher, de 15 a 22 de novembro, a 9.ª edição do Festival de Teatro de Viana do Castelo, organizado pelo Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana. O evento terá como palco principal o Teatro Municipal Sá de Miranda, reunindo espetáculos de destaque nacional e internacional.
O fabricante chinês de autocarros Yutong assegura que não existe qualquer risco de acesso remoto ou manipulação à distância dos veículos que circulam em Portugal, incluindo Viana do Castelo, e que todos os dados recolhidos estão protegidos e armazenados na União Europeia.
O Governo anunciou esta segunda-feira um investimento de 52 milhões de euros na aquisição de equipamentos para prevenção de incêndios florestais. A entrega do primeiro lote de 135 motorroçadoras decorreu no hangar do Centro de Meios Aéreos de Arcos de Valdevez, numa cerimónia com o ministro da Agricultura e do Mar, José Manuel Fernandes.
A Autoridade Marítima Nacional (AMN) lançou um novo alerta à população para os perigos associados ao “mar de inverno”, pedindo prudência e comportamentos responsáveis nas atividades junto à costa.
A Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (ESE-IPVC) celebra hoje 45 anos de atividade com uma sessão solene nas suas instalações, marcada para as 15h00.