O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirma que a "Romaria representa a fusão de Viana do Castelo com o mar e a Senhora da Agonia”.
“Temos mar, terra e montanha e temos uma enorme capacidade de nos mobilizar e de interpretar com todo o significado o que é a nossa memória e a nossa história”, considerou, recordando Amadeu Costa e Francisco Sampaio enquanto figuras maiores da romaria.
“Esta é, efetivamente, a maior romaria de Portugal”, disse, indicando que “a festa é de todos os vianenses, mas a nossa missão é viver as festas todos os dias, valorizando as nossas tradições ao longo de todo o ano”.

O Presidente da Câmara agradeceu à Confraria de Nossa Senhora da Agonia, que preside à Comissão de Honra deste ano, “por trabalhar para a nossa romaria, para a nossa tradição e a nossa fé” há centenas de anos. Agradeceu igualmente à Vianafestas, entidade organizadora, pela “capacidade e resiliência de fazer e inovar, contribuindo para o sucesso e grandiosidade da Romaria”.
Também o Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, indicou que “Somos Todos Romaria porque exaltamos o espírito e a identidade dos vianenses”. “Quando as mulheres vianenses apresentam este traje e este ouro, estão a demonstrar superação, a demonstrar que conseguiram enfrentar as adversidades, sempre preservando e valorizando aquilo que nos distingue”.

Destacou o “pulsar de milhares de voluntários” que participam nos cortejos, nos desfiles e procissões, referindo uma “mobilização coletiva que torna possível estas festas e que demonstram ao concelho, ao país e ao mundo o melhor que os vianenses têm”.
Já o representante da Confraria de Nossa Senhora da Agonia, Padre Vasco Gonçalves, indicou que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia “são de todos, todos, todos, desde os que vêm para rezar, aos que vêm para se divertir, passando pelos que vêm pela dimensão histórica e etnográfica, pelo traje, até aos que vêm de dia ou apenas de noite”.

“As nossas raízes são o que nos dá alegria de viver, a identidade que somos, a romaria que somos”, assumiu, destacando a fé dos pescadores da Ribeira e das gentes de Viana.

Trabalhadores de Viana do Castelo, de 15 distritos, Açores e Madeira vão participar na greve geral marcada para quinta-feira, 11 de dezembro, convocada pela CGTP e UGT contra a reforma da legislação laboral proposta pelo Governo.
O SC Vianense deslocou-se este domingo a Mirandela, ao Estádio São Sebastião, e venceu a equipa local por 3-1, em jogo da 11.ª jornada do Campeonato de Portugal, série A.
Após uma derrota na primeira jornada frente à Associação de Futebol de Braga, por 1-0, a Seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo conseguiu um empate frente à Associação de Futebol de Viseu, num jogo da segunda jornada da Taça das Regiões, que terminou 1-1.
A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.
A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.
O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).
A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.