O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirma que a "Romaria representa a fusão de Viana do Castelo com o mar e a Senhora da Agonia”.
“Temos mar, terra e montanha e temos uma enorme capacidade de nos mobilizar e de interpretar com todo o significado o que é a nossa memória e a nossa história”, considerou, recordando Amadeu Costa e Francisco Sampaio enquanto figuras maiores da romaria.
“Esta é, efetivamente, a maior romaria de Portugal”, disse, indicando que “a festa é de todos os vianenses, mas a nossa missão é viver as festas todos os dias, valorizando as nossas tradições ao longo de todo o ano”.

O Presidente da Câmara agradeceu à Confraria de Nossa Senhora da Agonia, que preside à Comissão de Honra deste ano, “por trabalhar para a nossa romaria, para a nossa tradição e a nossa fé” há centenas de anos. Agradeceu igualmente à Vianafestas, entidade organizadora, pela “capacidade e resiliência de fazer e inovar, contribuindo para o sucesso e grandiosidade da Romaria”.
Também o Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, indicou que “Somos Todos Romaria porque exaltamos o espírito e a identidade dos vianenses”. “Quando as mulheres vianenses apresentam este traje e este ouro, estão a demonstrar superação, a demonstrar que conseguiram enfrentar as adversidades, sempre preservando e valorizando aquilo que nos distingue”.

Destacou o “pulsar de milhares de voluntários” que participam nos cortejos, nos desfiles e procissões, referindo uma “mobilização coletiva que torna possível estas festas e que demonstram ao concelho, ao país e ao mundo o melhor que os vianenses têm”.
Já o representante da Confraria de Nossa Senhora da Agonia, Padre Vasco Gonçalves, indicou que as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia “são de todos, todos, todos, desde os que vêm para rezar, aos que vêm para se divertir, passando pelos que vêm pela dimensão histórica e etnográfica, pelo traje, até aos que vêm de dia ou apenas de noite”.

“As nossas raízes são o que nos dá alegria de viver, a identidade que somos, a romaria que somos”, assumiu, destacando a fé dos pescadores da Ribeira e das gentes de Viana.

Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.