Logo
Regional

Luís Nobre: “Romaria d’Agonia é o grande fator de união e coesão social e cultural do concelho”

17 Agosto, 2024 | 10:26
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o executivo municipal receberam na sexta-feira, no Salão Nobre, os cumprimentos oficiais à autarquia e às entidades.

Na cerimónia, que contou com uma representação das 1.000 mulheres, de Portugal e outros dez países, que integraram o Desfile da Mordomia das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia, o autarca referiu que celebrar a Romaria d’Agonia é “o grande fator de união e coesão social e cultural do concelho”.

“A Romaria tem conseguido agregar, unir, envolver com toda a intensidade e autenticidade a nossa comunidade. Podemos dizer, sem medos, que a nossa é a maior romaria de Portugal. A Romaria d’Agonia é o verdadeiro berço da riqueza cultural e religiosa do Minho, onde cabe todo o Portugal, a diáspora e as cidades geminadas”, defendeu Luís Nobre.

“O papel de Nossa Senhora da Agonia é um papel de Mãe, representando todas as mães que se dedicam à sua família, ao cuidar da família e dos nossos valores culturais”, disse o autarca, considerando a Romaria d’Agonia “um ponto de encontro de fé, de espiritualidade e de comunidade”.

Também o Presidente da Vianafestas, Manuel Vitorino, indicou que esta representação de mordomas “é um prenúncio das 1.000 mordomas que vão desfilar, pela primeira vez, nas festas”, considerando que estas jovens “sintetizam todas as gerações que as antecederam” e afirmando que “a Mulher é destaque nas festividades porque estamos numa sociedade matriarcal, com a Mulher a ser a base de toda a estrutura social, familiar e de todos os aspetos da sociedade”.

Manuel Vitorino agradeceu ainda às cerca de 5.000 pessoas que ajudam a fazer a Romaria, tornando estas festas únicas e irrepetíveis, “com um sentido de pertença, de afirmação e do brio de ser vianense”.

O Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR-Norte), António Cunha, assume a presidência da Comissão de Honra da Romaria em Honra de Nossa Senhora da Agonia de 2024, e elogiou a “máquina muito poderosa e competente que permite que as festas aconteçam com o brilhantismo a que estamos habituados”.

“As festas têm uma força enorme porque são festas feitas pelas pessoas. Celebrar a Romaria d’Agonia é celebrar Viana, o Minho, a ligação muito forte e bem conseguida entre a tradição, a modernidade, a cidade e a sustentabilidade”, referiu ainda.

“Tenho de agradecer o honroso convite que me fizeram para presidir a Comissão de Honra e indicar que dentro de dias vou completar 63 anos e esta será a 63ª vez que vou participar nas Festas d’Agonia, visto que já participava quando estava ainda na barriga da minha mãe”, esclareceu António Cunha.

O Desfile da Mordomia é um dos destaques da Romaria d’Agonia, sendo apelidado como a maior montra de ouro ao ar livre. Nem só do traje, com as várias cores consoante a freguesia e o estatuto, vive este desfile, já que que o ouro que adorna a beleza destas mulheres é ‘obrigatório’, variando apenas a quantidade. Este ano, cerca de um milhar de mulheres vão envergar o seu melhor traje e desfilar a chieira “à vianesa” pela cidade, o maior número de sempre na história das festas. 

A média de idades das mulheres inscritas é de 32 anos, sendo que a participante mais nova do Desfile da Mordomia de 2024 tem 14 anos e a mais velha 84 anos. Estão inscritas mulheres a partir de 12 distritos de Portugal e mais dez países. Destas, 760 mordomas são oriundas do concelho de Viana do Castelo e as restantes de várias cidades de Portugal, de França, Estados Unidos da América, Suíça, Andorra, Luxemburgo, México, Brasil, Canadá e Países Baixos. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Internacional 7 Dezembro, 2025

RTP confirma presença no Festival Eurovisão da Canção 2026

A RTP vai participar na edição de 2026 do Festival Eurovisão da Canção, marcada para maio, na Áustria. A decisão surge após alterações nas regras de votação do concurso, aprovadas pela União Europeia de Radiodifusão (UER), que visam reforçar a transparência e a confiança nos resultados.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Portugal vice-campeão mundial de futsal feminino na estreia da competição

A Seleção Nacional Feminina de Futsal conquistou este domingo a medalha de prata na 1.ª edição do Campeonato do Mundo, disputado nas Filipinas, após perder por 3-0 frente ao Brasil na final. A equipa orientada por Luís Conceição assinou um percurso notável e regressa a casa com um resultado histórico para a modalidade.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Monção e Salvaterra de Miño lançam inscrições para a S. Silvestre Solidária

O Vice-Presidente da Câmara de Monção, Roberto Lameira, e o concelleiro de Desporto de Salvaterra de Miño, Edgar Martinez, apresentaram esta semana a Prova Solidária S. Silvestre, que terá lugar dia 27 de dezembro, com partidas previstas para as 19h00 (Mini S. Silvestre) e 19h30 (prova principal).

Desporto 7 Dezembro, 2025

Juventude Viana ganha ao Infante de Sagres e segue imbatível na II Divisão

A Juventude de Viana continua a viver um arranque de época irrepreensível. Este sábado, no Pavilhão José Natário, a formação vianense somou a nona vitória consecutiva ao bater de forma contundente o Infante de Sagres por 6-0, em partida da 9.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão.

Regional 7 Dezembro, 2025

Vila Nova de Cerveira celebra o Natal com almoço para a comunidade sénior

Vila Nova de Cerveira reuniu cerca de 200 utentes das seis Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho para o tradicional Almoço de Natal. A iniciativa contou com a presença do Presidente da Câmara, Rui Teixeira, e dos vereadores António Quintas e Sónia Guerreiro, num ambiente de grande animação e convívio.

Nacional 7 Dezembro, 2025

Google revela quais foram as pesquisas que marcaram 2025 em Portugal

O Mundial de Clubes, o apagão europeu de abril e a tragédia do Elevador da Glória estiveram entre os temas que mais despertaram a atenção dos portugueses ao longo de 2025, de acordo com o relatório Ano em Pesquisa da Google, divulgado esta semana.

Desporto 7 Dezembro, 2025

Seleção AF Viana do Castelo perde por 1–0 diante da AF Braga

A seleção da Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) saiu derrotada, este fim de semana, frente à Associação de Futebol de Braga, por 1–0, numa partida equilibrada e disputada ao detalhe, inserida na competição interassociativa.