Logo
Regional

Luís Nobre propõe a moradores avaliar construção de gasolineira

18 Março, 2025 | 16:37
Partilhar
Pedro Xavier
3 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse ter proposto aos moradores do lugar da Cova, freguesia da Meadela, a “reinterpretação” do projeto de instalação, naquela zona, de um posto de abastecimento de combustível, já licenciado.

Em causa, está o licenciamento de construção, naquele lugar, ocupado sobretudo por moradias unifamiliares e bi-familiares, de uma loja de material desportivo, cuja construção já foi iniciada e, de um posto de abastecimento de combustíveis, alvo de um abaixo-assinado subscrito por mais de 300 moradores.

“Mesmo cumprindo a lei, tanto numa situação, como na outra, vamos reinterpretar o licenciamento do posto de combustível. Mostramos [aos moradores] disponibilidade para reunir com o promotor [do posto de abastecimento de combustível], sem compromisso. Vamos ver se chegamos a algum entendimento”, afirmou Luís Nobre.

O autarca socialista falava na segunda-feira, cerca das 21h40 de ontem, no final de um encontro que se prolongou por mais de uma hora e meia, realizado após a reunião camarária, com representantes dos moradores.

O encontro, decorreu na sala de reuniões da autarquia, depois da reunião camarária, no salão Nobre do município, ter sido interrompida, abruptamente, devido a um munícipe que nada tinha a ver com a questão dos moradores na Cova.

Em declarações aos jornalistas, Luís Nobre disse ter proposto a “reinterpretação” do licenciamento apesar “em ambos os investimentos cumprirem o Plano Diretor Municipal (PDM) e, o Plano de Urbanização da Cidade (PUC)”.

Luís Nobre adiantou que a obra do posto de combustíveis “ainda não começou” e que o município vai “reinterpretar” o projeto para ir ao encontro das “preocupações das pessoas”.

“A cidade está a crescer e, aproxima-se das áreas residenciais. É um dos poucos espaços no perímetro da cidade que tem ainda crescimento e espaço para receber este tipo de atividades económicas”, referiu.

No final do encontro que não estava previsto, o porta-voz dos moradores, Pedro Reis, escusou-se a falar aos jornalistas.

Antes, no período antes da ordem do dia da reunião camarária, que começou às 17h00, questionado sobre o assunto pelos vereadores do PSD, CDS-PP, CDU e do independente Eduardo Teixeira, Luís Nobre afirmou que “do PDM dá perda de mandato autárquico”.

“Todos os instrumentos de gestão territorial quer o PDM, quer PUC estão a ser cumpridos na íntegra. O incumprimento do PDM dá perda de mandato e a partir desta condição muitas do que são as dúvidas e insinuações que são levantadas pelos moradores não têm consistência”, frisou.

Durante a discussão do tema, que demorou mais de uma hora e meia, Luís Nobre garantiu que a obra está licenciada e que o uso daquele espaço está previsto para habitação e para comércio e que, ao longo dos anos estiveram previstos para o mesmo local, outro tipo de investimentos.

Criticou ainda a “linguagem incongruente e incorreta” utilizada no abaixo-assinado lançado pelos moradores, considerando que pretendem “vencer pela via da desinformação”, afirmou, adiantando

“Todo o processo foi feito às claras. Não se tomou uma decisão lesa-pátria. Aceito quem discorde, mas a decisão não foi tomada com falta de rigor, em incumprimento das disposições legais e, sem a devida ponderação”, disse, adiantando que para aquela zona há um pedido de licenciamento de posto de abastecimento de combustível.

No período aberto à intervenção do público, cerca das 19h51, o porta-voz dos moradores, disse que o objetivo do movimento “apartidário” é o de ter acesso “à informação para perceber” o que vai acontecer naquele lugar da freguesia urbana da Meadela.

Segundo Pedro Reis, os moradores querem saber a razão de ter sido escolhido aquele local “onde vivem famílias”, que consideram que aqueles projetos “não trarão nenhum benefício, antes pelo contrário irão desvalorizar uma zona calma e residencial”.

Além da loja de material desportivo, o porta-voz dos moradores também manifestou “preocupação” pelo licenciamento de um posto de abastecimento de combustível naquela área.

Para o próximo dia 3 de abril está marcada uma reunião entre os moradores e a vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 8 Novembro, 2025

Bênção do Caloiro em Viana do Castelo destaca união e espírito comunitário

Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).

Cultura 8 Novembro, 2025

“Vira do Minho” conquista dois prémios no Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival 2025

O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.

Música 8 Novembro, 2025

Monção recebe espetáculo inédito de música pimba reinterpretada

O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.

Regional 8 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe Feira de Troca de Sementes para promover biodiversidade

Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.

Regional 8 Novembro, 2025

Luzes de Natal voltam a iluminar Viana do Castelo

Viana do Castelo dá hoje início oficial à época natalícia com a inauguração da iluminação de Natal, marcada para as 18h00 deste sábado, no centro histórico. O momento simbólico assinala o arranque de uma programação que se prolongará até 12 de janeiro de 2026, com dezenas de iniciativas destinadas a animar a cidade e a atrair visitantes de toda a região.

Desporto 8 Novembro, 2025

Juventude Viana quer somar a sexta vitória consecutiva frente ao Marinhense

A Juventude Viana regressa à competição este sábado, dia 8 de novembro, para disputar a 6.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins. A formação vianense recebe o SC Marinhense, no Pavilhão José Natário, a partir das 21h30, num jogo que contará com transmissão em direto na Viana TV.

Nacional 8 Novembro, 2025

Câmara de Viana do Castelo quer integrar grupo de trabalho sobre o futuro do cinema

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, pediu para integrar o grupo de trabalho criado pelo Governo para avaliar a situação das salas de cinema no país, manifestando disponibilidade para contribuir com “ações de mitigação” face ao eventual encerramento das quatro salas do Estação Viana Shopping.