O presidente da câmara de Viana do Castelo pediu ao Governo para “repensar o modelo” de tratamento de resíduos, alertando que o depósito de uma tonelada na Resulima passou de oito euros em 2023 para mais de 68.
“Entre Janeiro de 2023 e Outubro de 2025, o impacto nas contas do município deste aumento é de 1,5 milhões de euros”, alertou Luís Nobre (PS), em declarações aos jornalistas no fim da reunião ordinária do executivo.
O autarca apelou ao “governo para repensar o modelo de negócio ou o envolvimento de outros agentes no processo”.
“Este é um modelo de negócio que o governo entendeu privatizar. Mas, no início do mandato, a autarquia pagava oito euros por tonelada depositada. Atualmente paga 68 euros”, lamentou.
Para Luís Nobre, “a tutela, a entidade reguladora e os agentes locais têm de se sentar para procurar uma solução mais equilibrada”.
A área de abrangência da recolha e tratamento de resíduos da Resulima é o Vale do Lima e Baixo Cávado, com cerca de 1.743 quilómetros quadrados, e inclui os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, (distrito de Viana do Castelo), bem como os concelhos de Barcelos, Esposende (distrito de Braga), explica a empresa na sua página da Internet.
Em causa está uma população de cerca de 307.479 habitantes.
O centro histórico de Viana do Castelo já respira o espírito natalício com o início do programa “Viana Coração do Natal”, iniciativa da Câmara Municipal, em parceria com a Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e a Vianafestas, que se estenderá até 5 de janeiro de 2026.
O Vitória Sport Clube assegurou esta quarta-feira a presença na ‘final four’ da Taça da Liga de futebol, ao vencer o FC Porto por 3-1, em jogo disputado no Estádio do Dragão, no último encontro dos quartos de final. A equipa vimaranense chegou a estar em desvantagem, mas reagiu e garantiu a passagem à próxima fase.
Luís Marques Mendes voltou a marcar distância de uma Presidência de perfil simbólico, garantindo esta quarta-feira, em Monção, que não será um “Presidente como a rainha de Inglaterra”, mas sim um chefe de Estado “pró-ativo, interventivo e com ação”.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.