O presidente da câmara de Viana do Castelo pediu ao Governo para “repensar o modelo” de tratamento de resíduos, alertando que o depósito de uma tonelada na Resulima passou de oito euros em 2023 para mais de 68.
“Entre Janeiro de 2023 e Outubro de 2025, o impacto nas contas do município deste aumento é de 1,5 milhões de euros”, alertou Luís Nobre (PS), em declarações aos jornalistas no fim da reunião ordinária do executivo.
O autarca apelou ao “governo para repensar o modelo de negócio ou o envolvimento de outros agentes no processo”.
“Este é um modelo de negócio que o governo entendeu privatizar. Mas, no início do mandato, a autarquia pagava oito euros por tonelada depositada. Atualmente paga 68 euros”, lamentou.
Para Luís Nobre, “a tutela, a entidade reguladora e os agentes locais têm de se sentar para procurar uma solução mais equilibrada”.
A área de abrangência da recolha e tratamento de resíduos da Resulima é o Vale do Lima e Baixo Cávado, com cerca de 1.743 quilómetros quadrados, e inclui os municípios de Arcos de Valdevez, Ponte da Barca, Ponte de Lima e Viana do Castelo, (distrito de Viana do Castelo), bem como os concelhos de Barcelos, Esposende (distrito de Braga), explica a empresa na sua página da Internet.
Em causa está uma população de cerca de 307.479 habitantes.
Portugal entrou oficialmente em fase epidémica de gripe, registando um aumento de casos confirmados, incluindo internamentos em cuidados intensivos, alertou o Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo, obra emblemática do arquiteto Eduardo Souto Moura, acolheu a cerimónia dos Prémios “ESPAÇO” – Prémios Nacionais de Arquitetura, iniciativa da ANTEPROJECTOS que distingue anualmente as obras mais relevantes realizadas em território português.
Viana do Castelo e outros distritos do país estão hoje sob aviso do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) devido à previsão de agitação marítima intensa. O aviso laranja, que indica “situação meteorológica de risco moderado a elevado”, vigora entre as 12:00 e as 18:00, passando depois a amarelo até às 06:00 de domingo.
Um homem de 69 anos morreu ontem, sexta-feira, na sequência de um atropelamento ocorrido na Estrada Nacional 308, junto ao supermercado Minipreço, na freguesia de Barroselas.
Os clientes do Pingo Doce já escolheram as causas vencedoras da 5ª edição do Programa Bairro Feliz, iniciativa de responsabilidade social da cadeia de supermercados que visa apoiar projetos com impacto positivo nas comunidades locais.
O Município de Ponte de Lima vai voltar a oferecer às famílias sessões de “Yogar com Histórias”, uma atividade que combina literatura infantil e yoga, promovendo o bem-estar, a criatividade e a partilha em família.
O Auditório do Cineteatro João Verde, em Monção, recebe no dia 14 de dezembro, às 15h00, o espetáculo “O Soldadinho de Chumbo”, da companhia Jangada Teatro. A peça, inspirada no célebre conto de Hans Christian Andersen, promete encantar crianças e adultos com uma história de brinquedos que ganham vida quando ninguém os vê.