O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram ontem presença na inauguração da primeira fase da empreitada de requalificação da envolvente da Veiga de São Simão, em Mazarefes.
Durante a cerimónia, Luís Nobre disse esperar que o novo equipamento de apoio, agora inaugurado, vai permitir conferir uma nova atratividade àquele espaço, para que não funcione “apenas no Verão”. “Este espaço vai ser visitado e vivido por todos com outra intensidade e com outra frequência, já que esta requalificação confere ao espaço melhores condições e o torna mais atrativo”, considerou.
O autarca afirmou que esta inauguração vai ao encontro do investimento que o município tem feito na coesão territorial. “Temos exercido o nosso mandato com proximidade porque acreditamos que cooperando e unindo esforços das instituições, das Juntas de Freguesia, das associações e das paróquias conseguimos fazer melhor”, frisou Luís Nobre, realçando que assim “conseguimos impactar a qualidade de vida das nossas freguesias e populações”.
A Veiga de S. Simão é uma zona húmida inserida na margem esquerda do estuário do rio Lima que possui uma área aproximada de 700 hectares. Para além dos espaços agrícolas e matas dispersas, que ocorrem nas zonas mais secas e fora do alcance das águas marinhas e que ocupam uma área de aproximadamente 200 ha, ocorrem na Veiga de S. Simão prados naturais, caniçais e agregados de tábua. Aqui, o solo húmido pode albergar formações de briófitas do género Sphagnum, podendo a orvalhinha surgir pontualmente.
A Veiga de S. Simão é uma das zonas húmidas ecologicamente mais relevantes do concelho de Viana do Castelo. O sistema relativamente complexo de juncais, sapais salgados e caniçais da veiga, assim como o espaço correspondente às lagoas de Vila Franca, merecem especial destaque e medidas de conservação pertinentes. Estas zonas húmidas servem como local de refúgio/alimentação de várias aves limícolas e aquáticas.
Viana do Castelo recebe até 31 de dezembro a exposição gratuita “Ah Amália – Living Experience on tour”, dedicada à vida e obra de Amália Rodrigues. Instalado no Espaço Linha Norte, o evento está aberto ao público de terça a domingo, das 13h00 às 18h00.
Pelo segundo ano consecutivo, o Município de Monção promove a valorização do comércio tradicional através da iniciativa “Tômbola de Natal”, que decorre até 24 de dezembro. Os clientes que realizarem compras nos estabelecimentos aderentes poderão habilitar-se a prémios variados.
Portugal entrou com pé direito na qualificação para o Mundial de 2027, vencendo Montenegro por 83-62, no Moraca Sports Centre, em Podgorica. Foi a primeira vitória da seleção portuguesa sobre os montenegrinos, atualmente 18.º no ranking FIBA.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um projeto de reabilitação e reconversão de uma moradia unifamiliar e anexos em Portuzelo, transformando-a num empreendimento turístico vocacionado para famílias com animais de estimação.
Ponte da Barca acolheu uma sessão dos Encontros Transfronteiriços e Workshops Formativos do projeto Red CIFT – Rede de Cruzeiros Ibéricos Fluviais Transfronteiriços, promovida pela CIM Alto Minho e pela Associação Galega de Actividades Náuticas (Agan+).
A Amnistia Internacional divulgou esta semana uma série de denúncias que revelam um agravamento preocupante da situação dos direitos humanos em várias regiões do mundo, da Europa ao Médio Oriente e ao continente africano.
A Juventude Viana defronta hoje, às 18h00, a Biblioteca Instrução e Recreio (BIR), no Pavilhão Amável dos Santos Pereira, em Valado dos Frades, em jogo dos 32 avos de final da Taça de Portugal. A deslocação ao distrito de Leiria representa o primeiro passo dos vianenses na edição desta época da prova-rainha.