O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram ontem presença na inauguração da primeira fase da empreitada de requalificação da envolvente da Veiga de São Simão, em Mazarefes.
Durante a cerimónia, Luís Nobre disse esperar que o novo equipamento de apoio, agora inaugurado, vai permitir conferir uma nova atratividade àquele espaço, para que não funcione “apenas no Verão”. “Este espaço vai ser visitado e vivido por todos com outra intensidade e com outra frequência, já que esta requalificação confere ao espaço melhores condições e o torna mais atrativo”, considerou.
O autarca afirmou que esta inauguração vai ao encontro do investimento que o município tem feito na coesão territorial. “Temos exercido o nosso mandato com proximidade porque acreditamos que cooperando e unindo esforços das instituições, das Juntas de Freguesia, das associações e das paróquias conseguimos fazer melhor”, frisou Luís Nobre, realçando que assim “conseguimos impactar a qualidade de vida das nossas freguesias e populações”.
A Veiga de S. Simão é uma zona húmida inserida na margem esquerda do estuário do rio Lima que possui uma área aproximada de 700 hectares. Para além dos espaços agrícolas e matas dispersas, que ocorrem nas zonas mais secas e fora do alcance das águas marinhas e que ocupam uma área de aproximadamente 200 ha, ocorrem na Veiga de S. Simão prados naturais, caniçais e agregados de tábua. Aqui, o solo húmido pode albergar formações de briófitas do género Sphagnum, podendo a orvalhinha surgir pontualmente.
A Veiga de S. Simão é uma das zonas húmidas ecologicamente mais relevantes do concelho de Viana do Castelo. O sistema relativamente complexo de juncais, sapais salgados e caniçais da veiga, assim como o espaço correspondente às lagoas de Vila Franca, merecem especial destaque e medidas de conservação pertinentes. Estas zonas húmidas servem como local de refúgio/alimentação de várias aves limícolas e aquáticas.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, vai apresentar 50 diferentes propostas artísticas, entre teatro, música, dança e cinema, em 2025, incluindo oito novas criações do Teatro do Noroeste, segundo a programação divulgada.
A Associação Portuguesa para o Estudo do Fígado (APEF) volta a consciencializar para a doença hepática alcoólica, uma consequência que advém do elevado consumo de álcool.
Em jogo da 13.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado, este sábado, o Voleibol Clube de Viana perdeu (3-0) na casa do Castêlo da Maia, com parciais de 25-20, 25-19 e 25-20.
O ministro da Agricultura e Pescas disse ter a indicação de que “os interesses de Viana do Castelo e Vila Praia de Âncora estão acautelados” no âmbito do plano do governo para as eólicas ‘offshore’.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e o vereador com o Pelouro da Saúde, Ricardo Rego, estiveram nas comemorações dos 20 anos de elevação a vida e 500 anos de freguesia de Alvarães.
Um presente muito pedido na época de Natal são os videojogos, uma fonte de divertimento a que metade dos europeus recorre. Para ajudar pais e encarregados de educação a escolher ou validar a melhor opção para os seus filhos, a Video Games Europe, associação europeia de videojogos, acaba de lançar a sua campanha "Seize the Controls" 2024.
Armando Teixeira, atleta de trail running especialista em provas de montanha de longa distância, ex-aluno da Pós-Graduação em Avaliação, Planeamento e Performance em Trail Running e, atualmente, a frequentar o Mestrado em Treino Desportivo também na Escola Superior de Desporto e Lazer do Politécnico de Viana do Castelo, assumiu, recentemente, o lugar de Selecionador Nacional de Trail Running.