O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo e o executivo municipal marcaram ontem presença na inauguração da primeira fase da empreitada de requalificação da envolvente da Veiga de São Simão, em Mazarefes.
Durante a cerimónia, Luís Nobre disse esperar que o novo equipamento de apoio, agora inaugurado, vai permitir conferir uma nova atratividade àquele espaço, para que não funcione “apenas no Verão”. “Este espaço vai ser visitado e vivido por todos com outra intensidade e com outra frequência, já que esta requalificação confere ao espaço melhores condições e o torna mais atrativo”, considerou.
O autarca afirmou que esta inauguração vai ao encontro do investimento que o município tem feito na coesão territorial. “Temos exercido o nosso mandato com proximidade porque acreditamos que cooperando e unindo esforços das instituições, das Juntas de Freguesia, das associações e das paróquias conseguimos fazer melhor”, frisou Luís Nobre, realçando que assim “conseguimos impactar a qualidade de vida das nossas freguesias e populações”.
A Veiga de S. Simão é uma zona húmida inserida na margem esquerda do estuário do rio Lima que possui uma área aproximada de 700 hectares. Para além dos espaços agrícolas e matas dispersas, que ocorrem nas zonas mais secas e fora do alcance das águas marinhas e que ocupam uma área de aproximadamente 200 ha, ocorrem na Veiga de S. Simão prados naturais, caniçais e agregados de tábua. Aqui, o solo húmido pode albergar formações de briófitas do género Sphagnum, podendo a orvalhinha surgir pontualmente.
A Veiga de S. Simão é uma das zonas húmidas ecologicamente mais relevantes do concelho de Viana do Castelo. O sistema relativamente complexo de juncais, sapais salgados e caniçais da veiga, assim como o espaço correspondente às lagoas de Vila Franca, merecem especial destaque e medidas de conservação pertinentes. Estas zonas húmidas servem como local de refúgio/alimentação de várias aves limícolas e aquáticas.
Na sexta-feira, 19 de dezembro, a Praça da República encheu-se de magia com o nosso programa especial de Natal, transmitido em direto na Viana TV! Durante duas horas, celebrámos o espírito natalício com música, histórias, animação no centro histórico e muitas surpresas para toda a família.
O Autódromo Internacional do Algarve (AIA), em Portimão, vai voltar a receber o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em 2027 e 2028, anunciou o ministro da Economia e da Coesão Territorial, Manuel Castro Almeida.
O Santa Luzia FC venceu o FC Águias de Santa Marta por 3-2, este sábado, em jogo da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard, disputado no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel, num encontro marcado por emoção até ao último minuto. A guarda redes Lelê marcou o golo da vitória das vianenses, a dois minutos do final da partida.
A requalificação da estátua de D. Dinis e do respetivo pedestal, localizada na Praça D. Dinis, na Alta Universitária de Coimbra, foi agora consignada à empresa Atelier Samthiago – Conservação e Restauro – Carlos José Abreu Silva Costa, Lda., sediada em Viana do Castelo.
Hoje, domingo, dia 21 de dezembro, Viana do Castelo celebra a tradicional Chegada do Pai Natal no Centro Cultural, a partir das 16h00.
A Juventude Viana continua a protagonizar um percurso irrepreensível no Campeonato Nacional da 2.ª Divisão de hóquei em patins. A formação vianense venceu, na noite deste sábado, a AD Valongo B por 5-2, no Pavilhão José Natário, em jogo da 11.ª jornada da prova.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.