Logo
Regional

Luís Nobre inaugura requalificação das ruas do Calvário e dos Reis Magos em Barroselas

11 Setembro, 2022 | 16:29
Partilhar
Eduarda Alves
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, acompanhado do executivo municipal, marcou hoje presença na inauguração da requalificação Rua do Calvário e alargamento da Rua dos Reis Magos, em Barroselas.

O autarca vianense indicou que esta empreitada integra “uma estratégia de desenvolvimento coeso para o concelho, em todas as áreas, desde a requalificação do território à disponibilização de infraestruturas de competitividade que nos tornem mais atrativos”. 

“Esta ação materializa o território desenvolvido e equilibrado em que acreditamos. Queremos um território qualificado, atrativo, mas que também confira qualidade de vida para quem o escolhe enquanto espaço para viver ou para investir e ter o seu negócio”, considerou.

O Presidente da União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro, Rui Sousa, considerou que esta “era uma obra muito importante” que vem valorizar uma zona central da vila. “Ficou uma obra airosa, bonita, com estacionamento regrado”, referiu, agradecendo o investimento municipal.

De acordo com a memória descritiva do projeto de empreitada para a Rua do Calvário, “o local é caracterizado pelo cruzamento entres de vias (secundária e terciária) e pelo espaço no tardoz do cemitério que comporta algumas espécies arbóreas e serve como área de estacionamento automóvel informal”. A proposta incidiu “fundamentalmente no reforço do troço da rede secundária, desde o cruzamento até ao limite do cemitério a poente”. Assim, definiu-se um perfil viário com 6.50m, promoveram-se novos lugares de estacionamento automóvel, circulações pedonais, espaços verdes e espécies arbóreas. Foram estabelecidos ainda lugares de estacionamento para pessoas com mobilidade reduzida e travessias para peões. 

“Pretendeu-se realizar uma proposta que fundamentalmente auferisse da coesão formal entre espaço de circulação automóvel/ envolvente, utilizando como dados de projeto os elementos funcionais próprios da arquitetura do espaço público, iluminação pública, zonas ajardinadas, percursos, numa clara intenção de revitalizar o espaço”, é ainda referido.

Já para a área da Rua do Campo da Vinha e Rua dos Reis Magos, o objetivo explanado na memória descritiva passou pela “remodelação do entroncamento da E.R 308 com a Rua do Campo da Vinha, visando a melhoria das condições de tráfego e segurança da circulação, para automobilistas e peões neste ponto de ligação”. 

“O local da intervenção proposta, situa-se numa curva na qual confinam construções (habitações) que limitam a visibilidade e o raio de curvatura desta. Face as estas condições, o município adquiriu a construção devoluta e o seu logradouro, tendo efetuado a sua demolição, de forma a melhorar as condições de visibilidade e oportunidade da execução do projeto de alargamento”, é indicado no documento.

“No ponto de inserção da Rua do Campo da Vinha na E.R. 308, foi prevista uma ilha separadora de sentidos, com intuído de canalizar efetivamente os movimentos. Tratando-se de uma zona típica urbana, foi prevista a melhoria dos passeios existentes, bem como a ligação do percurso pedonal com a execução de passeios e respetiva passadeira, o mais afastada possível do ponto conflituante do entroncamento”, refere-se.

Blisq Creative | Estratégia de Comunicação, Design, Websites e Marketing Digital
A Blisq Creative é uma agência de comunicação, especialista em planeamento estratégico, marketing digital, design e web. Orientamo-nos pela estratégia e pela criatividade

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 30 Janeiro, 2023

Monção organizou “O Melhor Wrap da Alimentação”

O primeiro concurso “O Melhor Wrap da Alimentação” realizou-se na EPRAMI, tendo as duas equipas finalistas, apadrinhadas por alunos do 3º ano do Curso de Cozinha e Pastelaria, apresentado as respetivas receitas ao júri do concurso.

Regional 30 Janeiro, 2023

Atleta André Pinto do Viana Remadores do Lima bate record de 17 anos

O Centro Cultural de Viana do Castelo recebeu este fim de semana, 28 e 29 de Janeiro, o Campeonato Nacional de Remo Indoor. O atleta Vianense André Pinto, do Viana Remadores do Lima, bateu um record de 17 anos também conseguido por um atleta vianense, Paulo Quesado, que na altura pertencia ao Clube Náutico de Viana do Castelo.

Regional 30 Janeiro, 2023

“Viana em Folia” de 17 a 21 de Fevereiro

De 17 a 21 de fevereiro, a iniciativa “Viana em Folia” promete trazer muita animação à cidade para celebrar o Carnaval.

Regional 29 Janeiro, 2023

Quatro autarquias do distrito de Viana formalizam constituição da Associação de Municípios da Serra d’Arga

Os municípios de Viana do Castelo, Caminha, Vila Nova de Cerveira e Ponte de Lima assinaram, em cartório, a constituição oficial da Associação de Municípios da Serra d’Arga. 

Desporto 29 Janeiro, 2023

Santa Luzia conquista mais uma vitória na Liga Feminina de Futsal

O Santa Luzia FC defrontou, este sábado, no Pavilhão José Natário, a EDC Gondomar, a quem venceu (7-2) em jogo antecipado da 18ª jornada da Liga Feminina Placar de Futsal.

Desporto 29 Janeiro, 2023

Juventude Viana perdeu em Paço d`Arcos e caiu para o último lugar do campeonato

A Juventude de Viana deslocou-se, este sábado a Paço de Arcos e perdeu na casa do último classificado do Campeonato Nacional da 1ª Divisão de hóquei em patins. A equipa de Viana do Castelo foi derrotada (2-0) e trocou de posição com o seu adversário na tabela classificativa.

Nacional 29 Janeiro, 2023

Sindicato fala em mais de cem mil pessoas no protesto em Lisboa pelas escolas

O coordenador do STOP estima que mais de cem mil pessoas estejam na manifestação este sábado em Lisboa, um "mar de gente" que aderiu ao protesto marcado há uma semana contra os serviços mínimos nas escolas.