O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira, visitou este domingo a freguesia de Amonde para inaugurar as obras de alargamento e pavimentação de diversos arruamentos, empreitada orçada em cerca de 120 mil euros, num momento que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Amonde, Mário Sá, e do pároco local, Bruno Barbosa.
A visita iniciou com a inauguração das obras de alargamento e pavimentação do Caminho da Aldeia, seguindo-se a inauguração da empreitada de pavimentação do Caminho dos Carvalhinhos. Foram ainda inauguradas as obras de inserção, alargamento e pavimentação do Caminho da Nespereira e Travessa do Pincho.
O autarca de Viana do Castelo referiu que “vemos o património como um bem comum, de todos, da comunidade”, mostrando-se satisfeito com a valorização de Amonde nos últimos anos, que incluiu não só as empreitadas nos arruamentos agora inaugurados, mas também a construção da nova Capela Mortuária, empreitada de 200.400 euros, e a reabilitação da Igreja Matriz de Amonde, que foi beneficiada através do projeto “Valorizar o Património”, numa empreitada de cerca de 150 mil euros para conservação e restauro da infraestrutura.
“Só em comunidade é possível encontrar as soluções mais rapidamente”, afirmou Luís Nobre, assegurando que “queremos concretizar obras que fazem a diferença na vida das pessoas, atuando com estratégia, de uma forma transversal a todo o concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia reconheceu que este foi “um dia feliz para nós, de gratidão à Câmara Municipal de Viana do Castelo pela obra feita em Amonde”. Mário Sá agradeceu ainda à comunidade local que cedeu terrenos para que fosse possível concretizar o alargamento de caminhos, em empreitadas que beneficiam toda a população.
Esta visita à freguesia de Amonde aconteceu no âmbito do périplo que o executivo tem feito pelas freguesias para aferir das necessidades existentes e acompanhar obras em curso.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2024 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,5 milhões de euros, assumindo-se como a quarta rubrica com maior verba, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros face ao ano transato já que um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais.
Caminha vai retomar a travessia fluvial do rio Minho para a Galiza já no próximo verão, anunciou a presidente da Câmara, Liliana Silva. A solução prevê uma embarcação de baixo calado, com capacidade para 50 a 60 pessoas.
A Juventude Viana regressa aos jogos em casa este sábado, recebendo o Valongo B, num duelo marcado para as 21h30, no Pavilhão José Natário. A partida integra a 11.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.
A Orquestra Juvenil do Alto Minho (AMYO) abriu inscrições para o seu estágio de 2026, que terá como destaque a 2.ª Sinfonia de Gustav Mahler.
O átrio do Hospital de Santa Luzia, em Viana do Castelo, acolhe este ano um presépio original, montado pelos colaboradores dos diferentes serviços da Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
O Santa Luzia FC enfrenta este sábado, 20 de dezembro, o FC Águias de Santa Marta num dos jogos mais aguardados da 11.ª jornada da Liga Feminina Placard. A partida, marcada para as 20h00, realiza-se no Pavilhão Municipal de Novelas, em Penafiel.
Viana do Castelo celebra o reconhecimento do seu festival de jazz mais emblemático. O Festival VIANA JAZZ, que há 35 anos promove a música jazz na cidade, foi nomeado em três categorias na 10.ª edição dos Iberian Festival Awards, prémios que distinguem os melhores festivais de música de Portugal e Espanha.
O inverno começa oficialmente este domingo em Portugal continental, trazendo consigo céu muito nublado, aguaceiros — por vezes acompanhados de granizo e trovoada —, especialmente nas regiões Norte e Centro, anunciou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).