O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira, visitou este domingo a freguesia de Amonde para inaugurar as obras de alargamento e pavimentação de diversos arruamentos, empreitada orçada em cerca de 120 mil euros, num momento que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Amonde, Mário Sá, e do pároco local, Bruno Barbosa.
A visita iniciou com a inauguração das obras de alargamento e pavimentação do Caminho da Aldeia, seguindo-se a inauguração da empreitada de pavimentação do Caminho dos Carvalhinhos. Foram ainda inauguradas as obras de inserção, alargamento e pavimentação do Caminho da Nespereira e Travessa do Pincho.
O autarca de Viana do Castelo referiu que “vemos o património como um bem comum, de todos, da comunidade”, mostrando-se satisfeito com a valorização de Amonde nos últimos anos, que incluiu não só as empreitadas nos arruamentos agora inaugurados, mas também a construção da nova Capela Mortuária, empreitada de 200.400 euros, e a reabilitação da Igreja Matriz de Amonde, que foi beneficiada através do projeto “Valorizar o Património”, numa empreitada de cerca de 150 mil euros para conservação e restauro da infraestrutura.
“Só em comunidade é possível encontrar as soluções mais rapidamente”, afirmou Luís Nobre, assegurando que “queremos concretizar obras que fazem a diferença na vida das pessoas, atuando com estratégia, de uma forma transversal a todo o concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia reconheceu que este foi “um dia feliz para nós, de gratidão à Câmara Municipal de Viana do Castelo pela obra feita em Amonde”. Mário Sá agradeceu ainda à comunidade local que cedeu terrenos para que fosse possível concretizar o alargamento de caminhos, em empreitadas que beneficiam toda a população.
Esta visita à freguesia de Amonde aconteceu no âmbito do périplo que o executivo tem feito pelas freguesias para aferir das necessidades existentes e acompanhar obras em curso.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2024 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,5 milhões de euros, assumindo-se como a quarta rubrica com maior verba, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros face ao ano transato já que um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais.
O Centro Cultural de Viana do Castelo será, uma vez mais, palco do New Year 2026, um dos eventos de passagem de ano mais aguardados da região. Organizado pela Collective e pelo Santa Luzia Futebol Clube, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo, prometendo uma noite de elegância, sofisticação e diversão.
O evento “Remember Luziamar”, previsto para se realizar no Club Lote 5, em Viana do Castelo, foi cancelado por falta de acordo entre a gerência do espaço e o detentor da marca registada.
Viana do Castelo vai acolher, de 18 a 21 de dezembro de 2025, o 1.º Festival Internacional de Guitarra Clássica “Cordas Douradas”, que promete reunir alguns dos mais prestigiados guitarristas nacionais e internacionais no Museu de Artes Decorativas.
A Associação Concelhia das Feiras Novas anunciou o lançamento do concurso para a criação do cartaz oficial das Feiras Novas 2026, de Ponte de Lima, uma das festas mais emblemáticas do País.
A APPACDM de Viana do Castelo foi distinguida com a entrega da Bandeira da Ética, do Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) e do Plano Nacional de Ética no Desporto (PNED), numa cerimónia realizada a 9 de dezembro no Instituto Politécnico da Maia.
Tiago Brandão Rodrigues foi eleito Presidente do Conselho Geral do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC), para o quadriénio 2025-2029.
Viana do Castelo foi este fim de semana o centro das decisões autárquicas nacionais. No encerramento do XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), centenas de presidentes de câmara e vereadores aprovaram por esmagadora maioria uma resolução que define as medidas prioritárias para o mandato 2025-2029.