O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira, visitou este domingo a freguesia de Amonde para inaugurar as obras de alargamento e pavimentação de diversos arruamentos, empreitada orçada em cerca de 120 mil euros, num momento que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Amonde, Mário Sá, e do pároco local, Bruno Barbosa.
A visita iniciou com a inauguração das obras de alargamento e pavimentação do Caminho da Aldeia, seguindo-se a inauguração da empreitada de pavimentação do Caminho dos Carvalhinhos. Foram ainda inauguradas as obras de inserção, alargamento e pavimentação do Caminho da Nespereira e Travessa do Pincho.
O autarca de Viana do Castelo referiu que “vemos o património como um bem comum, de todos, da comunidade”, mostrando-se satisfeito com a valorização de Amonde nos últimos anos, que incluiu não só as empreitadas nos arruamentos agora inaugurados, mas também a construção da nova Capela Mortuária, empreitada de 200.400 euros, e a reabilitação da Igreja Matriz de Amonde, que foi beneficiada através do projeto “Valorizar o Património”, numa empreitada de cerca de 150 mil euros para conservação e restauro da infraestrutura.
“Só em comunidade é possível encontrar as soluções mais rapidamente”, afirmou Luís Nobre, assegurando que “queremos concretizar obras que fazem a diferença na vida das pessoas, atuando com estratégia, de uma forma transversal a todo o concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia reconheceu que este foi “um dia feliz para nós, de gratidão à Câmara Municipal de Viana do Castelo pela obra feita em Amonde”. Mário Sá agradeceu ainda à comunidade local que cedeu terrenos para que fosse possível concretizar o alargamento de caminhos, em empreitadas que beneficiam toda a população.
Esta visita à freguesia de Amonde aconteceu no âmbito do périplo que o executivo tem feito pelas freguesias para aferir das necessidades existentes e acompanhar obras em curso.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2024 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,5 milhões de euros, assumindo-se como a quarta rubrica com maior verba, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros face ao ano transato já que um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.