O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado da vereadora do Planeamento e Gestão Urbanística, Fabíola Oliveira, visitou este domingo a freguesia de Amonde para inaugurar as obras de alargamento e pavimentação de diversos arruamentos, empreitada orçada em cerca de 120 mil euros, num momento que contou com a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Amonde, Mário Sá, e do pároco local, Bruno Barbosa.
A visita iniciou com a inauguração das obras de alargamento e pavimentação do Caminho da Aldeia, seguindo-se a inauguração da empreitada de pavimentação do Caminho dos Carvalhinhos. Foram ainda inauguradas as obras de inserção, alargamento e pavimentação do Caminho da Nespereira e Travessa do Pincho.
O autarca de Viana do Castelo referiu que “vemos o património como um bem comum, de todos, da comunidade”, mostrando-se satisfeito com a valorização de Amonde nos últimos anos, que incluiu não só as empreitadas nos arruamentos agora inaugurados, mas também a construção da nova Capela Mortuária, empreitada de 200.400 euros, e a reabilitação da Igreja Matriz de Amonde, que foi beneficiada através do projeto “Valorizar o Património”, numa empreitada de cerca de 150 mil euros para conservação e restauro da infraestrutura.
“Só em comunidade é possível encontrar as soluções mais rapidamente”, afirmou Luís Nobre, assegurando que “queremos concretizar obras que fazem a diferença na vida das pessoas, atuando com estratégia, de uma forma transversal a todo o concelho”.
O presidente da Junta de Freguesia reconheceu que este foi “um dia feliz para nós, de gratidão à Câmara Municipal de Viana do Castelo pela obra feita em Amonde”. Mário Sá agradeceu ainda à comunidade local que cedeu terrenos para que fosse possível concretizar o alargamento de caminhos, em empreitadas que beneficiam toda a população.
Esta visita à freguesia de Amonde aconteceu no âmbito do périplo que o executivo tem feito pelas freguesias para aferir das necessidades existentes e acompanhar obras em curso.
Recorde-se que, no âmbito do Plano de Atividades e Orçamento de 2024 da Câmara Municipal de Viana do Castelo, a Coesão Territorial / Freguesias conta com um orçamento de 8,5 milhões de euros, assumindo-se como a quarta rubrica com maior verba, (9,1% das Grandes Opções do Plano) no Plano de Atividades Municipais para investimento da iniciativa das Uniões e Juntas de Freguesias, num incremento de mais de 409 mil euros face ao ano transato já que um território cada vez mais coeso só é possível através de um sistema que promova a inclusão social e a equidade através de uma maior igualdade de competências territoriais.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
O Santuário do Sagrado Coração de Jesus, no Monte de Santa Luzia em Viana do Castelo, voltou a receber o seu tradicional presépio, já instalado e pronto a ser apreciado por vianenses e visitantes. A montagem, realizada com grande dedicação e atenção ao detalhe, mantém viva uma das tradições mais emblemáticas da quadra natalícia na cidade.