O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.
Na sessão solene, o autarca assumiu o compromisso de um mandato “de políticas e ações criativas e assertivas, repleto de imaginação e de persistente trabalho que garanta prosperidade”.
Luís Nobre considerou o momento “a consagração de um novo capítulo na história do concelho”, sublinhando a importância da sustentabilidade, inovação e qualidade de vida como eixos centrais da governação municipal.
“Este é um tempo de reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação, a qualidade de vida dos vianenses e o respeito pelos que nos respeitam”, afirmou.
O presidente da Câmara apelou à união e cooperação entre todos os eleitos para os órgãos autárquicos e à participação ativa da comunidade local.
“Convido cada vianense, cada representante, cada instituição e cada movimento associativo a colaborar connosco neste projeto coletivo e ambicioso. A união de sinergias é a base para superarmos barreiras e alcançarmos a nossa ambição”, destacou.
Consciente dos “tempos de mudança acelerada e incerteza”, Luís Nobre defendeu a necessidade de “agir e assumir ruturas, quando necessárias, para evoluir com determinação, de forma sustentada e convergente”.
“Queremos um concelho sustentável, aberto ao mundo e à mudança, responsável, inclusivo e integrador, que garanta crescimento participado e articulado com todos os atores locais”, referiu.
O autarca reforçou que a gestão municipal “tem a obrigação de se continuar a abrir à sociedade e às empresas”, transformando-se “num acelerador de crescimento económico e social”.
O modelo de desenvolvimento de Viana do Castelo, garantiu, continuará a assentar em pilares como a coesão territorial e social, o ambiente e qualidade de vida, o desenvolvimento económico, a habitação, a mobilidade ecológica, a inovação, a cultura e a educação.
Luís Nobre afirmou ainda que o município vai prosseguir uma agenda transformadora, sustentada na investigação, indústria de futuro (Economia Azul e Verde), educação, ciência, desporto, cultura, saúde e coesão social e territorial.
“A educação e a qualificação são a chave para a mobilidade social, a investigação científica, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, condições determinantes para o posicionamento sustentável do nosso território”, sublinhou.
O presidente destacou também o papel da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, reafirmando o objetivo de transformar Viana do Castelo num “Ecossistema de Inovação e Centro de Competências nos Temas do Mar”.
Dirigindo-se aos jovens vianenses, Luís Nobre comprometeu-se a criar oportunidades de capacitação, emprego e empreendedorismo, bem como soluções de habitação e mobilidade que incentivem a fixação e o envolvimento das novas gerações no desenvolvimento do concelho.
“Queremos que os jovens assumam papéis de liderança, formem família e contribuam, de forma ativa, para o desenvolvimento sustentável do nosso território”, concluiu o autarca.
A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.
Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.
A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.
Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.
O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.