Logo
Regional

Luís Nobre: “Este é um novo capítulo na história de Viana do Castelo”

25 Outubro, 2025 | 11:55
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.

Na sessão solene, o autarca assumiu o compromisso de um mandato “de políticas e ações criativas e assertivas, repleto de imaginação e de persistente trabalho que garanta prosperidade”.

Luís Nobre considerou o momento “a consagração de um novo capítulo na história do concelho”, sublinhando a importância da sustentabilidade, inovação e qualidade de vida como eixos centrais da governação municipal.

“Este é um tempo de reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação, a qualidade de vida dos vianenses e o respeito pelos que nos respeitam”, afirmou.

O presidente da Câmara apelou à união e cooperação entre todos os eleitos para os órgãos autárquicos e à participação ativa da comunidade local.

“Convido cada vianense, cada representante, cada instituição e cada movimento associativo a colaborar connosco neste projeto coletivo e ambicioso. A união de sinergias é a base para superarmos barreiras e alcançarmos a nossa ambição”, destacou.

Consciente dos “tempos de mudança acelerada e incerteza”, Luís Nobre defendeu a necessidade de “agir e assumir ruturas, quando necessárias, para evoluir com determinação, de forma sustentada e convergente”.

“Queremos um concelho sustentável, aberto ao mundo e à mudança, responsável, inclusivo e integrador, que garanta crescimento participado e articulado com todos os atores locais”, referiu.

O autarca reforçou que a gestão municipal “tem a obrigação de se continuar a abrir à sociedade e às empresas”, transformando-se “num acelerador de crescimento económico e social”.

O modelo de desenvolvimento de Viana do Castelo, garantiu, continuará a assentar em pilares como a coesão territorial e social, o ambiente e qualidade de vida, o desenvolvimento económico, a habitação, a mobilidade ecológica, a inovação, a cultura e a educação.

Luís Nobre afirmou ainda que o município vai prosseguir uma agenda transformadora, sustentada na investigação, indústria de futuro (Economia Azul e Verde), educação, ciência, desporto, cultura, saúde e coesão social e territorial.

“A educação e a qualificação são a chave para a mobilidade social, a investigação científica, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, condições determinantes para o posicionamento sustentável do nosso território”, sublinhou.

O presidente destacou também o papel da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, reafirmando o objetivo de transformar Viana do Castelo num “Ecossistema de Inovação e Centro de Competências nos Temas do Mar”.

Dirigindo-se aos jovens vianenses, Luís Nobre comprometeu-se a criar oportunidades de capacitação, emprego e empreendedorismo, bem como soluções de habitação e mobilidade que incentivem a fixação e o envolvimento das novas gerações no desenvolvimento do concelho.

“Queremos que os jovens assumam papéis de liderança, formem família e contribuam, de forma ativa, para o desenvolvimento sustentável do nosso território”, concluiu o autarca.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 10 Novembro, 2025

Valença: Feira dos Santos de Cerdal corre Mundo através dos CTT

A Capela de São Bento da Lagoa, em Cerdal, recebeu um público numeroso para assistir às “Conversas da Feira 2025”, subordinadas ao tema “Feira dos Santos de Cerdal – Uma Feira Transformada em Selo”.

Nacional 10 Novembro, 2025

Escolas de Viana do Castelo integram programa internacional de literacia anticorrupção

Três escolas do distrito de Viana do Castelo foram selecionadas para participar na 5.ª edição do programa RedEscolas AntiCorrupção, uma iniciativa internacional que promove a integridade e a transparência entre os jovens.

Regional 10 Novembro, 2025

Estão abertas as inscrições para o Mercado de Natal 2025 em Vila Nova de Cerveira

A magia do Natal está prestes a regressar a Vila Nova de Cerveira, e a Câmara Municipal já abriu as inscrições para o Mercado de Natal 2025, que este ano promete transformar a vila num verdadeiro “Conto de Natal”.

Regional 10 Novembro, 2025

Diocese de Viana do Castelo apela à renovação e compromisso comunitário

Centenas de fiéis participaram este domingo, 9 de novembro, na celebração do Dia da Diocese de Viana do Castelo, que coincidiu com o Dia Jubilar dos Acólitos, a Semana dos Seminários e a Abertura do Ano da Pastoral Juvenil. A jornada culminou com uma Eucaristia na igreja de São Domingos, presidida pelo Bispo diocesano, D. João Lavrador.

Regional 10 Novembro, 2025

Viana do Castelo assinala 400 anos do Convento do Carmo com Jornadas de História

O Convento do Carmo de Viana do Castelo celebra este ano uma data de profundo significado histórico e espiritual: os 400 anos da sua inauguração e do início da vida comunitária dos Carmelitas Descalços, ocorridos a 8 de maio de 1625.

Regional 10 Novembro, 2025

Arcos de Valdevez investe 2,5 milhões na ampliação do Centro de Saúde

A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez aprovou a abertura de concurso público para a ampliação e requalificação do Centro de Saúde, num investimento base de cerca de 2,5 milhões de euros, financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Regional 10 Novembro, 2025

Valença prolonga prazo do concurso para construção de creche em Gandra

A Câmara de Valença prolongou até 21 de novembro o prazo para a entrega de propostas no concurso público da nova creche da zona industrial, um investimento de 1,5 milhões de euros.