O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.
Na sessão solene, o autarca assumiu o compromisso de um mandato “de políticas e ações criativas e assertivas, repleto de imaginação e de persistente trabalho que garanta prosperidade”.
Luís Nobre considerou o momento “a consagração de um novo capítulo na história do concelho”, sublinhando a importância da sustentabilidade, inovação e qualidade de vida como eixos centrais da governação municipal.
“Este é um tempo de reafirmação do nosso compromisso com o desenvolvimento sustentável, a inovação, a qualidade de vida dos vianenses e o respeito pelos que nos respeitam”, afirmou.
O presidente da Câmara apelou à união e cooperação entre todos os eleitos para os órgãos autárquicos e à participação ativa da comunidade local.
“Convido cada vianense, cada representante, cada instituição e cada movimento associativo a colaborar connosco neste projeto coletivo e ambicioso. A união de sinergias é a base para superarmos barreiras e alcançarmos a nossa ambição”, destacou.
Consciente dos “tempos de mudança acelerada e incerteza”, Luís Nobre defendeu a necessidade de “agir e assumir ruturas, quando necessárias, para evoluir com determinação, de forma sustentada e convergente”.
“Queremos um concelho sustentável, aberto ao mundo e à mudança, responsável, inclusivo e integrador, que garanta crescimento participado e articulado com todos os atores locais”, referiu.
O autarca reforçou que a gestão municipal “tem a obrigação de se continuar a abrir à sociedade e às empresas”, transformando-se “num acelerador de crescimento económico e social”.
O modelo de desenvolvimento de Viana do Castelo, garantiu, continuará a assentar em pilares como a coesão territorial e social, o ambiente e qualidade de vida, o desenvolvimento económico, a habitação, a mobilidade ecológica, a inovação, a cultura e a educação.
Luís Nobre afirmou ainda que o município vai prosseguir uma agenda transformadora, sustentada na investigação, indústria de futuro (Economia Azul e Verde), educação, ciência, desporto, cultura, saúde e coesão social e territorial.
“A educação e a qualificação são a chave para a mobilidade social, a investigação científica, a inovação e o desenvolvimento tecnológico, condições determinantes para o posicionamento sustentável do nosso território”, sublinhou.
O presidente destacou também o papel da cultura e do desporto como fatores de coesão social e territorial, reafirmando o objetivo de transformar Viana do Castelo num “Ecossistema de Inovação e Centro de Competências nos Temas do Mar”.
Dirigindo-se aos jovens vianenses, Luís Nobre comprometeu-se a criar oportunidades de capacitação, emprego e empreendedorismo, bem como soluções de habitação e mobilidade que incentivem a fixação e o envolvimento das novas gerações no desenvolvimento do concelho.
“Queremos que os jovens assumam papéis de liderança, formem família e contribuam, de forma ativa, para o desenvolvimento sustentável do nosso território”, concluiu o autarca.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo já arrecadou 433.550 euros desde a entrada em vigor, em agosto de 2024, da taxa turística municipal — de 1,50 euros na época alta e 1 euro na época baixa.
O Município de Viana do Castelo felicitou o ciclista Iúri Leitão, natural de Santa Marta de Portuzelo, pela conquista da medalha de bronze na prova de scratch dos Campeonatos do Mundo de Ciclismo de Pista 2025, que decorrem no Velódromo Peñalolén, em Santiago do Chile.
O Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, foi o cenário escolhido para a apresentação do teaser do filme de animação “Viana – A Lenda dos Corações de Ouro”, uma produção inspirada nas tradições, arquitetura e identidade cultural da cidade. O evento contou com apresentação de Pêpê Rapazote e Ana Guedes Rodrigues e reuniu várias personalidades, entre elas Diogo Piçarra, Cuca Roseta e Contraponto.
O Teatro Municipal Sá de Miranda foi, esta sexta-feira, palco da cerimónia de instalação dos órgãos autárquicos de Viana do Castelo, que marcou o início do segundo mandato de Luís Nobre como presidente da Câmara Municipal.
A Juventude Viana volta hoje a entrar em ação no Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins, deslocando-se a Vale de Cambra para defrontar a equipa local. O encontro, que promete emoção e intensidade, está marcado para as 18h00 no Pavilhão Municipal de Vale de Cambra.
A Câmara Municipal de Arcos de Valdevez lançou esta quinta-feira um concurso público, com um valor base de 500 mil euros, para a reabilitação de sete quilómetros da Ecovia do rio Vez, danificada durante o último inverno.
A réplica da Nau Victória, a embarcação histórica que completou a primeira viagem de circum-navegação do globo sob o comando de Fernão de Magalhães, vai estar em Viana do Castelo entre os dias 30 de outubro e 2 de novembro.