O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirma que "a Romaria da Senhora d`Agonia não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição".
Em agosto, o coração bate mais forte! Se Viana é Amor, agosto é o mês em que amamos de forma mais fervilhante, em que sentimos a chieira à flor da pele, em que nos arrepiamos vezes sem conta. Está a chegar a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias, a maior de Portugal!
De 12 a 20 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia regressam com a grandiosidade habitual e prometem voltar a trazer um mar de gente à cidade. Mais uma vez, o programa foi alargado para nos permitir desfrutar da festa durante mais tempo, para que os diferentes momentos sejam acompanhados com a calma e o cuidado que merecem.
A nossa Romaria não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição.
Em boa verdade, a Romaria d’Agonia atrai um número crescente de pessoas, sempre superior a 1 milhão de visitantes, exatamente porque é feita com o melhor que temos para oferecer: amor pelas tradições e respeito por aquilo que nos distingue e nos torna Vianenses.
Esta é uma festividade preparada com a prata da casa, com Viana no coração de quem vive esta terra, este mar, este rio, estas serras e montanhas, estas tradições misturadas com modernidade. Aquela que é a nossa festa maior assume-se como um momento singular para todos nós. A Romaria D’Agonia, com alma e jeito de Ribeira, é a nossa derradeira homenagem coletiva à padroeira dos pescadores. Por isso mesmo, a genuinidade e o sentimento que as gentes do mar colocam nos diversos momentos que preenchem a programação da Romaria são emocionantes e marcam todos aqueles que passam por Viana do Castelo por estes dias.
Enquanto Presidente da Câmara e enquanto vianense, é um privilégio ver as nossas ruas cheias de gente apaixonada por Viana do Castelo. Somos uma cidade verdadeiramente acolhedora e a Romaria d’Agonia é o nosso abraço a todos aqueles que, nestes dias, visitam o nosso concelho.
O traje à vianesa, as centenas de mordomas carregadas de ouro, o Cortejo Histórico e Etnográfico, a Procissão Solene, a grandiosa e arrepiante Procissão ao Mar, os momentos de fé, o arraial espontâneo, o folclore, os gigantones e cabeçudos, os bombos e as bandas filarmónicas, os desfiles, os feirões, as exposições, o artesanato, a alegria e o entusiasmo prometem, mais uma vez, engrandecer Viana do Castelo!
Aproveito para agradecer a todos aqueles que organizam e preparam a nossa Romaria de forma altruísta e abnegada, dando o melhor de si em benefício de todos. O carinho e o cuidado com que se entregam à preparação das nossas festas são reconhecidos por todos os vianenses e, em nome do Município, expresso o meu mais profundo agradecimento.
Desejo uma excelente Romaria a todos os que nela participam, a todos os vianenses e aos milhares de forasteiros que nos visitam. Acredito que fazer parte das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia vá ser, como sempre é, uma experiência inolvidável e que o esperado milhão de visitantes se transforme num verdadeiro embaixador da nossa cultura e de Viana do Castelo. A todos, votos de uma boa romaria!
O Presidente da Câmara Municipal
Luís Nobre
O realizador Flávio Cruz, natural de Viana do Castelo, foi um dos grandes vencedores da 18.ª edição do ART&TUR – Festival Internacional de Cinema de Turismo, que decorreu no Fundão. O cineasta arrecadou cinco prémios com três filmes distintos, em várias categorias das competições nacional e internacional.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por unanimidade, um investimento de 650.540,79 euros para o transporte escolar de 390 alunos do concelho no ano letivo 2025/2026.
O jovem ciclista vianense Daniel Moreira foi convocado para integrar a Seleção Nacional de sub-23 que irá participar no Campeonato do Mundo de Ciclismo de Estrada, a decorrer entre os dias 21 e 28 de setembro, no Ruanda.
O sistema informático do Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a funcionar normalmente após uma falha que afetou várias unidades hospitalares e centros de saúde em todo o país, incluindo a Unidade Local de Saúde do Alto Minho (ULSAM).
A Polícia Judiciária, através do Departamento de Investigação Criminal de Braga, deteve, fora de flagrante delito, o presumível autor de cinco crimes de incêndio florestal, ocorridos a 21 de agosto deste ano, na freguesia de Chafé, concelho de Viana do Castelo, em zonas com condições de propagação a manchas florestais extensas e aglomerados habitacionais.
No dia 19 de outubro, decorre a II edição do BTT Transibérico, um percurso não competitivo que une ciclistas de Portugal e da Galiza para explorar a natureza, cultura e património da Eurocidade Cerveira-Tomiño. A iniciativa tem como objetivo promover o turismo sustentável e o lazer ativo na região.
A União de Freguesias de Barroselas e Carvoeiro desmentiu esta quinta-feira, 18 de setembro, os rumores que circularam nas redes sociais sobre uma alegada dívida de 400 mil euros. Em comunicado enviado à imprensa, o Executivo classificou a informação como “falsa, irresponsável e ofensiva”, garantindo que não corresponde à realidade financeira da autarquia.