O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirma que "a Romaria da Senhora d`Agonia não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição".
Em agosto, o coração bate mais forte! Se Viana é Amor, agosto é o mês em que amamos de forma mais fervilhante, em que sentimos a chieira à flor da pele, em que nos arrepiamos vezes sem conta. Está a chegar a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias, a maior de Portugal!
De 12 a 20 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia regressam com a grandiosidade habitual e prometem voltar a trazer um mar de gente à cidade. Mais uma vez, o programa foi alargado para nos permitir desfrutar da festa durante mais tempo, para que os diferentes momentos sejam acompanhados com a calma e o cuidado que merecem.
A nossa Romaria não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição.
Em boa verdade, a Romaria d’Agonia atrai um número crescente de pessoas, sempre superior a 1 milhão de visitantes, exatamente porque é feita com o melhor que temos para oferecer: amor pelas tradições e respeito por aquilo que nos distingue e nos torna Vianenses.
Esta é uma festividade preparada com a prata da casa, com Viana no coração de quem vive esta terra, este mar, este rio, estas serras e montanhas, estas tradições misturadas com modernidade. Aquela que é a nossa festa maior assume-se como um momento singular para todos nós. A Romaria D’Agonia, com alma e jeito de Ribeira, é a nossa derradeira homenagem coletiva à padroeira dos pescadores. Por isso mesmo, a genuinidade e o sentimento que as gentes do mar colocam nos diversos momentos que preenchem a programação da Romaria são emocionantes e marcam todos aqueles que passam por Viana do Castelo por estes dias.
Enquanto Presidente da Câmara e enquanto vianense, é um privilégio ver as nossas ruas cheias de gente apaixonada por Viana do Castelo. Somos uma cidade verdadeiramente acolhedora e a Romaria d’Agonia é o nosso abraço a todos aqueles que, nestes dias, visitam o nosso concelho.
O traje à vianesa, as centenas de mordomas carregadas de ouro, o Cortejo Histórico e Etnográfico, a Procissão Solene, a grandiosa e arrepiante Procissão ao Mar, os momentos de fé, o arraial espontâneo, o folclore, os gigantones e cabeçudos, os bombos e as bandas filarmónicas, os desfiles, os feirões, as exposições, o artesanato, a alegria e o entusiasmo prometem, mais uma vez, engrandecer Viana do Castelo!
Aproveito para agradecer a todos aqueles que organizam e preparam a nossa Romaria de forma altruísta e abnegada, dando o melhor de si em benefício de todos. O carinho e o cuidado com que se entregam à preparação das nossas festas são reconhecidos por todos os vianenses e, em nome do Município, expresso o meu mais profundo agradecimento.
Desejo uma excelente Romaria a todos os que nela participam, a todos os vianenses e aos milhares de forasteiros que nos visitam. Acredito que fazer parte das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia vá ser, como sempre é, uma experiência inolvidável e que o esperado milhão de visitantes se transforme num verdadeiro embaixador da nossa cultura e de Viana do Castelo. A todos, votos de uma boa romaria!
O Presidente da Câmara Municipal
Luís Nobre
Está a decorrer até 7 de agosto, no Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, com grande participação internacional, a 11.ª edição da Escola de Verão para Atores Guillermo Heras, este ano dedicada ao universo artístico de Pina Bausch.
Dois grupos de jovens do concelho de Vila Nova de Cerveira – 'Amici Christi' de Campos, Cornes, Nogueira e Sapardos e 'Luz e Vida' de Candemil, Covas, Gondar e Mentrestido - já se encontram em Roma para participar no Jubileu dos Jovens, um dos maiores encontros internacionais da juventude católica.
A Associação Portuguesa de Fertilidade expressa preocupação perante a recente decisão do Governo em "diminuir a importância da educação sexual na disciplina de Cidadania". Cláudia Vieira, presidente da Associação, sublinha que a literacia em saúde sexual e reprodutiva "é essencial numa disciplina que visa formar cidadãos conscientes, críticos e capazes de proteger a sua saúde".
A edição de 2025 da revista “A Falar de Viana” destaca, entre outros temas, a reabertura da Ponte Eiffel em 1925, após três anos de encerramento ao trânsito para obras de reparação. O momento coincidiu com os dias que antecederam as Festas de Nossa Senhora d’Agonia, e foi celebrado com entusiasmo pela população, tanto na ponte como no rio.
A Anémona Sonora e o Irish & Co. - pub situado no Cais da Marina de Viana do Castelo promovem, no próximo dia 23 de agosto, um sunset no terraço exterior do espaço.
O Sport Clube Vianense vai apresentar-se aos seus sócios e adeptos, sábado, dia 2 de agosto, às 17h00, no Estádio Dr. José de Matos. O clube da capital do Alto Minho vai defrontar a equipa B do Vitória SC, numa partida onde estará em disputa o 7º Troféu Manuel Passos (Passinhos).
Arranca esta sexta-feira a 11.ª edição do “Festival de Música à Sua Porta – Gala de Ópera 2025”, na Porta Mexia Galvão, Antigos Passos do Concelho. A entrada é livre e o espetáculo tem início marcado para as 21h30.