O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, afirma que "a Romaria da Senhora d`Agonia não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição".
Em agosto, o coração bate mais forte! Se Viana é Amor, agosto é o mês em que amamos de forma mais fervilhante, em que sentimos a chieira à flor da pele, em que nos arrepiamos vezes sem conta. Está a chegar a Romaria d’Agonia, a rainha das romarias, a maior de Portugal!
De 12 a 20 de agosto, as Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia regressam com a grandiosidade habitual e prometem voltar a trazer um mar de gente à cidade. Mais uma vez, o programa foi alargado para nos permitir desfrutar da festa durante mais tempo, para que os diferentes momentos sejam acompanhados com a calma e o cuidado que merecem.
A nossa Romaria não é só para ser vivida, mas também para ser sentida e levada no coração. É feita de pessoas, de memórias, de fé, devoção, de emoção e alegria, de usos e costumes, de identidade e tradição.
Em boa verdade, a Romaria d’Agonia atrai um número crescente de pessoas, sempre superior a 1 milhão de visitantes, exatamente porque é feita com o melhor que temos para oferecer: amor pelas tradições e respeito por aquilo que nos distingue e nos torna Vianenses.
Esta é uma festividade preparada com a prata da casa, com Viana no coração de quem vive esta terra, este mar, este rio, estas serras e montanhas, estas tradições misturadas com modernidade. Aquela que é a nossa festa maior assume-se como um momento singular para todos nós. A Romaria D’Agonia, com alma e jeito de Ribeira, é a nossa derradeira homenagem coletiva à padroeira dos pescadores. Por isso mesmo, a genuinidade e o sentimento que as gentes do mar colocam nos diversos momentos que preenchem a programação da Romaria são emocionantes e marcam todos aqueles que passam por Viana do Castelo por estes dias.
Enquanto Presidente da Câmara e enquanto vianense, é um privilégio ver as nossas ruas cheias de gente apaixonada por Viana do Castelo. Somos uma cidade verdadeiramente acolhedora e a Romaria d’Agonia é o nosso abraço a todos aqueles que, nestes dias, visitam o nosso concelho.
O traje à vianesa, as centenas de mordomas carregadas de ouro, o Cortejo Histórico e Etnográfico, a Procissão Solene, a grandiosa e arrepiante Procissão ao Mar, os momentos de fé, o arraial espontâneo, o folclore, os gigantones e cabeçudos, os bombos e as bandas filarmónicas, os desfiles, os feirões, as exposições, o artesanato, a alegria e o entusiasmo prometem, mais uma vez, engrandecer Viana do Castelo!
Aproveito para agradecer a todos aqueles que organizam e preparam a nossa Romaria de forma altruísta e abnegada, dando o melhor de si em benefício de todos. O carinho e o cuidado com que se entregam à preparação das nossas festas são reconhecidos por todos os vianenses e, em nome do Município, expresso o meu mais profundo agradecimento.
Desejo uma excelente Romaria a todos os que nela participam, a todos os vianenses e aos milhares de forasteiros que nos visitam. Acredito que fazer parte das Festas em Honra de Nossa Senhora da Agonia vá ser, como sempre é, uma experiência inolvidável e que o esperado milhão de visitantes se transforme num verdadeiro embaixador da nossa cultura e de Viana do Castelo. A todos, votos de uma boa romaria!
O Presidente da Câmara Municipal
Luís Nobre
Cerca de 3500 atletas encheram Viana do Castelo para a 12ª Edição da Corrida São Silvestre. O atleta Alex Figueiredo, do Sport Lisboa e Benfica, venceu a prova masculina (28.43), e Monica Silva do Clube Atlético de Macedo de Cavaleiros, ganhou a prova feminina (34:46).
É já este sábado, 27 de dezembro, que a comunidade courense se reúne para uma das iniciativas mais aguardadas das festividades natalícias: o tradicional Concerto de Natal, que este ano acontece na belíssima Igreja Ecce Homo, em Padornelo, Paredes de Coura, a partir das 21h00.
A passagem para o Ano Novo deverá ser marcada por tempo tendencialmente seco e temperaturas dentro do normal para a época, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
O Centro Cultural de Viana do Castelo recebe, de 30 de janeiro a 1 de fevereiro, mais uma edição do Festival de Dança de Viana do Castelo, um evento que promete três dias intensos dedicados à arte do movimento, à formação e ao espetáculo.
Viana do Castelo recebe este sábado, às 17h30, o candidato presidencial João Cotrim de Figueiredo, apoiado pela Iniciativa Liberal (IL), que marcará presença na tradicional corrida de São Silvestre, integrada na sua agenda de campanha para as eleições presidenciais de 2026.
O funeral de Ângela Pereira, jovem natural de Viana do Castelo que lutava contra uma doença grave, realiza-se este sábado, na Igreja Paroquial de Afife, no concelho de Viana do Castelo.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.