O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre foi eleito, por unanimidade, presidente do Eixo Atlântico, uma associação que reúne municípios do norte de Portugal e da Galiza.
A eleição decorreu na 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realizou em Vila Nova de Famalicão.
Luís Nobre sucede, assim, à ex-alcaidesa de Lugo, Lara Mendez, que em 2022 se tornou na primeira mulher a liderar o Eixo.
Nos últimos tempos, a presidência do Eixo foi assumida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, depois de Lara Mendez ter renunciado ao cargo de alcaidesa de Lugo.
A Assembleia Geral de hoje ficou também marcada pela adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, que assim passa a ser constituído por 42 municípios.
Foi ainda aprovado o orçamento do Eixo para 2024, num total de mais de quatro milhões de euros.
O novo presidente destacou como prioridade a aposta na ferrovia e nas infraestruturas aeroportuárias, designadamente a ligação por TGV entre Lisboa e a Galiza.
“Temos de estar atentos, para que se cumpram os calendários”, referiu.
A propósito do TGV, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Mao, disse que a política espanhola “não pode vir a alterar a opção de Portugal” de dar prioridade à linha Lisboa-Galiza.
“Portugal já estabeleceu, e muito bem, que a primeira vai ser com a Galiza”, frisou, criticando alegadas tentativas de ingerência espanhola nesta decisão.
Como outra prioridade para os próximos anos, Luís Nobre apontou a aposta na economia do mar.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.
Viana do Castelo reforçou a sua estratégia de valorização turística através do enoturismo no IV MEETUP do Setor do Turismo, realizado no Solar do Louredo. O encontro reuniu especialistas, empresários e entidades locais para debater o papel desta vertente na diversificação económica e na atração de visitantes.