O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre foi eleito, por unanimidade, presidente do Eixo Atlântico, uma associação que reúne municípios do norte de Portugal e da Galiza.
A eleição decorreu na 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realizou em Vila Nova de Famalicão.
Luís Nobre sucede, assim, à ex-alcaidesa de Lugo, Lara Mendez, que em 2022 se tornou na primeira mulher a liderar o Eixo.
Nos últimos tempos, a presidência do Eixo foi assumida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, depois de Lara Mendez ter renunciado ao cargo de alcaidesa de Lugo.
A Assembleia Geral de hoje ficou também marcada pela adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, que assim passa a ser constituído por 42 municípios.
Foi ainda aprovado o orçamento do Eixo para 2024, num total de mais de quatro milhões de euros.
O novo presidente destacou como prioridade a aposta na ferrovia e nas infraestruturas aeroportuárias, designadamente a ligação por TGV entre Lisboa e a Galiza.
“Temos de estar atentos, para que se cumpram os calendários”, referiu.
A propósito do TGV, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Mao, disse que a política espanhola “não pode vir a alterar a opção de Portugal” de dar prioridade à linha Lisboa-Galiza.
“Portugal já estabeleceu, e muito bem, que a primeira vai ser com a Galiza”, frisou, criticando alegadas tentativas de ingerência espanhola nesta decisão.
Como outra prioridade para os próximos anos, Luís Nobre apontou a aposta na economia do mar.
António José Seguro foi eleito este domingo Presidente da República, após vencer a segunda volta das eleições presidenciais de 2026 frente a André Ventura. O candidato socialista alcançou cerca de dois terços dos votos expressos, confirmando uma vitória expressiva a nível nacional.
No distrito de Viana do Castelo, António José Seguro venceu de forma clara a segunda volta das eleições presidenciais, realizadas este domingo, reforçando a vantagem que obteve a nível nacional frente a André Ventura.
A seleção portuguesa de futsal falhou o sonho do tricampeonato europeu, ao perder por 5-3 frente à Espanha na final do Campeonato da Europa, disputada em Liubliana.
Está aberto o concurso público para a concessão do Bar da Lenta, localizado na Praia Fluvial da Lenta, espaço destinado à instalação de um estabelecimento de bebidas com capacidade para 72 pessoas. O prazo para apresentação de propostas decorre até às 16h00 do dia 27 de fevereiro.
A anemia afeta cerca de 2 biliões de pessoas em todo o mundo, sendo mais frequente em crianças, mulheres e idosos. Trata-se de um importante problema de saúde pública, com impacto significativo na qualidade de vida e na saúde geral.
O Grupo Folclórico e Cultural Danças e Cantares de Carreço (GFCDCC) anunciou o falecimento de Tomé Moreira, um dos seus fundadores e figura histórica do grupo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através do Gabinete de Coesão Territorial, realizou uma sessão de esclarecimento destinada a todas as Juntas de Freguesia do concelho, com o objetivo de clarificar os procedimentos urbanísticos a adotar em futuras obras.