O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre foi eleito, por unanimidade, presidente do Eixo Atlântico, uma associação que reúne municípios do norte de Portugal e da Galiza.
A eleição decorreu na 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realizou em Vila Nova de Famalicão.
Luís Nobre sucede, assim, à ex-alcaidesa de Lugo, Lara Mendez, que em 2022 se tornou na primeira mulher a liderar o Eixo.
Nos últimos tempos, a presidência do Eixo foi assumida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, depois de Lara Mendez ter renunciado ao cargo de alcaidesa de Lugo.
A Assembleia Geral de hoje ficou também marcada pela adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, que assim passa a ser constituído por 42 municípios.
Foi ainda aprovado o orçamento do Eixo para 2024, num total de mais de quatro milhões de euros.
O novo presidente destacou como prioridade a aposta na ferrovia e nas infraestruturas aeroportuárias, designadamente a ligação por TGV entre Lisboa e a Galiza.
“Temos de estar atentos, para que se cumpram os calendários”, referiu.
A propósito do TGV, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Mao, disse que a política espanhola “não pode vir a alterar a opção de Portugal” de dar prioridade à linha Lisboa-Galiza.
“Portugal já estabeleceu, e muito bem, que a primeira vai ser com a Galiza”, frisou, criticando alegadas tentativas de ingerência espanhola nesta decisão.
Como outra prioridade para os próximos anos, Luís Nobre apontou a aposta na economia do mar.
Após uma longa paragem devido ao Mundial de Futsal Feminino, a Liga Feminina Placard regressa este sábado, 13 de dezembro, às 18h00, ao Pavilhão Municipal José Natário, em Viana do Castelo, com um confronto muito aguardado: o vice-campeão Santa Luzia defronta o atual campeão nacional Nun’Alvares.
Três réplicas em LEGO® de monumentos icónicos do Porto – a Torre dos Clérigos, a Livraria Lello e a Sé Catedral – viajaram recentemente da Caixa dos Brinquedos, em Paredes de Coura, para o WOW Porto, onde integram a exposição imersiva ‘Brick World’.
Viana do Castelo volta a assumir um papel central no contexto autárquico nacional ao acolher, no próximo sábado e domingo, o XXVII Congresso da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), que reunirá centenas de autarcas de todo o país no Centro Cultural da cidade.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.