Logo
Regional

Luís Nobre é o novo Presidente do Eixo Atlântico

1 Fevereiro, 2024 | 12:18
Partilhar
Pedro Xavier
1 min. leitura

O presidente da Câmara de Viana do Castelo, Luís Nobre foi eleito, por unanimidade, presidente do Eixo Atlântico, uma associação que reúne municípios do norte de Portugal e da Galiza.

A eleição decorreu na 32.ª Assembleia Geral do Eixo Atlântico, que se realizou em Vila Nova de Famalicão.

Luís Nobre sucede, assim, à ex-alcaidesa de Lugo, Lara Mendez, que em 2022 se tornou na primeira mulher a liderar o Eixo.

Nos últimos tempos, a presidência do Eixo foi assumida pelo autarca de Braga, Ricardo Rio, depois de Lara Mendez ter renunciado ao cargo de alcaidesa de Lugo.

A Assembleia Geral de hoje ficou também marcada pela adesão de Fafe ao Eixo Atlântico, que assim passa a ser constituído por 42 municípios.

Foi ainda aprovado o orçamento do Eixo para 2024, num total de mais de quatro milhões de euros.

O novo presidente destacou como prioridade a aposta na ferrovia e nas infraestruturas aeroportuárias, designadamente a ligação por TGV entre Lisboa e a Galiza.

“Temos de estar atentos, para que se cumpram os calendários”, referiu.

A propósito do TGV, o secretário-geral do Eixo Atlântico, Xóan Mao, disse que a política espanhola “não pode vir a alterar a opção de Portugal” de dar prioridade à linha Lisboa-Galiza.

“Portugal já estabeleceu, e muito bem, que a primeira vai ser com a Galiza”, frisou, criticando alegadas tentativas de ingerência espanhola nesta decisão.

Como outra prioridade para os próximos anos, Luís Nobre apontou a aposta na economia do mar.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 28 Novembro, 2025

Eco Albergue vai nascer em Castelo do Neiva para peregrinos do Caminho de Santiago

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para o Eco Albergue do Neiva, um novo empreendimento turístico a instalar em Castelo do Neiva, destinado a responder às crescentes necessidades dos peregrinos do Caminho de Santiago.

Cultura 28 Novembro, 2025

Paredes de Coura recebe hoje espetáculo inclusivo em Língua Gestual Portuguesa

No âmbito do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, que se comemora a 3 de dezembro, o Centro Cultural de Paredes de Coura e o Município promovem hoje a apresentação da companhia Terra Amarela com a peça “Mãos minhas”, em Língua Gestual Portuguesa, às 21h30.

Desporto 28 Novembro, 2025

Sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC define confrontos

A Associação de Futebol de Viana do Castelo (AFVC) realizou esta quinta-feira, 27 de fevereiro, o sorteio dos quartos de final da Taça da AFVC, definindo os encontros que vão decidir os semifinalistas da competição.

Regional 28 Novembro, 2025

Mercado de Natal de Viana do Castelo é alargado ao Passeio das Mordomas devido à elevada procura

O Mercado de Natal de Viana do Castelo, que decorre entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, será alargado ao Passeio das Mordomas da Romaria devido ao número elevado de pedidos. Esta ampliação garante mais espaço e conforto para quem deseja desfrutar da magia natalícia no centro da cidade.

Regional 28 Novembro, 2025

Politécnico de Viana do Castelo lança nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima

O Politécnico de Viana do Castelo acaba de anunciar uma nova pós-graduação em Gestão de Transporte e Logística Marítima, totalmente online e com regime pós-laboral, destinada a profissionais que desejam atualizar ou aprofundar competências num setor estratégico para a economia nacional e internacional. As candidaturas estão abertas até 6 de janeiro.

Cultura 28 Novembro, 2025

Krisálida estreia “Caminhos Cruzados”, farsa sobre migração e identidade

A companhia Krisálida apresenta nos dias 29 e 30 de novembro, no Teatro Municipal Valadares, em Caminha, o espetáculo “Caminhos Cruzados”, a sua 30.ª produção. A peça contemporânea cruza teatro, cinema e máscaras para refletir sobre migração, multiculturalidade e relações humanas.

Regional 28 Novembro, 2025

Câmara de Vila Nova de Cerveira aprova Orçamento de 29,9 milhões para 2026

A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira aprovou esta quinta-feira, por maioria, as Grandes Opções do Plano e o Orçamento Municipal para 2026, no valor total de 29,9 milhões de euros. O montante representa um aumento de 12,6% face ao ano anterior, impulsionado sobretudo pela execução de projetos financiados pelo PT2030, PRR e outros programas comunitários.