O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Ação Social, Carlota Borges, estiveram reunidos com os professores que dão, de forma voluntária, aulas de Português a migrantes. O projeto, já com dez anos, é uma das muitas formas de inclusão levadas a cabo pelo Município para acolher o cada vez maior número de migrantes.
Os professores João Guerreiro, Manuela Guerreiro e Maria Iracema Domingues (que estão no projeto desde o seu início), Maria Conceição Ferreira, Maria Fátima Bastos, Maria Fátima Talina, Maria Margarida Marques e Venina Bastos (a que se junta Ana Luís Novo, que não esteve presente) estiveram com o autarca para uma reunião de trabalho, onde foi evidenciado o crescimento do projeto, que têm recebido cada vez mais migrantes de diferentes nacionalidades e diversos perfis migratórios.
Este crescimento deve-se ao empenho e dedicação que professores/as voluntários/as depositam nas suas aulas ensinando não só a língua portuguesa, mas também a cultura. São aulas de partilha, que aproximam, que exponenciam relações e afetos ajudando a combater o isolamento social e promovendo redes de apoio e amizade de quem fica na cidade.
Este ano letivo de 2023/2024 iniciou em outubro de 2023 e finalizou em junho de 2024, com cinco turmas a decorrerem na Escola Secundária de Santa Maria Maior e nos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo. Nestas aulas, e ao longo de todo o ano letivo passaram pelas aulas 157 migrantes, com cerca de 30 nacionalidades (UE, África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Índia, México, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Ruanda, Rússia, Senegal, Tunísia, Ucrânia, Venezuela, etc.), com a entrega incondicional de nove professores que dinamizaram níveis distintos (A1, A2 e B1) no formato presencial, mas também online, com sessões de 2horas por semana.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo promoveu uma receção institucional dirigida aos Presidentes das Juntas de Freguesia do concelho, num encontro dedicado ao fortalecimento da cooperação e à partilha de informação estratégica no âmbito do sistema municipal de proteção e socorro.
A Câmara Municipal de Valença preparou um programa especial para tornar as férias de Natal um período cheio de energia, criatividade e momentos inesquecíveis para as crianças do concelho.
A 26.ª edição do Xantar – Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu entre 20 e 23 de fevereiro em Ourense, na Galiza, termina este domingo com balanço positivo para o Município de Viana do Castelo. A presença com stand próprio reforçou a aposta estratégica neste mercado de proximidade, considerado fundamental para a promoção turística da capital do Alto Minho.
A Eurocidade Cerveira-Tomiño e o Aquamuseu do Rio Minho promovem, nos dias 28 e 29 de novembro, o XII Simpósio Ibérico sobre a Bacia Hidrográfica do Rio Minho, um encontro científico e técnico aberto à comunidade, destinado a debater os principais desafios ambientais deste importante curso de água transfronteiriço.
As inscrições para o Mercado de Natal de Viana do Castelo encerram esta segunda-feira, 24 de novembro. A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Viana do Castelo e pela Vianafestas no âmbito da programação “Viana Coração do Natal”, volta a animar a cidade entre 5 e 23 de dezembro.
O Tribunal de Trabalho de Viana do Castelo iniciou na quinta-feira, 20 de novembro, o julgamento do processo movido, em 2014, por antigos trabalhadores dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC), que contestam o despedimento coletivo que marcou o encerramento da empresa pública. A ação, que começou com 12 autores e hoje envolve oito, tornou-se um dos processos laborais mais extensos da região, acumulando já 13 volumes.
A Câmara Municipal de Caminha anunciou que já tem garantido financiamento comunitário para duas intervenções prioritárias: a recuperação da praia de Moledo e o desassoreamento do rio Minho.