O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Ação Social, Carlota Borges, estiveram reunidos com os professores que dão, de forma voluntária, aulas de Português a migrantes. O projeto, já com dez anos, é uma das muitas formas de inclusão levadas a cabo pelo Município para acolher o cada vez maior número de migrantes.
Os professores João Guerreiro, Manuela Guerreiro e Maria Iracema Domingues (que estão no projeto desde o seu início), Maria Conceição Ferreira, Maria Fátima Bastos, Maria Fátima Talina, Maria Margarida Marques e Venina Bastos (a que se junta Ana Luís Novo, que não esteve presente) estiveram com o autarca para uma reunião de trabalho, onde foi evidenciado o crescimento do projeto, que têm recebido cada vez mais migrantes de diferentes nacionalidades e diversos perfis migratórios.
Este crescimento deve-se ao empenho e dedicação que professores/as voluntários/as depositam nas suas aulas ensinando não só a língua portuguesa, mas também a cultura. São aulas de partilha, que aproximam, que exponenciam relações e afetos ajudando a combater o isolamento social e promovendo redes de apoio e amizade de quem fica na cidade.
Este ano letivo de 2023/2024 iniciou em outubro de 2023 e finalizou em junho de 2024, com cinco turmas a decorrerem na Escola Secundária de Santa Maria Maior e nos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo. Nestas aulas, e ao longo de todo o ano letivo passaram pelas aulas 157 migrantes, com cerca de 30 nacionalidades (UE, África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Índia, México, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Ruanda, Rússia, Senegal, Tunísia, Ucrânia, Venezuela, etc.), com a entrega incondicional de nove professores que dinamizaram níveis distintos (A1, A2 e B1) no formato presencial, mas também online, com sessões de 2horas por semana.
Os trabalhos de conservação em curso na Ponte Eiffel, em Viana do Castelo, vão estar suspensos esta noite, informou a Infraestruturas de Portugal (IP). Como consequência, não será realizado o corte de trânsito automóvel habitualmente previsto para o período noturno.
O Dia de São Valentim vai ser celebrado de forma única em Viana do Castelo com o workshop “Coração de Filigrana”, que se realiza no sábado, 14 de fevereiro, entre as 14h30 e as 18h30, no Hotel D. Aninhas. A iniciativa permite à comunidade aprender a arte da filigrana certificada, uma das expressões mais marcantes da Romaria d’Agonia.
O Santa Luzia FC vai defrontar o GD Árvore às 18h00 deste sábado, no Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal de futsal. O encontro coloca frente a frente duas equipas da Liga Feminina Placard e promete ser equilibrado e intenso.
A Associação Cultural e Desportiva de Santa Marta de Portuzelo (ACDSMP) convida toda a comunidade a participar numa noite de Carnaval inesquecível, que terá lugar no próximo dia 16 de fevereiro, a partir das 22h, na Casa do Povo local.
O Governo anunciou que o abono de família e outros subsídios sociais aumentam 2,2% a partir de hoje, 6 de fevereiro de 2026, com efeitos retroativos a 1 de janeiro. A atualização acompanha a inflação média dos últimos 12 meses.
Viana do Castelo atribuiu mais sete selos “Destino de Qualidade”, numa cerimónia realizada no Museu do Traje e presidida pelo Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre. Com esta nova distinção, sobe para 84 o número total de empresas do concelho certificadas com esta marca.
O candidato presidencial André Ventura defendeu o adiamento por uma semana da segunda volta das eleições presidenciais, alegando que o agravamento das condições meteorológicas impede a normal realização do ato eleitoral em várias zonas do país. Já o candidato António José Seguro manifestou oposição ao adiamento, sublinhando que as eleições devem realizar-se na data prevista e que apenas aceitará alterações dentro do enquadramento legal e constitucional.