O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, e a vereadora da Ação Social, Carlota Borges, estiveram reunidos com os professores que dão, de forma voluntária, aulas de Português a migrantes. O projeto, já com dez anos, é uma das muitas formas de inclusão levadas a cabo pelo Município para acolher o cada vez maior número de migrantes.
Os professores João Guerreiro, Manuela Guerreiro e Maria Iracema Domingues (que estão no projeto desde o seu início), Maria Conceição Ferreira, Maria Fátima Bastos, Maria Fátima Talina, Maria Margarida Marques e Venina Bastos (a que se junta Ana Luís Novo, que não esteve presente) estiveram com o autarca para uma reunião de trabalho, onde foi evidenciado o crescimento do projeto, que têm recebido cada vez mais migrantes de diferentes nacionalidades e diversos perfis migratórios.
Este crescimento deve-se ao empenho e dedicação que professores/as voluntários/as depositam nas suas aulas ensinando não só a língua portuguesa, mas também a cultura. São aulas de partilha, que aproximam, que exponenciam relações e afetos ajudando a combater o isolamento social e promovendo redes de apoio e amizade de quem fica na cidade.
Este ano letivo de 2023/2024 iniciou em outubro de 2023 e finalizou em junho de 2024, com cinco turmas a decorrerem na Escola Secundária de Santa Maria Maior e nos Serviços Sociais dos Trabalhadores Municipais de Viana do Castelo. Nestas aulas, e ao longo de todo o ano letivo passaram pelas aulas 157 migrantes, com cerca de 30 nacionalidades (UE, África do Sul, Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, Guiné Bissau, Guiné Conacri, Índia, México, Nova Zelândia, Paquistão, Reino Unido, Ruanda, Rússia, Senegal, Tunísia, Ucrânia, Venezuela, etc.), com a entrega incondicional de nove professores que dinamizaram níveis distintos (A1, A2 e B1) no formato presencial, mas também online, com sessões de 2horas por semana.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.