Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destaca "profundo respeito pelas tradições" e convida vianenses e visitantes, para as iniciativas que vão decorrer por todo o concelho no âmbito do programa, Páscoa Doce.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal:
Viana do Castelo volta a viver, por estes dias, com fé e profundo respeito pelas tradições, uma Páscoa Doce preparada com brio e dedicação. Mais uma vez, a programação une religioso e profano, conjugando fé, devoção, convívio e animação, numa organização conjunta da Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo, Vianafestas e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
Nas nossas freguesias, a Páscoa celebrada com entusiasmo e fé renovada. Em boa verdade, esta é uma festa profundamente enraizada na comunidade vianense, vivida de forma solene, mas com a alegria que a comemoração merece.
Por isso mesmo, preparamos uma programação rica e diversificada, para ser vivida e sentida de 12 a 21 de abril. Durante este período, o nosso centro histórico em geral, e a Praça da República de forma muito particular, acolhem diversas iniciativas, para todos os gostos e idades, entre feirões, workshops, desfiles, procissões, concertos, exposições e momentos religiosos de enorme importância para todos aqueles que vivem o cristianismo.
Gostaria de destacar o Desfile da Mordomia do Senhor dos Passos, no sábado, 12 de abril, que acontece pelo segundo ano consecutivo, associando a fé à música e aos diferentes trajes regionais.
Também a tradicional Visita às Capelas, na noite da Quinta-feira Santa, 17 de abril, volta a propor um roteiro religioso por mais de duas dezenas de capelas e igrejas de Viana do Castelo. Estou certo que esta noite será novamente uma iniciativa de sucesso, repleta de amor e confraternização, que atrai milhares de pessoas às ruas da nossa cidade, com especial enfoque nos vizinhos galegos.
“Páscoa Doce” é, assim, a nossa proposta para assinalar este período festivo, convidando vianenses e visitantes a usufruírem da cidade e do concelho. Não faltam motivos para visitar e viver Viana do Castelo por estes dias.
Aproveito para desejar a todos os vianenses uma Boa Páscoa, com a esperança de que esta celebração represente dias de enorme alegria para todos!
Associação de Grupos Folclóricos do Alto Minho (AGFAM) organizou um jantar, intimista e bem-humorado, em honra de Defensor Moura, Flora Silva e Joaquim Ribeiro.
A Sala Principal do Teatro Municipal Sá de Miranda, em Viana do Castelo, será palco de um dos mais marcantes espetáculos do teatro contemporâneo português.
A Câmara Municipal de Vila Nova de Cerveira promove uma vasta e diversificada programação cultural para assinalar o 51.º aniversário do 25 de Abril, reforçando o compromisso com a democratização do acesso à cultura e a valorização da memória histórica. De 24 a 26 de abril, a celebração faz-se com diferentes expressões artísticas - cinema, música, teatro e literatura. Entrada gratuita.
Mais uma vez, a freguesia de Monserrate, na cidade de Viana do Castelo, revive a tradição e recebe a Queima do Judas no sábado de Aleluia, 19 de abril.
O Município de Monção dedica, o último domingo de abril e o primeiro domingo de maio, à promoção e divulgação da etnografia local, através de atuações dos agrupamentos folclóricos do concelho.
Os melhores pilotos do Mundo marcaram presença, no fim de semana, no TrialGP Portugal em Viana do Castelo. Os fãs da modalidade fizeram questão de marcar presença e ficaram encantados com as manobras e com a cidade, que fez de tudo para que a prova fosse um grande sucesso. O ambiente criado pelos vianenses e visitantes em redor do evento tornou a prova muito especial.
Pelo segundo ano consecutivo, o Politécnico de Viana do Castelo integra o prestigiado Times Higher Education World University Rankings by Subject, figurando entre as melhores Instituições de Ensino Superior do mundo.