Luís Nobre, Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, destaca "profundo respeito pelas tradições" e convida vianenses e visitantes, para as iniciativas que vão decorrer por todo o concelho no âmbito do programa, Páscoa Doce.
Mensagem do Presidente da Câmara Municipal:
Viana do Castelo volta a viver, por estes dias, com fé e profundo respeito pelas tradições, uma Páscoa Doce preparada com brio e dedicação. Mais uma vez, a programação une religioso e profano, conjugando fé, devoção, convívio e animação, numa organização conjunta da Câmara Municipal, Diocese de Viana do Castelo, Vianafestas e Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo.
Nas nossas freguesias, a Páscoa celebrada com entusiasmo e fé renovada. Em boa verdade, esta é uma festa profundamente enraizada na comunidade vianense, vivida de forma solene, mas com a alegria que a comemoração merece.
Por isso mesmo, preparamos uma programação rica e diversificada, para ser vivida e sentida de 12 a 21 de abril. Durante este período, o nosso centro histórico em geral, e a Praça da República de forma muito particular, acolhem diversas iniciativas, para todos os gostos e idades, entre feirões, workshops, desfiles, procissões, concertos, exposições e momentos religiosos de enorme importância para todos aqueles que vivem o cristianismo.
Gostaria de destacar o Desfile da Mordomia do Senhor dos Passos, no sábado, 12 de abril, que acontece pelo segundo ano consecutivo, associando a fé à música e aos diferentes trajes regionais.
Também a tradicional Visita às Capelas, na noite da Quinta-feira Santa, 17 de abril, volta a propor um roteiro religioso por mais de duas dezenas de capelas e igrejas de Viana do Castelo. Estou certo que esta noite será novamente uma iniciativa de sucesso, repleta de amor e confraternização, que atrai milhares de pessoas às ruas da nossa cidade, com especial enfoque nos vizinhos galegos.
“Páscoa Doce” é, assim, a nossa proposta para assinalar este período festivo, convidando vianenses e visitantes a usufruírem da cidade e do concelho. Não faltam motivos para visitar e viver Viana do Castelo por estes dias.
Aproveito para desejar a todos os vianenses uma Boa Páscoa, com a esperança de que esta celebração represente dias de enorme alegria para todos!
A Piscina Municipal de Barroselas, em Viana do Castelo, passou a dispor de uma nova cadeira de transferência aquática, equipamento que permite a pessoas com deficiência motora e/ou cognitiva aceder ao plano de água com segurança e autonomia.
O Orçamento do Estado para 2026 prevê 58,7 milhões de euros para o desporto, mais 8,1 milhões do que este ano, anunciou a ministra da Cultura, Juventude e Desporto, Margarida Balseiro Lopes.
Viana do Castelo volta a acolher uma iniciativa solidária que já se tornou tradição: o Calendário Solidário “Nina, a Bombeira” 2026. A mascote dos Bombeiros Voluntários da cidade volta a unir comunidade e solidariedade, ajudando a angariar fundos essenciais para a corporação.
Viana do Castelo acolheu, no inicio da semana, a tradicional bênção do caloiro, organizada pelo Departamento Diocesano da Pastoral do Ensino Superior, em parceria com a Federação Académica do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC).
O filme “Vira do Minho”, realizado por Flávio Cruz, foi duplamente premiado na 13.ª edição do Finisterra Portugal Film Art & Tourism Festival, que decorreu este ano em Sines. A obra distinguiu-se entre 165 filmes de 35 países, arrecadando o Prémio Especial do Júri e o Prémio de Melhor Banda Sonora.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, acolhe este domingo, dia 9 de novembro, o espetáculo “E os DesFados… Pimba?”, que apresenta versões inéditas de alguns dos maiores clássicos da música pimba.
Paredes de Coura acolhe hoje, 8 de novembro, mais uma edição da Feira de Troca de Sementes, no Museu Regional, numa iniciativa que pretende sensibilizar a população, especialmente os mais jovens, para a importância da preservação da biodiversidade e do património genético local.