O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou hoje em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Secundária Santa Maria Maior e contou com a presença de cerca de 130 estudantes.
No arranque da sessão, o autarca vianense estabeleceu como prioridade “encontrar formas de comunicar com a juventude”. “Desde que fui eleito, há cerca de 28 meses, tenho uma enorme responsabilidade, mas sozinho não faço nada. Preciso de vocês, das vossas famílias, dos professores, de toda a comunidade para que ninguém fique para trás”, referiu.
“A vossa voz, a vossa intervenção, tem capacidade de influência na vossa comunidade. Nunca desistam de fazer valer a vossa voz, sejam irreverentes, apresentem as vossas necessidades e anseios”, apelou Luís Nobre ao auditório de estudantes.
O presidente da Câmara desafiou os jovens a que participem em instrumentos como o Conselho Municipal da Juventude, Assembleia Municipal ou de Freguesia ou numa associação juvenil ou de estudantes, já que “para sermos ouvidos, temos de comunicar”.
Luís Nobre defendeu que os programas Viana Jovens com Talento e Viana Jovens Empreendedores “podem ser uma oportunidade para dar vida e executarem as vossas ideias”, reconhecendo ainda a importância das Bolsas de Estudo 1º ciclo do Ensino Superior, do Cartão Jovem Municipal, da Revista da Juventude, entre outros projetos e programas municipais destinados aos mais jovens.
Nesta sessão, o emprego e o empreendedorismo foram das maiores preocupações apresentadas pelos jovens, seguidos de habitação, desporto, saúde e coesão social. Os estudantes pediram à Câmara Municipal de Viana do Castelo para que aposte em causas como a saúde e bem-estar, qualidade de vida, associativismo, talento e empreendedorismo jovem.
Recorde-se que, há um ano, o presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre pretende percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua” pretende reforçar o compromisso do presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais. O slogan do projeto é “O futuro constrói-se hoje”.
O Politécnico de Viana do Castelo, em parceria com o Centro de Competências em Cibersegurança da Região Norte, vai promover um ciclo de workshops online gratuitos para apoiar empresas do Alto Minho na prevenção e resposta a ameaças digitais.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo recebeu novamente o espírito das Janeiras, com a participação da E.B.1 da Igreja da Meadela e do Externato São João Bosco.
A Praça Fernão de Magalhães recebeu o VII Encontro de Reis, iniciativa que levou à vila de Ponte da Barca um momento de celebração da música tradicional, da memória coletiva e das tradições populares.
O Padre Renato Oliveira, sacerdote da Diocese de Viana do Castelo, realizou na terça-feira, dia 13 de janeiro, a defesa da sua tese de doutoramento no Pontifício Instituto Litúrgico de Santo Anselmo, em Roma.
Ponte da Barca vai receber, até 13 de fevereiro, a exposição de fotografia de Rosalina Santos, que estará patente nos Paços do Concelho. Serão apresentadas 39 peças fotográficas que procuram transmitir os momentos vividos durante o percurso feito na mina de Freixo de Numão, em Vila Nova de Foz Côa.
O Cine Teatro João Verde, em Monção, volta a receber o jazz contemporâneo com o concerto de DUK, marcado para o dia 6 de fevereiro de 2026, às 21h30. O espetáculo insere-se na programação cultural do equipamento municipal e promete atrair apreciadores de novas linguagens do jazz.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima vai atribuir, na próxima sexta-feira, a certificação aos primeiros restaurantes do concelho autorizados a confecionar e servir o Arroz de Sarrabulho à Moda de Ponte de Lima como Especialidade Tradicional Garantida (ETG). Ao todo, 14 estabelecimentos recebem as placas que atestam o cumprimento das normas definidas pela União Europeia.