O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, acompanhado pelo vereador da Educação, Manuel Vitorino, e pela vereadora da Juventude, Carlota Borges, participou hoje em mais uma edição do projeto municipal “Viana é Tua”, que aconteceu na Escola Secundária Santa Maria Maior e contou com a presença de cerca de 130 estudantes.
No arranque da sessão, o autarca vianense estabeleceu como prioridade “encontrar formas de comunicar com a juventude”. “Desde que fui eleito, há cerca de 28 meses, tenho uma enorme responsabilidade, mas sozinho não faço nada. Preciso de vocês, das vossas famílias, dos professores, de toda a comunidade para que ninguém fique para trás”, referiu.
“A vossa voz, a vossa intervenção, tem capacidade de influência na vossa comunidade. Nunca desistam de fazer valer a vossa voz, sejam irreverentes, apresentem as vossas necessidades e anseios”, apelou Luís Nobre ao auditório de estudantes.
O presidente da Câmara desafiou os jovens a que participem em instrumentos como o Conselho Municipal da Juventude, Assembleia Municipal ou de Freguesia ou numa associação juvenil ou de estudantes, já que “para sermos ouvidos, temos de comunicar”.
Luís Nobre defendeu que os programas Viana Jovens com Talento e Viana Jovens Empreendedores “podem ser uma oportunidade para dar vida e executarem as vossas ideias”, reconhecendo ainda a importância das Bolsas de Estudo 1º ciclo do Ensino Superior, do Cartão Jovem Municipal, da Revista da Juventude, entre outros projetos e programas municipais destinados aos mais jovens.
Nesta sessão, o emprego e o empreendedorismo foram das maiores preocupações apresentadas pelos jovens, seguidos de habitação, desporto, saúde e coesão social. Os estudantes pediram à Câmara Municipal de Viana do Castelo para que aposte em causas como a saúde e bem-estar, qualidade de vida, associativismo, talento e empreendedorismo jovem.
Recorde-se que, há um ano, o presidente da Câmara apresentou este projeto municipal que visa criar um momento de diálogo entre os jovens do concelho e os decisores políticos com vista a envolver e a comprometer as jovens gerações com o presente e futuro de Viana do Castelo. Para tal, Luís Nobre pretende percorrer todas as escolas secundárias do concelho para ouvir contributos e responder a questões colocadas pelos jovens vianenses.
O projeto “Viana é Tua” tem por objetivos promover os projetos para a juventude da autarquia (Cartão Jovem Municipal, Concurso “Viana Jovens com Talento”, Concurso “Viana Jovens Empreendedores”, Bolsas de Estudo, Revista Viana Jovem e Gabinete da Juventude); auscultar a juventude vianense sobre as suas prioridades e necessidades; envolver e comprometer os jovens com a sua comunidade; encetar uma efetiva política de proximidade junto das jovens gerações.
Neste âmbito, o autarca promove ações nas escolas do concelho com ensino secundário, profissional e superior, criando momentos de contacto e conversa entre os jovens vianenses e os decisores políticos, num ciclo do diálogo jovem.
O “Viana é Tua” pretende reforçar o compromisso do presidente da Câmara Municipal com toda a comunidade vianense, nomeadamente com a juventude. Os contributos partilhados pelos jovens vianenses ao longo das sessões serão compilados num documento, com vista a influenciar e a contribuir para o Plano de Ação do Município e para a construção do primeiro Plano Municipal de Juventude de Viana do Castelo, em linha com Planos e Estratégias nacionais, europeias e mundiais. O slogan do projeto é “O futuro constrói-se hoje”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.
Entre os dias 24 e 30 de novembro, o Comando Territorial de Viana do Castelo realizou um conjunto de operações que visaram a prevenção da criminalidade, fiscalização rodoviária e segurança geral, resultando em 16 detenções e várias apreensões.
O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, passou a integrar o Conselho Económico e Social do Conselho Regional do Norte, órgão deliberativo da CCDR-N, reforçando assim a voz do concelho nas instâncias que orientam o desenvolvimento estratégico da região.
A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo abriu, no passado sábado, as portas do Centro Cultural para um treino operacional destinado ao público em geral. A iniciativa teve como objetivo aproximar a população do dia a dia da corporação, mostrando a exigência física, a técnica e o trabalho de equipa envolvidos nas operações dos bombeiros.
O festival Sonic Blast vai voltar a animar a Praia da Duna do Caldeirão, em Âncora, concelho de Caminha, entre 6 e 8 de agosto de 2026, para a sua 14.ª edição. A organização anunciou os primeiros 22 nomes que irão marcar presença no evento, reforçando a aposta em sonoridades pesadas, psicadélicas e alternativas que fazem do Sonic Blast uma referência no panorama europeu.
A banda Excesso anunciou o cancelamento de três concertos da sua nova digressão “Lado B”, entre os quais o espetáculo que estava previsto para 10 de janeiro de 2026, no Centro Cultural de Viana do Castelo.
O Pavilhão José Natário, em Viana do Castelo, será o palco do confronto entre Juventude Viana e SC Tomar, dos 16 avos de final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O jogo está marcado para o próximo dia 10 de janeiro de 2026.