Logo
Regional

Luís Nobre defende “cooperação” e parceria na gestão da água

7 Novembro, 2024 | 12:47
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

O Presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo defendeu, hoje, a “cooperação” e a “parceria” na gestão da água, referindo que é necessária “a estabilidade dos modelos de gestão da água, promovendo parcerias entre os diversos agentes, num modelo que deve ter um fio condutor, sem sofrer solavancos”. 

O autarca vianense marcou, esta quinta-feira, presença na sessão de abertura do colóquio “A Economia do Setor da Água – Realidade e Planeamento”, promovido pela APDA – Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, momento que contou com a presença do Secretário de Estado do Ambiente, Emídio Sousa.

Luís Nobre indicou que “temos de dar sentido, segurança, resiliência ao setor da água”, colocando o foco “na cooperação entre todos”. Considerou mesmo que “o que temos tido são duas velocidades: quem acredita e adere aos modelos de cooperação e quem fica na perspetiva da dependência dos quadros comunitários e espera que os outros resolvam as necessidades existentes”.

O Secretário de Estado do Ambiente referiu também que “nos territórios de baixa densidade a agregação é necessária”, frisando que esta é uma decisão que cabe aos municípios. 

Emídio Sousa referiu que Portugal “é detentor de uma sabedoria e conhecimento reconhecidos internacionalmente” no que toca ao setor da água. Para o governante, “a discussão tem sido muito focada no preço da água, mas deveria ser focada nas perdas, que é o que distingue verdadeiramente o trabalho dos municípios, a eficiência no combate às perdas de água”. 

Na sessão de abertura marcou também presença José Martins Soares, Presidente do Conselho Diretivo da APDA, que considerou este colóquio “um exercício de cidadania e um excelente contributo do setor para a divulgação de informação junto da comunidade”. Fernanda Lacerda, das Águas do Norte, na mesa de abertura, assumiu que o mercado da água e saneamento “atravessa múltiplos desafios em busca da sustentabilidade, eficiência e segurança”.

Este colóquio da APDA assenta em dois momentos: na apresentação do estudo “Água e Saneamento em Portugal – O Mercado e os Preços 2024” e numa mesa-redonda dedicada ao PENSAARP 2030. 

O estudo foi desenvolvido pela Comissão Especializada de Legislação e Economia da APDA e apresentado no colóquio que acontece ao longo do dia no Forte de Santiago da Barra, em Viana do Castelo. 

O estudo em questão é realizado de dois em dois anos, permitindo manter uma lógica analítica e prospetiva dos serviços de Água e Saneamento. Proporciona, igualmente, uma leitura evolutiva do setor, persistindo na caracterização das entidades gestoras, na tipificação dos tarifários e na recolha e tratamento dos preços da água e do saneamento em Portugal. A edição de 2024 traz alguns temas novos, como a contratação pública e o princípio da unidade da despesa e a gestão das aquisições nas entidades gestoras dos sistemas públicos de água e saneamento, bem como a contratação pública nos setores especiais – sociedades concessionárias. Pela importância que assume na atualidade, a proteção de dados pessoais nos sistemas em baixa é mais aprofundada nesta edição, que versa também uma análise da conjuntura do setor, bem como da evolução do panorama internacional do mesmo. 

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 7 Fevereiro, 2026

“Chá do Peregrino” promove encontro e partilha entre caminhantes em Viana do Castelo

A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, no próximo dia 25 de fevereiro, mais uma iniciativa dedicada ao espírito do Caminho de Santiago e à partilha de experiências entre peregrinos. O encontro, designado “Chá do Peregrino”, está marcado para as 21h15, na Casa dos Nichos, no centro histórico da cidade.

Cultura 7 Fevereiro, 2026

Bailado “Romeu & Julieta” assinala Dia dos Namorados em Vila Nova de Cerveira

Vila Nova de Cerveira vai celebrar o Dia dos Namorados com cultura e emoção, através da apresentação do bailado contemporâneo “Romeu & Julieta”, pela Quorum Dance Company. O espetáculo sobe ao palco do Palco das Artes no próximo 14 de fevereiro, às 21h30, com entrada livre, numa iniciativa promovida pelo Município.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Juventude Viana procura hoje em Espinho 15ª vitória no campeonato

A Juventude Viana desloca-se este sábado a Espinho, às 21h30, para enfrentar a Associação Académica de Espinho na 16.ª jornada do Campeonato Nacional da II Divisão de Hóquei em Patins.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Ponte da Barca moderniza portal institucional e amplia serviços digitais

O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.

Desporto 7 Fevereiro, 2026

Futsal Feminino: Santa Luzia defronta hoje GD Árvore nos oitavos da Taça de Portugal

Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.

Música 7 Fevereiro, 2026

Rui Felgueiras eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo

Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.

Regional 7 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo aposta em inovação na ação social

O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.