O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, referiu hoje que a história “rica e intensa” do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) fazem da instituição de ensino superior “o maior fator de promoção territorial” do Alto Minho.
Na Sessão Solene do 37º aniversário do IPVC, que aconteceu no Auditório Prof. Lima de Carvalho, o autarca referiu que “no ano passado, considerei o Politécnico o maior projeto de coesão social e territorial do Alto Minho, mas acrescento que é também o maior fator de promoção do nosso território”.
“Esse mérito foi vosso, concretizado por vocês, servindo os agentes do território. Foram 37 anos de uma história rica e intensa que nos deixam tranquilos em relação à projeção futura da região”, frisou ainda, reconhecendo “o trabalho e competência” nestes 37 anos.

Já o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, afirmou que “cada aniversário é uma prova evidente do crescimento e força do IPVC e este é o momento do reconhecimento aos professores, à equipa técnica, ao pessoal não docente e aos nossos alunos”. “Queremos formar técnicos competentes e cidadãos plenos”, vaticinou.
O responsável referiu o “anseio antigo” que é a alteração da denominação dos politécnicos, ambicionando ser Universidade Politécnica e não receando “as exigências que essa alteração trará”.

Também a presidente do Conselho Geral do IPVC, Rosário Barros, afirmou que “muito temos para louvar e memorar”, sempre “ao serviço do desenvolvimento da pessoa e da sociedade”. “Hoje em dia, o IPVC é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade de formação e investigação”, indicou.

Já a presidente da Federação Académica do IPVC, Vânia Rodrigues, considerou que a instituição tem, nos últimos anos, “alcançado grande projeção e afirmação”, elogiando a “extraordinária capacidade de adaptação” e a “qualidade” dos seus integrantes.

A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a abertura de concurso público para a requalificação de três piscinas municipais do concelho, num investimento global superior a 1,58 milhões de euros, com o objetivo de melhorar as condições de utilização, eficiência energética e conforto dos utentes.
Arcos de Valdevez prepara-se para viver quatro dias de pura folia com o regresso do Maior Carnaval do Norte de Portugal, entre 13 e 17 de fevereiro de 2026. O evento promete animação para todas as idades, com desfiles, bailes e concursos de máscaras que já se tornaram tradição na região.
Ponte de Lima vai acolher, nos dias 6 e 7 de fevereiro de 2026, o I Congresso Internacional sobre o Brinquedo, no Auditório dos Paços do Concelho. O evento insere-se nas comemorações dos 900 anos do concelho e promete reunir investigadores, colecionadores e especialistas nacionais e internacionais.
A PLATEA – Plataforma do Teatro Amador do Alto Minho inicia, no próximo dia 31 de janeiro, o seu Ciclo Teatral 2026, com um espetáculo no Auditório Gabriel Gonçalves, em Lanheses.
A Comissão Municipal de Trânsito reuniu-se no Centro Municipal da Proteção Civil, com o objetivo de promover a articulação e cooperação entre diversas entidades na resolução das questões relacionadas com o trânsito no concelho.
A Câmara Municipal de Caminha, em parceria com as Juntas de Freguesia do concelho, lançou a campanha solidária Operação Nariz Vermelho, com o objetivo de mobilizar a comunidade em torno de gestos de solidariedade.