O presidente da Câmara Municipal de Viana, Luís Nobre, referiu hoje que a história “rica e intensa” do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) fazem da instituição de ensino superior “o maior fator de promoção territorial” do Alto Minho.
Na Sessão Solene do 37º aniversário do IPVC, que aconteceu no Auditório Prof. Lima de Carvalho, o autarca referiu que “no ano passado, considerei o Politécnico o maior projeto de coesão social e territorial do Alto Minho, mas acrescento que é também o maior fator de promoção do nosso território”.
“Esse mérito foi vosso, concretizado por vocês, servindo os agentes do território. Foram 37 anos de uma história rica e intensa que nos deixam tranquilos em relação à projeção futura da região”, frisou ainda, reconhecendo “o trabalho e competência” nestes 37 anos.

Já o presidente do IPVC, Carlos Rodrigues, afirmou que “cada aniversário é uma prova evidente do crescimento e força do IPVC e este é o momento do reconhecimento aos professores, à equipa técnica, ao pessoal não docente e aos nossos alunos”. “Queremos formar técnicos competentes e cidadãos plenos”, vaticinou.
O responsável referiu o “anseio antigo” que é a alteração da denominação dos politécnicos, ambicionando ser Universidade Politécnica e não receando “as exigências que essa alteração trará”.

Também a presidente do Conselho Geral do IPVC, Rosário Barros, afirmou que “muito temos para louvar e memorar”, sempre “ao serviço do desenvolvimento da pessoa e da sociedade”. “Hoje em dia, o IPVC é reconhecido nacional e internacionalmente pela sua qualidade de formação e investigação”, indicou.

Já a presidente da Federação Académica do IPVC, Vânia Rodrigues, considerou que a instituição tem, nos últimos anos, “alcançado grande projeção e afirmação”, elogiando a “extraordinária capacidade de adaptação” e a “qualidade” dos seus integrantes.

O Município de Ponte da Barca está a dar um passo importante na aproximação aos munícipes com a reestruturação e modernização do seu portal institucional. O objetivo é tornar a comunicação mais eficiente e melhorar o acesso aos serviços municipais.
Viana do Castelo vai receber hoje, sábado, um duelo de alto nível do futsal feminino nacional. O Santa Luzia FC recebe o GD Árvore, às 18h00, no Pavilhão José Natário, em jogo a contar para os oitavos de final da Taça de Portugal.
Rui Felgueiras foi eleito Magister da Tuna de Veteranos de Viana do Castelo, sucedendo no cargo a Licínio Torre, na sequência das eleições internas realizadas esta semana.
O Conselho Local de Ação Social (CLAS) reuniu-se esta sexta-feira na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, sob a presidência da vereadora da Coesão Social, Carlota Borges, para apresentar novas ferramentas e projetos que reforçam a intervenção social no concelho.
O rio Minho transbordou durante a madrugada de quinta-feira, atingindo o muro das termas novas de Monção e provocando inundações em várias zonas da vila. Entre as áreas afetadas estão o parque infantil, o exterior da piscina municipal e o estacionamento do parque das Caldas.
O jogo entre as equipas seniores masculinas do Voleibol Clube de Viana e do Sport Operário Marinhense, agendado para este sábado, não se vai realizar devido aos estragos provocados pela depressão Kristin na região de Leiria.
A Câmara de Arcos de Valdevez encerrou a estrada municipal que atravessa a freguesia de Cendufe, na sequência da derrocada de um talude que sustenta a via. O presidente da Câmara, Olegário Gonçalves, adiantou que o deslizamento atingiu apenas cerca de 20 centímetros da estrada e não provocou vítimas nem danos materiais.