O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse estar confiante na reparação segura do petroleiro que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, que avariou a 36,6 quilómetros de distância da costa.
“A Autoridade Marítima Nacional (AMN) tem-nos dado toda a segurança e de estar garantida a não existência de riscos. Temos de confiar nas autoridades que têm competência direta. O município está atento e será parceiro em alguma eventualidade e solicitação que venha a surgir”, afirmou Luís Nobre.
Em comunicado enviado sexta-feira à comunicação social, a Autoridade Marítima e a Marinha explicaram que o navio com bandeira das Ilhas Marshall (Oceânia) sofreu uma “avaria na sua máquina, ficando sem propulsão”, estando a embarcação a mais de 24 milhas náuticas (36,6 quilómetros) de distância da costa de Viana do Castelo.
A reparação iniciou-se quinta-feira, com o embarque de uma equipa de técnicos, e prevê-se que continue esta semana, por forma a que o navio prossiga a viagem, que tem como destino Le Haver, na Normandia (França).
O autarca socialista, que falava aos jornalistas à margem da sessão de inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, admitiu ser uma intervenção “complexa” por decorrer “em um espelho de água em vez de em uma doca”, mas acredita que vai decorrer “dentro do planeamento estabelecido”.
“São incidentes que acontecem noutras geografias, mas há equipas especializadas e intervenções parametrizadas para que a reparação possa ser concretizada com toda a segurança a todos os níveis, nomeadamente, ambiental, que é uma das principais preocupações”, afirmou, desconhecendo o prazo previsto para a conclusão da reparação.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) foi alertado na terça-feira para a existência, ao largo de Viana do Castelo, de um navio petroleiro sem propulsão e a situação levou a “resposta coordenada de forma proativa da Marinha com a Autoridade Marítima Nacional para acompanhar a situação do Nissos Rhenia, com Bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, possui mais de 330 metros de comprimento e 60 metros de boca (largura)”.
A Marinha enviou a NRP António Enes, uma corveta com a missão de vigilância, busca e salvamento, para junto da posição do navio à deriva.
“Ao chegar ao local atuou de imediato, desenvolvendo as ações necessárias para apoiar o petroleiro, nomeadamente contacto com o navio, monitorização da navegação na área e preservação da segurança de todos os navios nas proximidades”, indicava a AMN.
O reboque iniciou-se na quinta-feira e o navio, com 28 tripulantes, manter-se-á afastado de costa, a ser rebocado, até que a avaria seja reparada e possa seguir viagem, estimando a Autoridade Marítima Nacional que tal possa acontecer no final desta semana.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou esta terça-feira, por maioria, o Orçamento e Grandes Opções do Plano (GOP) para 2026, no valor global superior a 236 milhões de euros – o maior de sempre. A autarquia contará com 220,4 milhões de euros e os Serviços Municipalizados com 16,4 milhões.
A Christmas Silent Party, realizada na Porta Mexia Galvão, revelou-se um verdadeiro sucesso, atraindo dezenas de participantes e transformando o espaço num ponto de encontro vibrante e cheio de espírito festivo.
As Bolas de Berlim de Viana do Castelo voltaram a colocar o concelho no mapa da gastronomia mundial. A mais recente atualização do ranking “Top 100 Sweet Pastries in the World”, divulgada a 6 de dezembro de 2025 pelo guia gastronómico TasteAtlas, posiciona a especialidade vianense no 26.º lugar entre as melhores iguarias de pastelaria do mundo.
O cantor e compositor Miguel Araújo encerrou no sábado a comemoração dos 20 anos da sua carreira com um concerto memorável no Centro Cultural de Viana do Castelo. A noite contou com a participação especial do baterista vianense Mário Costa, que acrescentou ritmo e intensidade a cada canção.
A Igreja Paroquial de S. Romão de Neiva, em Viana do Castelo, vai finalmente avançar para uma intervenção profunda de conservação e valorização. A empreitada, no valor global de 480 mil euros, foi consignada esta terça-feira numa cerimónia que contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, e do pároco local, Renato Oliveira.
A Juventude Viana prestou, esta sábado, uma homenagem especial ao atleta Joaquín Fernandez, reconhecendo a sua prestação de excelência no Campeonato Pan-Americano de Hóquei em Patins 2025, onde representou a Seleção do Chile e alcançou uma conquista histórica para o país.
A Câmara Municipal de Ponte de Lima aprovou, por unanimidade, a abertura da discussão pública da segunda revisão do Plano Diretor Municipal (PDM), cuja versão atual data de 2005.