O presidente da Câmara de Viana do Castelo disse estar confiante na reparação segura do petroleiro que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, que avariou a 36,6 quilómetros de distância da costa.
“A Autoridade Marítima Nacional (AMN) tem-nos dado toda a segurança e de estar garantida a não existência de riscos. Temos de confiar nas autoridades que têm competência direta. O município está atento e será parceiro em alguma eventualidade e solicitação que venha a surgir”, afirmou Luís Nobre.
Em comunicado enviado sexta-feira à comunicação social, a Autoridade Marítima e a Marinha explicaram que o navio com bandeira das Ilhas Marshall (Oceânia) sofreu uma “avaria na sua máquina, ficando sem propulsão”, estando a embarcação a mais de 24 milhas náuticas (36,6 quilómetros) de distância da costa de Viana do Castelo.
A reparação iniciou-se quinta-feira, com o embarque de uma equipa de técnicos, e prevê-se que continue esta semana, por forma a que o navio prossiga a viagem, que tem como destino Le Haver, na Normandia (França).
O autarca socialista, que falava aos jornalistas à margem da sessão de inauguração da Unidade de Saúde Familiar (USF) da Meadela, admitiu ser uma intervenção “complexa” por decorrer “em um espelho de água em vez de em uma doca”, mas acredita que vai decorrer “dentro do planeamento estabelecido”.
“São incidentes que acontecem noutras geografias, mas há equipas especializadas e intervenções parametrizadas para que a reparação possa ser concretizada com toda a segurança a todos os níveis, nomeadamente, ambiental, que é uma das principais preocupações”, afirmou, desconhecendo o prazo previsto para a conclusão da reparação.

O Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa) foi alertado na terça-feira para a existência, ao largo de Viana do Castelo, de um navio petroleiro sem propulsão e a situação levou a “resposta coordenada de forma proativa da Marinha com a Autoridade Marítima Nacional para acompanhar a situação do Nissos Rhenia, com Bandeira das ilhas Marshall, que transporta mais de 150 mil litros de gasóleo, possui mais de 330 metros de comprimento e 60 metros de boca (largura)”.
A Marinha enviou a NRP António Enes, uma corveta com a missão de vigilância, busca e salvamento, para junto da posição do navio à deriva.
“Ao chegar ao local atuou de imediato, desenvolvendo as ações necessárias para apoiar o petroleiro, nomeadamente contacto com o navio, monitorização da navegação na área e preservação da segurança de todos os navios nas proximidades”, indicava a AMN.
O reboque iniciou-se na quinta-feira e o navio, com 28 tripulantes, manter-se-á afastado de costa, a ser rebocado, até que a avaria seja reparada e possa seguir viagem, estimando a Autoridade Marítima Nacional que tal possa acontecer no final desta semana.
O Governo vai transferir 25 imóveis devolutos para 19 municípios, num investimento total de 13,5 milhões de euros destinado à sua requalificação. Viana do Castelo está entre os concelhos contemplados, beneficiando assim de património público que poderá vir a ser reconvertido para novos usos de interesse local.
A empreitada de colocação de barreiras para proteção à catenária na Ponte Eiffel vai ficar temporariamente parada até sábado, 13 de dezembro, anunciou a Infraestruturas de Portugal (IP). A empresa justifica a suspensão com “constrangimentos diversos” que obrigaram a reajustar o calendário da intervenção.
A vila de Ponte de Lima destacou-se na 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, entregues no encerramento da 8.ª Bienal Ibérica do Património Cultural, em Sintra. O município foi premiado na categoria de Melhor Projeto de Parceria pelo projeto Vínculos com (a) História – À descoberta das casas históricas da Ribeira Lima, desenvolvido em colaboração com o Instituto de História Contemporânea da FCSH-UNL.
Viana do Castelo vai receber, no próximo dia 20 de dezembro, o regresso do Circo Mágico de Natal, no Centro Cultural, com um espetáculo que promete encantar toda a família.
O jovem canoísta vianense Tiago Maciel foi distinguido com o estatuto de Esperança Olímpica de Canoagem, tornando-se o primeiro atleta de Viana do Castelo a alcançar este reconhecimento pelo Comité Olímpico Português.
O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, na terça-feira, em reunião ordinária, o projeto de execução para a requalificação e ampliação da Escola EB1 e Jardim-de-Infância do Cabedelo, na freguesia de Darque, com um investimento previsto de 2,061 milhões de euros.
A Câmara Municipal de Valença vai reforçar a sua aposta no setor agropecuário com a atribuição de 10 mil euros de apoio direto à produção pecuária local, verba que será distribuída por 15 explorações candidatas ao Programa de Incentivo Municipal à Produção Pecuária.