Logo
Regional

Luís Nobre: “Companhia de Bombeiros Sapadores é um pilar de segurança e confiança de Viana do Castelo”

23 Março, 2025 | 16:25
Partilhar
Pedro Xavier
2 min. leitura

Os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo celebraram, este sábado, o seu 245º aniversário. O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, acompanhado pelo Diretor Nacional de Bombeiros, marcou presença nas comemorações, abertas à comunidade vianense, que aconteceram no Centro Cultural de Viana do Castelo, e que contaram com a presença de mais de meia centena de entidades.

A cerimónia incluiu imposição de Medalhas de Assiduidade 25 anos, imposição de Medalhas de Assiduidade 30 anos e imposição de Medalhas de Serviços Distintos, para além de desfile apeado e motorizado, integrando ainda atuação da Banda do Regimento de Sapadores Bombeiros de Lisboa.

Os sapadores de Viana do Castelo são o terceiro corpo de bombeiros mais antigo do país. O Município vianense tem feito um esforço no rejuvenescimento da corporação e na modernização do meios existentes, investindo mais de 3 milhões de euros anuais em Proteção Civil, sendo mais de 2 milhões destinados à corporação de sapadores.

O Presidente da Câmara Municipal, Luís Nobre, realçou que “hoje, a companhia tem patamares de compromisso, envolvimento e formalidade de excelência” e que, por isso, é um autarca “absolutamente orgulhoso e feliz”.

“O crescimento do número de intervenções dos nossos sapadores é natural porque a Proteção Civil, nas suas diversas dimensões, é cada vez mais distinta e exigente”, explicou, afirmando “o mais profundo reconhecimento e gratidão a todos aqueles que integraram e integra a linda história da nossa Companhia de Bombeiros Sapadores”.

O Diretor Nacional de Bombeiros, Albertino Ventura, considerou que “a missão dos bombeiros é exigente, árdua, muitas vezes arriscada, mas é uma missão para a qual nunca falta a coragem”. Por isso mesmo, disse que a cidade de Viana do Castelo tem no seu corpo de bombeiros “um pilar de segurança e confiança”.

O Comandante dos Bombeiros Sapadores, Ricardo Fernandes, garantiu que “somos gratos pela oportunidade de refletir sobre o legado de coragem, dedicação e compromisso com que se vinca a nossa história”. Perante o corpo ativo de 75 elementos, o comandante assumiu que “estas mulheres e homens, aqui em parada, diariamente colocam em tudo o que fazem o máximo que têm, constituindo assim o principal ativo da Companhia de Bombeiros Sapadores”.

“O trabalho por vós realizado é insubstituível, imprescindível e fundamental para a segurança e o bem-estar da comunidade. A responsabilidade de uma disponibilidade permanente para intervir em situações de emergência exige coragem, dedicação e um compromisso profundo para com o serviço público”, frisou.

Ricardo Fernandes evidenciou que o “forte crescimento” sentido no Município, do turismo à indústria, acarretaram, direta e indiretamente, contínuos desafios à atividade de proteção e socorro. No ano de 2024, o aumento das intervenções dos bombeiros sapadores cresceu 30% face a 2023.

A Companhia de Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo, com a designação original de Companhia da Bomba, foram fundados a 22 de março de 1780. São o terceiro mais antigo corpo de bombeiros do país, logo a seguir aos Sapadores de Lisboa e Porto, contando atualmente com 75 elementos.

A corporação de soldados da paz tem como função e objetivo principal o salvamento e proteção de pessoas e bens, tendo como área de atuação o município vianense. No entanto, entra em campo sempre que solicitada pela estrutura da Autoridade Nacional de Proteção Civil. 

Em termos de capacidade intervenção, os Bombeiros Sapadores de Viana do Castelo estão preparados para combate a incêndios, desobstrução e desencarceramento, matérias perigosas, salvamento em grande escala, ambiente subaquático e mergulho e ambientes de condições atmosféricas e anticorte.

Fotos: Câmara Municipal de Viana do Castelo

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 21 Janeiro, 2026

Dia da Cidade: Luís Nobre exige mudança urgente no financiamento das autarquias

O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, defendeu esta terça-feira uma revisão urgente da atual fórmula de cálculo do Financiamento das Autarquias Locais, que considerou “opaca” e desajustada às realidades dos municípios.

Regional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo investe mais de 2 milhões de euros na requalificação de centros de saúde

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a adjudicação das obras de requalificação dos centros de saúde de Darque, Barroselas e Lanheses, num investimento total que ultrapassa os 2,1 milhões de euros (acrescido de IVA), financiado pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Nacional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo e Figueira da Foz recebem sessões sobre impactos da energia eólica offshore

Nos dias 28 e 29 de janeiro, Viana do Castelo e Figueira da Foz acolhem duas sessões públicas dedicadas à análise dos impactos da energia eólica offshore na economia regional, no âmbito do projeto INOVSEA OFFSHORE, promovido pela AEDVC-CCI e pela ACIFF.

Regional 21 Janeiro, 2026

Câmara de Viana aprova concurso público para requalificação da Estrada de Santa Luzia

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de um concurso público no valor de 1,2 milhões de euros para a requalificação de 230 metros da Estrada de Santa Luzia, entre o hospital e o entroncamento de acesso ao santuário homónimo.

Regional 21 Janeiro, 2026

Novo Conselho Técnico-Científico toma posse na Escola Superior de Desporto e Lazer

O novo Conselho Técnico-Científico da Escola Superior de Desporto e Lazer (ESDL) do Instituto Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) tomou posse esta terça-feira, num ato que reforça o papel da escola na investigação e desenvolvimento académico.

Regional 21 Janeiro, 2026

CIM Alto Minho aprova orçamento de 17,7 milhões para 2026 com foco nos transportes

A Comunidade Intermunicipal do Alto Minho (CIM) aprovou um orçamento de 17,7 milhões de euros para 2026, um aumento de cerca de 7% face a 2025. Cerca de 50% da despesa destina-se aos transportes, incluindo obrigações de serviço público, passes gratuitos para jovens e redução tarifária.

Regional 21 Janeiro, 2026

Viana do Castelo vai renovar frota de recolha de resíduos com novos veículos

O executivo municipal de Viana do Castelo aprovou, por unanimidade, a abertura de concurso público para a aquisição de duas viaturas de recolha de resíduos, incluindo um equipamento 100% elétrico para biorresíduos.