O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, em Castelo do Neiva, um contrato de coesão territorial com os 29 candidatos socialistas e independentes que concorrem às freguesias e uniões de freguesia do concelho.
O acordo pretende reforçar o compromisso do projeto autárquico socialista com um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e sustentável em todo o território, numa estratégia que, segundo Luís Nobre, valoriza a proximidade e o trabalho conjunto com as comunidades locais.
Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o PS apresenta-se com 14 listas próprias e apoia 15 candidaturas independentes, num total de 29 das 30 freguesias do concelho.
Durante o encontro, Filipe Silva, recandidato à Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, falou em nome dos candidatos socialistas, sublinhando a importância do apoio municipal às freguesias:
“Só conseguimos concretizar verdadeiramente quando temos um município que apoia, investe e acredita nas freguesias. A assinatura deste contrato é um sinal claro de que, em Viana, não há freguesias de primeira e de segunda”, afirmou.
O programa eleitoral da candidatura “Continuar a Acreditar nos Vianenses” será apresentado publicamente no próximo dia 15 de setembro. O documento incluirá 100 medidas organizadas em 10 eixos estratégicos. Entre os compromissos para o próximo mandato, destaca-se a construção de mais de 800 habitações a custos controlados até 2029, o alargamento da rede municipal de transportes às freguesias mais periféricas e a criação de novos polos industriais.
Duarte Oliveira, atual presidente da Junta de Afife e candidato independente apoiado pelo PS, destacou o trabalho de proximidade desenvolvido no atual mandato:
“O trabalho realizado ao nível local é visível e só foi possível graças ao diálogo e à cooperação. Esperamos uma grande vitória, caso contrário, quem perde são as freguesias”.
Para Luís Nobre, o apoio dos 29 candidatos às freguesias confirma que o projeto socialista continua a ser a única candidatura “capaz de unir e mobilizar os Vianenses”, defendendo um modelo de governação participativo e inclusivo.
“Temos uma candidatura aberta, dentro e fora do partido. As juntas de freguesia são fundamentais para concretizar os projetos no terreno. Acreditamos que estão reunidas todas as condições para continuar a construir um concelho mais dinâmico, equilibrado e justo”, afirmou o candidato socialista, que se apresenta a um segundo mandato.
Luís Nobre voltou também a reforçar a prioridade dada à área da saúde, garantindo que o PS continuará a trabalhar para reforçar e ampliar as respostas existentes:
“Nenhum Vianense ficará para trás. O projeto coletivo que defendemos é para todo o concelho, vivam os cidadãos numa freguesia maior ou mais pequena”, concluiu.
O Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana está a implementar o projeto Capaciteatro, uma iniciativa inovadora que utiliza o teatro como ferramenta de inclusão social, com o objetivo de capacitar cerca de dois mil profissionais do Alto Minho ao longo de 24 meses.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) do Alto Minho aprovou a criação de 52 novas Micro e Pequenas Empresas (PME) no distrito de Viana do Castelo, num investimento total de 10,5 milhões de euros.
O Desportivo de Monção venceu administrativamente o encontro frente ao Vilaverdense SAD, referente à 17.ª jornada do Campeonato de Portugal, após decisão do Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol.
A atividade piscatória no litoral norte e no Troço Internacional do Rio Minho está parada há várias semanas devido aos temporais que têm afetado a região desde o início de janeiro, deixando dezenas de pescadores e mariscadores sem rendimento.
O VMC – Viana Motor Clube, reconhecido na região pelos seus eventos ligados ao desporto motorizado e aos automóveis clássicos, reactivou recentemente a sua pista de Slot Cars, abrindo-a ao público até final do mês de fevereiro.
A 16.ª jornada da Liga Feminina Placard traz um confronto entre Novasemente e Santa Luzia FC, este sábado, 14 de fevereiro, às 18h00, no Pavilhão Municipal Napoleão Guerra em Espinho. O jogo assume particular relevância numa fase em que a luta pelos lugares de acesso ao Play-Off começa a ganhar definição.
A cidade de Viana do Castelo destaca‑se hoje nas celebrações do Dia dos Namorados, com um programa cultural e turístico que estende as festividades de 13 a 17 de fevereiro sob o mote “Viana Amor & Folia”. A iniciativa da Câmara Municipal alia o romantismo da data ao espírito festivo do Carnaval, transformando o centro histórico num palco de atividades para todas as idades.