O candidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, assinou, em Castelo do Neiva, um contrato de coesão territorial com os 29 candidatos socialistas e independentes que concorrem às freguesias e uniões de freguesia do concelho.
O acordo pretende reforçar o compromisso do projeto autárquico socialista com um modelo de desenvolvimento mais equilibrado e sustentável em todo o território, numa estratégia que, segundo Luís Nobre, valoriza a proximidade e o trabalho conjunto com as comunidades locais.
Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o PS apresenta-se com 14 listas próprias e apoia 15 candidaturas independentes, num total de 29 das 30 freguesias do concelho.
Durante o encontro, Filipe Silva, recandidato à Junta de Freguesia de Vila Nova de Anha, falou em nome dos candidatos socialistas, sublinhando a importância do apoio municipal às freguesias:
“Só conseguimos concretizar verdadeiramente quando temos um município que apoia, investe e acredita nas freguesias. A assinatura deste contrato é um sinal claro de que, em Viana, não há freguesias de primeira e de segunda”, afirmou.
O programa eleitoral da candidatura “Continuar a Acreditar nos Vianenses” será apresentado publicamente no próximo dia 15 de setembro. O documento incluirá 100 medidas organizadas em 10 eixos estratégicos. Entre os compromissos para o próximo mandato, destaca-se a construção de mais de 800 habitações a custos controlados até 2029, o alargamento da rede municipal de transportes às freguesias mais periféricas e a criação de novos polos industriais.
Duarte Oliveira, atual presidente da Junta de Afife e candidato independente apoiado pelo PS, destacou o trabalho de proximidade desenvolvido no atual mandato:
“O trabalho realizado ao nível local é visível e só foi possível graças ao diálogo e à cooperação. Esperamos uma grande vitória, caso contrário, quem perde são as freguesias”.
Para Luís Nobre, o apoio dos 29 candidatos às freguesias confirma que o projeto socialista continua a ser a única candidatura “capaz de unir e mobilizar os Vianenses”, defendendo um modelo de governação participativo e inclusivo.
“Temos uma candidatura aberta, dentro e fora do partido. As juntas de freguesia são fundamentais para concretizar os projetos no terreno. Acreditamos que estão reunidas todas as condições para continuar a construir um concelho mais dinâmico, equilibrado e justo”, afirmou o candidato socialista, que se apresenta a um segundo mandato.
Luís Nobre voltou também a reforçar a prioridade dada à área da saúde, garantindo que o PS continuará a trabalhar para reforçar e ampliar as respostas existentes:
“Nenhum Vianense ficará para trás. O projeto coletivo que defendemos é para todo o concelho, vivam os cidadãos numa freguesia maior ou mais pequena”, concluiu.
Viana do Castelo acolhe, a partir de hoje, a 14.ª edição do Viana Volley Cup, um dos maiores torneios de voleibol da região. O evento, organizado pelo Clube de Voleibol de Viana, reúne centenas de atletas, treinadores e adeptos, combinando competição e convívio.
A associação ambientalista Zero criticou a CCDR-Norte por ter colocado em consulta pública o plano de gestão do aterro da Valorminho, em Valença, considerando o projeto “ilegal” e um “atentado ao ambiente”.
Doze pessoas morreram e 453 foram detidas por condução com taxa de álcool no sangue considerada crime, nos primeiros oito dias das operações de Natal e Ano Novo realizadas pela GNR e pela PSP.
Viana do Castelo celebra mais um talento desportivo local. A velejadora Luísa Peres, natural da cidade, foi distinguida pelo Comité Olímpico de Portugal com o estatuto de Esperança Olímpica de Vela, após a sua participação no recente Campeonato do Mundo de Seniores, realizado na China.
O Largo das Neves volta a ser, este sábado, 27 de dezembro, ponto de encontro da comunidade com a realização da tradicional Fogueira de Natal. A edição deste ano contará com os DJs Marshall Hall e Pedro Pereira, prometendo uma noite de música, convívio e celebração coletiva.
O distrito de Viana do Castelo está entre os 11 distritos de Portugal continental colocados sob aviso amarelo pelo Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima. O aviso estará em vigor entre a meia-noite de 26 de dezembro e as 6 horas de 27 de dezembro, com exceção das localidades junto ao litoral, onde o impacto do frio poderá ser menos intenso.
A Escola Secundária de Monserrate, certificada como EPAS e Escola Embaixadora do Parlamento Europeu, conquistou pela quarta vez consecutiva uma viagem ao Parlamento Europeu, em Estrasburgo, fruto de um ano repleto de atividades educativas, exposições, workshops, encontros nacionais, desafios e concursos.