O primeiro-ministro, Luís Montenegro, vai inaugurar, esta quinta-feira, pelas 18h00, a Feira do Alvarinho de Monção.
A 27ª Feira do Alvarinho de Monção decorre este ano durante quatro dias, de 04 a 07 de julho, com 36 expositores, transporte gratuito e parque de campismo com tendas para ‘glamping’.
Em comunicado, a autarquia monçanense, adiantou que, no recinto da feira, no Parque das Caldas, junto ao rio Minho, estarão instaladas 20 tasquinhas com produtos tradicionais e doçaria local e quatro áreas de restauração que vão servir os pratos típicos do concelho.
Habitualmente, a feira realiza-se durante três dias, mas este ano vai decorrer em quatro.
Para os visitantes, que em 2023 ultrapassaram as 100 mil pessoas, “de diferentes latitudes geográficas”, a autarquia “preparou transporte gratuito” que, “além de garantir um acesso mais facilitado ao recinto, procura uma mobilidade mais consciente e sustentável”.
Durante as noites dos dias 05 e 06 de julho, entre as 22:00 e as 04:00, de 30 em 30 minutos, estará disponível um ‘shuttle’ do município de Monção, que assegurará viagens de ida e volta ao recinto da feira.
Nesta edição e, porque durante a feira “os hotéis, residências e turismo rural de Monção e concelhos vizinhos, esgota-se com muita facilidade”, a autarquia criou um parque de campismo com tendas ‘glamping’.
Para quem optar pelo autocaravanismo, pode instalar-se “no Campo da Feira, lugar rodeado de árvores, com sanitários públicos e situado no centro histórico de Monção, muito perto do recinto da feira”.
O “aparcamento é gratuito, sendo necessário fazer a respetiva inscrição”.
Inserido no projeto “Green Cork”, da Quercus, o município de Monção “lançou o concurso ‘Rolhas que deixam marca’, destinando a todos os alunos dos estabelecimentos escolares do concelho”.
Por “cada 50 rolhas recolhidas, será plantado um exemplar de carvalho-alvarinho, espécie autóctone da floresta” do concelho.
As turmas que entregarem o maior número de rolhas serão premiadas no dia 06 de julho, na Feira do Alvarinho de Monção.
O recinto da feira incluirá o “Espaço Harmonias by Amorim Cork”, concebido e mobilado com aglomerado de cortiça, um material 100% natural, fornecido pela Amorim Cork Insulation, que servirá de ponto de encontro para a partilha de conhecimentos, degustações e provas vínicas.
A feira tem ainda um programa de animação para o público infantil, no dia 06 de julho, que será preenchido, durante duas horas, com música, dança, entrega de prémios, oficinas, jogos temáticos, atividades e muitas brincadeiras.
No dia de abertura, 04 de julho, o programa da feira incluiu um concerto com José Cid, às 22:30.
No último dia, 07 de julho, à mesma hora, sobem o palco “Os Quatro e Meia”.
Os “Bailaricos de Verão” são outras das novidades deste ano e, decorrerão a partir do segundo dia de feira, com vários artistas.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo promove, entre 13 e 17 de fevereiro, a iniciativa “Viana Amor & Folia”, que alia as comemorações do Carnaval e do Dia dos Namorados, com um programa diversificado dirigido a públicos de todas as idades.
O grupo de Janeiras do Sport Clube Vianense visitou a Câmara Municipal de Viana do Castelo, onde, trajados a rigor, cumpriram a tradição de cantar as janeiras ao executivo municipal, assinalando o início do novo ano e desejando um Feliz 2026.
A APPACDM de Viana do Castelo esteve em grande destaque no Campeonato Nacional de Remo Indoor 2026, realizado em Coimbra, sob a organização da Federação Portuguesa de Remo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo vai investir 468.486 euros na requalificação de três pavilhões desportivos municipais – David Freitas, Santa Maria Maior e Nicolau Veríssimo –, com o objetivo de modernizar os equipamentos e aumentar a eficiência energética e o conforto dos utilizadores.
Valença acolhe, este sábado, 31 de janeiro, às 11h00, uma proposta cultural especialmente pensada para pais e filhos. O espetáculo infantil “Faz-me um Resumo” sobe ao palco do edifício da antiga Junta de Freguesia de Arão, convidando as famílias a descobrir, de forma criativa e divertida, um grande clássico da literatura universal.
Um total de 330 jornalistas encontrava-se detido em todo o mundo no final de 2025, devido ao exercício da sua profissão, segundo o Comité para a Proteção dos Jornalistas (CPJ). Embora ligeiramente abaixo do recorde de 384 registado em 2024, o número mantém-se acima dos 300 pelo quinto ano consecutivo.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo, através da sua Companhia de Bombeiros Sapadores, vai reforçar a resposta de proteção e socorro na zona Centro do país, na sequência da situação excecional que tem vindo a afetar aquela região.