A convite da Concelhia do PSD de Viana do Castelo e da Academia Manuel Freitas, Luís Marques Mendes vai participar numa sessão subordinada ao tema “Portugal-Que futuro?”, esta sexta feira, dia 24 de março, às 21h15, no auditório do Hotel Axis, em Viana do Castelo.
“Numa altura em que o país enfrenta uma situação económica difícil, deixando as famílias e os jovens a temer o futuro e a fazer contas à vida”, Luís Marques Mendes aceitou o desafio dos sociais democratas vianenses e juntamente com Luís Campos Ferreira participam nesta sessão que “promete responder a muitas das dúvidas dos portugueses”.
Para o presidente da concelhia do PSD de Viana do Castelo, Orlando Antunes, esta “é uma oportunidade única de se ouvir presencialmente alguém que conhece bem os meandros políticos e que tem uma opinião bem formada sobre o estado atual do país”.
“O Dr. Luís Marques Mendes é uma figura nacional de reconhecido mérito quer dentro do partido, quer fora. Acreditamos que dado o momento que vivemos em Portugal e com as dificuldades que todos sentimos diariamente, ter a oportunidade de questioná-lo sobre temas que nos afetam a todos é uma forma de partilharmos conhecimento e mesmo de aprendermos todos mais sobre o estado atual do país”, explica Orlando Antunes que deixa ainda o convite à sociedade para participar nesta sessão.
O jornalista Paulo Julião, natural de Viana do Castelo, foi um dos vencedores dos Prémios Lusa do 3.º trimestre de 2025, distinção atribuída pelo Conselho de Administração da agência noticiosa. O repórter integrou a equipa que assinou um conjunto de trabalhos realizados em Cabo Delgado, Moçambique, durante a última semana de julho.
Três iniciativas nacionais – incluindo duas desenvolvidas na região Centro e uma no Norte – foram distinguidas com os Prémios ODSlocal, que reconhecem projetos exemplares na promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pela Agenda 2030 das Nações Unidas.
O Município de Valença vai aderir à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos com uma campanha especial de recolha de Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE), a decorrer de 22 a 30 deste mês. A iniciativa pretende mobilizar a comunidade para a deposição responsável de aparelhos elétricos e eletrónicos em fim de vida, promovendo práticas ambientais mais sustentáveis.
O Dia Jubilar da Música 2025, que reúne bandas filarmónicas do distrito e da diocese de Viana do Castelo, sofreu uma alteração de última hora devido às previsões de chuva para domingo, 23 de novembro.
Vila Nova de Cerveira vai receber este sábado, dia 22 de novembro, às 11 horas, a estreia do espetáculo infantil “Faz-me um Resumo”, uma criação de Joana Magalhães encomendada pelas Comédias do Minho. A sessão decorre na Biblioteca Municipal e é de entrada livre, antecedendo apresentações para escolas do concelho entre 24 e 27 de novembro.
Aproveitando o bom tempo que se tem feito sentir, a Câmara Municipal de Caminha está a acelerar várias intervenções de manutenção no exterior dos Paços do Concelho. As equipas municipais encontram-se no terreno a realizar trabalhos de limpeza, reparação e conservação, numa ação que visa melhorar a imagem e a funcionalidade do edifício.
A Biblioteca Municipal de Ponte de Lima volta amanhã a transformar-se num pequeno centro de inovação. Entre as 10h30 e as 12h30, realiza-se mais uma sessão do Laboratório de Robótica e Programação, iniciativa promovida pelo Município com o objetivo de aproximar os mais jovens das competências tecnológicas.