Os lucros atribuíveis ao grupo Martifer desceram 7% no primeiro semestre, atingindo os 9,1 milhões de euros, de acordo com o relatório e contas da empresa, publicado pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).
No documento, a Martifer revelou que registou, entre janeiro e junho, rendimentos operacionais de 105,4 milhões de euros, um aumento de 2% em termos homólogos, “sendo 67% respeitantes ao segmento da Construção Metálica, 25% ao segmento da Indústria Naval e 9% ao segmento da Renewables”, detalhou a empresa.
Segundo o grupo, “Portugal representa 31% do total das vendas e prestações de serviços e o mercado internacional 69%”.
O EBITDA (resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações) da empresa foi de 13,4 milhões de euros, recuando 8% em relação ao mesmo período de 2022.
Por outro lado, “durante o primeiro semestre de 2023, manteve-se a tendência decrescente da dívida líquida do grupo, que se tem vindo a observar nos últimos anos e que reflete as premissas definidas no Plano Estratégico do grupo Martifer”.
Assim, em 30 de junho, a dívida líquida consolidada “ascendia a 34 milhões de euros, refletindo uma redução de 7 milhões de euros face a 31 de dezembro de 2022”, uma descida que “resulta do cumprimento do serviço da dívida bancária do grupo”, e conta também com “o contributo resultante do cumprimento do plano de alienação de ativos não core do grupo Martifer, nomeadamente através da alienação de equipamentos eólicos, com o produto da venda a ser alocado ao reembolso de dívida bancária”.
A carteira de encomendas da Martifer, nos setores da construção metálica e indústria naval era de 431 milhões de euros no final do semestre.
Valença prepara-se para receber, entre os dias 1 e 4 de setembro, a 9.ª edição das Olimpíadas Seniores, um evento de âmbito distrital que promete encher a cidade de energia, convívio e espírito desportivo.
Portugal volta a marcar presença no prestigiado Concurso Internacional de Fogo-de-Artifício de Macau, um dos mais conceituados festivais do mundo na área da pirotecnia. Este ano, o destaque vai para duas empresas do distrito de Viana do Castelo associadas: Pirotecnia Minhota e Pirotecnia de Barbeita, ambas reconhecidas pelo seu profissionalismo e inovação artística.
A emoção da Taça de Portugal está de regresso e o distrito de Viana do Castelo será bem representado na 1ª eliminatória da edição 2025/2026. Quatro equipas da região — ADC Correlhã, Desportivo de Monção, SC Valenciano e SC Vianense — entram em campo este domingo, 31 de agosto, com ambição de seguir em frente na prova rainha do futebol nacional.
Integrado na programação do evento “Músicas à Senhora”, que marca a Romaria de Nossa Senhora da Peneda, o concerto de Áurea promete ser um dos momentos altos das celebrações em Arcos de Valdevez. A artista sobe ao palco no dia 5 de setembro, num cenário único: o Santuário de Nossa Senhora da Peneda, recentemente classificado como Monumento Nacional.
O Darque Kayak Clube anunciou o fim do seu projeto de paracanoagem, uma iniciativa pioneira que, durante oito anos, integrou atletas com deficiência motora e intelectual na alta competição. A decisão, comunicada esta semana, foi motivada pela falta de recursos técnicos, humanos e financeiros que inviabilizam a continuidade do acompanhamento exigido por esta vertente do desporto adaptado.
A freguesia de Vila Praia de Âncora prepara-se para receber, entre os dias 10 e 14 de setembro, as tradicionais Festas em Honra de Nossa Senhora da Bonança, uma das celebrações religiosas e culturais mais emblemáticas do concelho de Caminha e da região do Alto Minho.
O Município de Viana do Castelo marca presença na edição deste ano da FATACIL – Feira de Artesanato, Turismo, Agricultura, Comércio e Indústria de Lagoa –, que decorre até domingo no Algarve. A participação insere-se na iniciativa “Região Europeia de Gastronomia e Vinho”, com o objetivo de promover os produtos regionais e as potencialidades turísticas do concelho.