Logo
Nacional

Lucro dos CTT sobe 66% para 60,5 milhões de euros em 2023

20 Março, 2024 | 8:20
Partilhar
Viana TV
1 min. leitura

O lucro dos CTT subiu 66,2% em 2023 para 60,5 milhões de euros, em termos homólogos, e o Expresso e Encomendas foi, pela primeira vez, o negócio que mais contribuiu para as receitas no último trimestre.

Em comunicado enviado, esta terça-feira, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), os CTT divulgaram um “resultado líquido consolidado atribuível a detentores de capital do grupo CTT de 60,5 milhões de euros, 24,1 milhões de euros” acima do período homólogo de 2022.

“A evolução do resultado líquido consolidado foi positivamente influenciada pelo crescimento do EBIT recorrente (+23,0 milhões de euros) e pela evolução favorável do imposto sobre o rendimento do período (-9,3 milhões de euros) e negativamente afetada pelo agravamento dos resultados financeiros (-6,8 milhões de euros) e pelos itens específicos (-1,4 milhões de euros)”, lê-se no documento.

No período em análise, os rendimentos operacionais dos CTT subiram 8,7% (+78,6 milhões de euros) para 985,2 milhões de euros, “refletindo o crescimento do Expresso e Encomendas (+81,6 milhões de euros; +31,5%), do Banco CTT (+21,8 milhões de euros; +17,3%) e dos serviços financeiros e retalho (+2,1 milhões de euros; +3,4%)”, enquanto se registou uma diminuição de 5,8% (-26,8 milhões de euros) nos rendimentos do segmento correio e outros.

Pela “primeira vez na história dos CTT, no quarto trimestre de 2023 o Expresso e Encomendas foi o negócio que mais contribuiu para as receitas”, adiantam os CTT.

O resultado antes de impostos, juros, depreciações e amortizações (EBITDA) subiu 17,5% para 151,9 milhões de euros.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 13 Fevereiro, 2026

Presidente da Câmara de Caminha critica posição do PS sobre árvores em Lanhelas

A presidente da Câmara Municipal de Caminha, Liliana Silva, reagiu com duras críticas às recentes declarações de deputados do Partido Socialista sobre o risco de queda de árvores na freguesia de Lanhelas, no concelho de Caminha.

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Dinamarca, Noruega e País de Gales no caminho de Portugal na Liga das Nações

A Seleção Nacional de Portugal vai encontrar as seleções de Dinamarca, Noruega e País de Gales na Fase de Grupos da Liga das Nações 2026/27.

Nacional 13 Fevereiro, 2026

TAP reforça ponte aérea entre Lisboa e Porto após corte da A1

A companhia aérea portuguesa TAP vai reforçar a operação aérea entre Lisboa e Porto, disponibilizando até mais sete voos semanais e aumentando a capacidade em alguns horários, numa medida destinada a mitigar os impactos provocados pelo corte da Autoestrada 1 (A1).

Desporto 13 Fevereiro, 2026

Juventude Viana joga “oitavos” da Taça de Portugal esta sexta-feira nos Açores

A Juventude Viana desloca-se esta sexta-feira, 13 de fevereiro, à Ilha do Pico, nos Açores, para defrontar o Candelária, em partida referente aos oitavos-de-final da Taça de Portugal de hóquei em patins. O encontro está agendado para as 21h30 locais (22h30 no continente) e será disputado a uma só mão.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Arcos de Valdevez recebe reunião do Conselho Intermunicipal do Alto Minho

Arcos de Valdevez acolheu a Reunião Ordinária do Conselho Intermunicipal da CIM Alto Minho, realizada nas instalações da Câmara Municipal. O encontro reuniu autarcas e representantes dos municípios da região para debater planeamento e gestão estratégica do desenvolvimento económico, social e ambiental.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira mantém redução de taxas para feirantes em 2026

Os feirantes da Feira Semanal de Vila Nova de Cerveira vão continuar a pagar menos em 2026. A Câmara Municipal decidiu manter a cobrança correspondente a 48 feiras anuais, em vez das habituais 52, medida que tem vindo a ser aplicada nos últimos anos.

Regional 13 Fevereiro, 2026

Ricardo Afonso é o novo diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate

Decorreu esta terça-feira, dia 11 de fevereiro, a cerimónia de tomada de posse de Ricardo Alberto de Sá Castro Afonso, como diretor do Agrupamento de Escolas de Monserrate.