O evento vínico "Loureiro de Ponte de Lima ConVida" regressa à Expolima, em Ponte de Lima, de 10 a 12 de maio. A iniciativa pretende promover, valorizar e afirmar o vinho verde centrado especialmente na casta Loureiro, enquanto produto turístico, patrimonial, identitário e como parte integrante e indissociável do seu 'terroir' – o Vale do Lima.
Segundo uma nota do Município, ao longo do evento, os visitantes poderão “usufruir de uma experiência sensorial com a degustação de vinhos, acompanhadas por produtos locais, e conhecer as propostas de reputados chefs e sommeliers para harmonizações perfeitas entre a gastronomia local e vinhos, destacando-se os sabores únicos e a versatilidade da casta Loureiro”.
Entre vinho e gastronomia, haverá ainda espaço para momentos musicais.
A animação musical começa na sexta-feira, às 22h00 com “Amy Winehouse Tribute”, seguida do DJ Fernando Alvim, a partir das 23h30. No sábado, às 22 horas haverá “Uma noite ao som de Michael Bublé”, terminando com o DJ da Rádio Renascença, Paulino Coelho, a partir das 23h30.
O evento decorrerá entre as 17h00 e as 02h00 no dia 10, entre as 12h00 e as 02h00 no dia 11 e entre as 12h00 e as 21h00 no dia 12 de maio.
Simultaneamente, a Expolima acolhe o 14º Concurso de Saltos Internacional, um dos melhores eventos equestres internacionais, na disciplina de Saltos de Obstáculos.
A programação pode ser consultada na íntegra aqui:
![]()
O consumo diário de energia elétrica no sistema elétrico nacional atingiu sucessivos máximos históricos ao longo do mês de janeiro, impulsionado pelo frio intenso que se fez sentir em todo o país, de acordo com dados divulgados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
O Politécnico de Viana do Castelo (IPVC) lançou o seu primeiro curso na plataforma nacional de ensino online NAU, dedicado à Diabetes, uma das doenças crónicas com maior impacto na população.
No âmbito do combate ao tráfico de estupefacientes, a PSP intercetou, no dia 25 de janeiro, três jovens com idades entre os 15 e os 22 anos, em Ponte de Lima.
O concelho de Viana do Castelo encontra-se hoje, 28 de janeiro de 2026, sob Aviso Vermelho devido à forte agitação marítima, de acordo com informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental registou, até às 22h00 desta terça-feira, 1.586 ocorrências associadas ao mau tempo, sobretudo inundações, quedas de árvores e estruturas e deslizamentos de terras, de acordo com dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
Viana do Castelo ganhou uma nova associação dedicada à mobilidade ativa e sustentável. A Viana Ciclável – Associação pela Mobilidade Ativa e Sustentável foi formalmente constituída no dia 8 de janeiro, com mais de 50 associados fundadores.
Um homem de 44 anos foi detido na madrugada de 24 de janeiro, em Viana do Castelo, por condução de veículo automóvel sob o efeito do álcool, informou o Comando Distrital da PSP.