O ciclista Iúri Leitão é o novo “imperador” de Viana do Castelo, título concedido pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, perante uma multidão que acorreu à principal praça da cidade para aclamar o campeão olímpico em Paris'2024.
Às 21h15, menos de duas horas depois de aterrar no Porto, Iúri Leitão chega à Praça da Republica, repleta de gente atrás de um cortejo de bombos que só parou de tocar, já com o ciclista no palco, largos minutos depois.
Incrédulo com a receção, o jovem de 26 anos leva as mãos à cabeça algumas vezes. “Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional”, disse mais tarde, aos jornalistas.
O ciclista notou que esta é “a parte mais importante da temporada” e sente-se no melhor momento de forma de sempre. “Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei (…). Se não aproveitar agora o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo”, disse.
Antes, no palco, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, resumiu o sentimento geral: “És o nosso orgulho! Santa Marta de Portuzelo é a capital do folclore e agora tem o Iúri no coração”, atirou.
Já o diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, considera o atleta “uma inspiração como desportista e ser humano: representa tudo o que queremos no desporto em Portugal”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, junta-se à “emoção incrível”, agradecendo: “obrigado por trazeres o espírito olímpico para a nossa praça maior”. “Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores”, diz o autarca que promete que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão.
Já na varanda, Luís Nobre oferece ao novo “imperador” de Viana do Castelo o icónico coração de ouro de Viana do Castelo em filigrana e a seguir entra o “We are the champions”, música dos Queen que se tornou hino dos campeões.
A Associação Juventude de Viana celebra esta segunda-feira, 1 de dezembro de 2025, o seu 49.º aniversário, num período marcado por resultados positivos e forte união entre atletas, dirigentes e comunidade. Fundado em 1976, o clube continua a ser uma referência do hóquei em patins em Viana do Castelo.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.