O ciclista Iúri Leitão é o novo “imperador” de Viana do Castelo, título concedido pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, perante uma multidão que acorreu à principal praça da cidade para aclamar o campeão olímpico em Paris'2024.
Às 21h15, menos de duas horas depois de aterrar no Porto, Iúri Leitão chega à Praça da Republica, repleta de gente atrás de um cortejo de bombos que só parou de tocar, já com o ciclista no palco, largos minutos depois.
Incrédulo com a receção, o jovem de 26 anos leva as mãos à cabeça algumas vezes. “Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional”, disse mais tarde, aos jornalistas.
O ciclista notou que esta é “a parte mais importante da temporada” e sente-se no melhor momento de forma de sempre. “Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei (…). Se não aproveitar agora o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo”, disse.
Antes, no palco, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, resumiu o sentimento geral: “És o nosso orgulho! Santa Marta de Portuzelo é a capital do folclore e agora tem o Iúri no coração”, atirou.
Já o diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, considera o atleta “uma inspiração como desportista e ser humano: representa tudo o que queremos no desporto em Portugal”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, junta-se à “emoção incrível”, agradecendo: “obrigado por trazeres o espírito olímpico para a nossa praça maior”. “Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores”, diz o autarca que promete que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão.
Já na varanda, Luís Nobre oferece ao novo “imperador” de Viana do Castelo o icónico coração de ouro de Viana do Castelo em filigrana e a seguir entra o “We are the champions”, música dos Queen que se tornou hino dos campeões.
O lançamento da TuViana, o novo sistema urbano de transportes 100% elétrico de Viana do Castelo, foi um dos principais destaques informativos do mês de julho de 2025, num período marcado por investimentos, distinções e acontecimentos relevantes no concelho e no Alto Minho.
O Comando Territorial de Viana do Castelo, através do Posto Territorial de Valença, deteve no dia 28 de dezembro uma mulher de 25 anos por tráfico de estupefacientes.
O Plano de Atividades e Orçamento para 2026 da Câmara Municipal de Paredes de Coura, o primeiro deste executivo, foi aprovado por esmagadora maioria da Assembleia Municipal. O orçamento globaliza 30 milhões, 166 mil e 40 euros e tem como principais eixos o aumento das transferências para as freguesias, a aposta na Educação e Cultura, o apoio às famílias e a criação de oportunidades económicas.
Letícia Floriani Rodrigues, estudante de Química do Instituto Federal de Santa Catarina, no Brasil, regressou esta semana ao seu país após três meses de mobilidade académica na Escola Superior Agrária do Politécnico de Viana do Castelo (ESA-IPVC). A jovem descreve a experiência como “decisiva” para o seu percurso académico e profissional.
O mês de junho de 2025 ficará para a história do desporto vianense, muito em particular do Santa Luzia FC, que viveu o momento mais marcante dos seus 30 anos de existência, ao sagrar-se Vice-Campeão Nacional de Futsal Feminino, numa participação inédita na final da Liga Placard.
O Centro Cultural de Viana do Castelo volta a ser o cenário escolhido para o evento New Year 2026, uma das celebrações de passagem de ano mais aguardadas da região. Organizado pelo Santa Luzia Futebol Clube em parceria com a Collective, o evento regressa pelo segundo ano consecutivo e promete uma noite marcada pela elegância, sofisticação e glamour.
O Grupo Folclórico de Santa Marta de Portuzelo encerra as comemorações do seu 85.º aniversário com o espetáculo “Maria do Amparo”, que sobe ao palco do Teatro Sá de Miranda, em Viana do Castelo, no próximo dia 10 de janeiro de 2026, pelas 21h30.