O ciclista Iúri Leitão é o novo “imperador” de Viana do Castelo, título concedido pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, perante uma multidão que acorreu à principal praça da cidade para aclamar o campeão olímpico em Paris'2024.
Às 21h15, menos de duas horas depois de aterrar no Porto, Iúri Leitão chega à Praça da Republica, repleta de gente atrás de um cortejo de bombos que só parou de tocar, já com o ciclista no palco, largos minutos depois.
Incrédulo com a receção, o jovem de 26 anos leva as mãos à cabeça algumas vezes. “Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional”, disse mais tarde, aos jornalistas.
O ciclista notou que esta é “a parte mais importante da temporada” e sente-se no melhor momento de forma de sempre. “Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei (…). Se não aproveitar agora o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo”, disse.
Antes, no palco, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, resumiu o sentimento geral: “És o nosso orgulho! Santa Marta de Portuzelo é a capital do folclore e agora tem o Iúri no coração”, atirou.
Já o diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, considera o atleta “uma inspiração como desportista e ser humano: representa tudo o que queremos no desporto em Portugal”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, junta-se à “emoção incrível”, agradecendo: “obrigado por trazeres o espírito olímpico para a nossa praça maior”. “Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores”, diz o autarca que promete que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão.
Já na varanda, Luís Nobre oferece ao novo “imperador” de Viana do Castelo o icónico coração de ouro de Viana do Castelo em filigrana e a seguir entra o “We are the champions”, música dos Queen que se tornou hino dos campeões.
O Observatório das Mulheres Assassinadas (OMA) da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) contabilizou 25 mulheres assassinadas em Portugal, entre o início do ano e 15 de novembro, das quais 20 femicídios, segundo dados preliminares.
Este domingo, realizaram-se as partidas dos Oitavos-de-final da Taça da Associação de Futebol de Viana do Castelo. Das 5 equipas do concelho de Viana do Castelo presentes nesta fase, apenas 4 seguem para a próxima eliminatória. Castelense, Cardielense, Lanheses e Deucriste SC, ganharam os seu jogos e estão apurados para os Quartos-de-final da competição.
O FC Porto, vencedor das três últimas edições da Taça de Portugal em futebol, foi hoje afastado dos oitavos de final da competição, ao perder por 2-1 no terreno do Moreirense, somando a terceira derrota consecutiva.
Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) é caraterizada pela obstrução e/ou bloqueio persistente das vias aéreas. Esta obstrução pode ocorrer através de um enfisema, de bronquite crónica ou de ambos causando dificuldade respiratória. A obstrução brônquica pode ser irreversível ou parcialmente reversível através de tratamento.Andreia Gomes - Diretora Técnica e de Investigação e Desenvolvimento e Inovação da BebéVida
Um acidente, esta manhã, na localidade de Ganfei, em Valença, entre um ligeiro de passageiros e um motociclo provocou a morte a um jovem de 21 anos.
Em jogo da 9.ª jornada da Liga Una Seguros, realizado este sábado no Pavilhão de Santa Maria Maior, o Voleibol Clube de Viana derrotou (3-2) o Sporting de Espinho com parciais de 26-24, 19-25, 25-23, 15-25 e 15-11.
A Juventude Viana deslocou-se, este sábado, a Riba d`Ave para defrontar a equipa local, em jogo correspondente à 7ª jornada do campeonato nacional da 1ª divisão de hóquei em patins. A formação de Viana do Castelo realizou uma boa partida e alcançou a segunda vitória consecutiva na competição.