O ciclista Iúri Leitão é o novo “imperador” de Viana do Castelo, título concedido pelo presidente da Câmara, Luís Nobre, perante uma multidão que acorreu à principal praça da cidade para aclamar o campeão olímpico em Paris'2024.
Às 21h15, menos de duas horas depois de aterrar no Porto, Iúri Leitão chega à Praça da Republica, repleta de gente atrás de um cortejo de bombos que só parou de tocar, já com o ciclista no palco, largos minutos depois.
Incrédulo com a receção, o jovem de 26 anos leva as mãos à cabeça algumas vezes. “Este é um dia inesquecível. Nunca imaginei que a receção pudesse ter esta dimensão. Estou completamente incrédulo. Consigo sentir o orgulho que as pessoas sentem por este resultado e por ser um vianense a conseguir estes feitos históricos únicos no desporto nacional”, disse mais tarde, aos jornalistas.
O ciclista notou que esta é “a parte mais importante da temporada” e sente-se no melhor momento de forma de sempre. “Não posso dizer que estou propriamente surpreendido porque foi exatamente para isto que trabalhei (…). Se não aproveitar agora o embalo vou estar a desperdiçar o trabalho que fiz até agora. Isto é o que eu faço há muitos anos e trabalho para ser um dos melhores do mundo”, disse.
Antes, no palco, o presidente da Junta de Freguesia de Santa Marta de Portuzelo, Nuno Ferraz, resumiu o sentimento geral: “És o nosso orgulho! Santa Marta de Portuzelo é a capital do folclore e agora tem o Iúri no coração”, atirou.
Já o diretor regional do norte do Instituto Português do Desporto e Juventude, Vítor Dias, considera o atleta “uma inspiração como desportista e ser humano: representa tudo o que queremos no desporto em Portugal”.
O presidente da Câmara Municipal de Viana do Castelo, Luís Nobre, junta-se à “emoção incrível”, agradecendo: “obrigado por trazeres o espírito olímpico para a nossa praça maior”. “Queremos que sejas o nosso imperador, o imperador de Viana do Castelo, porque vencer como ele venceu só está ao alcance dos imperadores”, diz o autarca que promete que, na próxima reunião de câmara, vai propor a atribuição de cidadão de honra da cidade a Iúri Leitão.
Já na varanda, Luís Nobre oferece ao novo “imperador” de Viana do Castelo o icónico coração de ouro de Viana do Castelo em filigrana e a seguir entra o “We are the champions”, música dos Queen que se tornou hino dos campeões.
A primeira referência à árvore de natal como conhecemos hoje, data do século XVI. Nesta altura, na Alemanha, todas as famílias decoravam pinheiros com papeis coloridos, frutas secas e doces.
Viana do Castelo volta a encher-se de animação neste Natal com a realização do tradicional evento “Viana, Moscatel e Banana”, cuja primeira edição acontece já quarta-feira, 24 de dezembro, no centro histórico da cidade.
Acuse-se quem nunca entregou uma prenda com um postal de natal agregado? Pois bem, a probabilidade é de que se tenha acusado. Mas sabe de onde é que veio esta, que é uma das maiores tradições de natal de sempre?
A canábis continua a ser a droga ilícita mais consumida em Portugal, segundo dados de 2024 divulgados pelo Instituto para os Consumos Aditivos e as Dependências (ICAD), no âmbito do Inquérito Online Europeu Sobre Drogas.
O SWR Barroselas Metalfest, festival de metal extremo que decorre anualmente em Barroselas, anunciou o cartaz completo da edição de 2026.
A Câmara Municipal de Valença aprovou o orçamento de 2026, fixado em 39,8 milhões de euros, acima dos 33,5 milhões deste ano.
O Bloco de Esquerda alerta para problemas estruturais graves nos hospitais do Alto Minho, com infiltrações de água e quedas de placas de teto a colocar em risco utentes e profissionais de saúde.