A longa-metragem “Grand Tour” venceu os prémios Sophia de Melhor Filme e Realização, para Miguel Gomes, numa edição que distinguiu também “O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.
Recorde-se que a longa-metragem “O pior homem de Londres”, foi filmada em parte no concelho de Viana do Castelo. A rodagem decorreu na Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos, em Alvarães, com características do património industrial, onde foi recriado o ambiente das ruas de Londres, o ambiente dos pubs e dos trabalhadores. Também a Ponte do Arco, na freguesia de Perre, foi palco das filmagens.
Numa cerimónia que decorreu no Casino Estoril, Cascais, coube à produtora Filipa Reis receber os três Sophia conquistados por “Grand Tour” — Melhor Filme, Realização e Montagem -, uma vez que o realizador Miguel Gomes está no Brasil a preparar o próximo projeto.
“Grand Tour”, com o qual Miguel Gomes foi premiado em 2024 no Festival de Cinema de Cannes (França), concentra em si a história de uma grande viagem pelo Oriente que remete para um périplo feito pelo realizador e pelos argumentistas, e também para duas personagens inspiradas num livro de Somerset Maugham.
Gonçalo Waddington interpreta Edward, um funcionário público do império britânico que, em 1918, embarca numa viagem solitária pela Ásia, depois de ter fugido da noiva Molly, no dia em que ela chega para o casamento. Molly (a atriz Crista Alfaiate) segue o rasto do noivo em fuga através deste périplo asiático.
Nos prémios Sophia, “O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias, venceu quatro galardões, para Melhor Guarda-Roupa (Susana Abreu), Direção de Arte (Ricardo Preto), Maquilhagem e Cabelos (Bárbara Brandão e Natália Bogalho) e para Melhor Ator Principal, pela interpretação de Albano Jerónimo.
Ainda na interpretação, Rita Cabaço venceu o prémio de Melhor Atriz Principal por “O Vento Assobiando nas Gruas”, Teresa Madruga e João Arrais venceram nas categorias de representação secundária por “O Teu Rosto Será o Último” e “Revolução (sem) Sangue”, respetivamente.
O já premiado “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, levou o Sophia de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “Verdade ou Consequência”, de Sofia Marques sobre o encenador e ator Luís Miguel Cintra, venceu o prémio de Melhor Documentário.
Entre outros prémios atribuídos nos Sohpia, a produção “Matilha”, de Edgar Medina com realização de João Maia, e exibida na RTP, foi eleita a melhor série televisiva.
Este ano, o prémio Sophia Estudante foi para a curta-metragem documental “Rogéria”, com o realizador Salvador Gil a dar vivas à liberdade e à comunidade cigana. O filme conta a história de discriminação e resistência de Rogéria Maia, mulher cigana.
O produtor Paulo Branco, que produziu para nomes como Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Wim Wenders e David Cronenberg, recebeu um prémio Sophia de carreira da Academia Portuguesa de Cinema.
O Grupo de Danças e Cantares de Perre promove no próximo dia 22 de novembro, às 20h, uma Noite de Fados que terá como cabeça de cartaz o fadista e humorista Emanuel Moura.
A Câmara Municipal de Ponte da Barca iniciou este mês uma intervenção para erradicar a erva-pinheirinha (Myriophyllum aquaticum) nos rios Lima e Froufe, uma espécie invasora que põe em risco o equilíbrio dos ecossistemas da região.
O Mosteiro de Sanfins recebe este sábado, 18 de outubro, o “Sábado Terapêutico”, iniciativa da Câmara Municipal de Valença que combina atividades para a mente e o corpo, num cenário patrimonial e natural único.
Um supermercado Intermarché em Mazarefes foi assaltado ao final da tarde desta terça-feira por dois homens e uma mulher, que se apoderaram de cerca de mil euros em bens alimentares e bebidas alcoólicas.
O projeto cultural “Contornos da Palavra”, promovido pela Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, foi distinguido com o Prémio Autarquia do Ano na categoria Cultura e Património – Literatura, reconhecendo a sua relevância na promoção da leitura e da expressão literária.
A Serra Amarela começa a renascer das cinzas. Após os incêndios que devastaram vastas áreas do concelho de Ponte da Barca e do Parque Nacional da Peneda-Gerês, decorre uma ação de sementeira de pasto com recurso a drones, uma medida essencial para acelerar a regeneração da vegetação e proteger o solo das zonas ardidas.
O Município de Ponte de Lima e o Teatro Diogo Bernardes apresentam este mês uma programação cultural diversificada, com espetáculos de teatro e música que prometem atrair o público local e visitantes.