A longa-metragem “Grand Tour” venceu os prémios Sophia de Melhor Filme e Realização, para Miguel Gomes, numa edição que distinguiu também “O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias, anunciou a Academia Portuguesa de Cinema.
Recorde-se que a longa-metragem “O pior homem de Londres”, foi filmada em parte no concelho de Viana do Castelo. A rodagem decorreu na Fábrica de Cerâmica Jerónimo Pereira Campos, em Alvarães, com características do património industrial, onde foi recriado o ambiente das ruas de Londres, o ambiente dos pubs e dos trabalhadores. Também a Ponte do Arco, na freguesia de Perre, foi palco das filmagens.
Numa cerimónia que decorreu no Casino Estoril, Cascais, coube à produtora Filipa Reis receber os três Sophia conquistados por “Grand Tour” — Melhor Filme, Realização e Montagem -, uma vez que o realizador Miguel Gomes está no Brasil a preparar o próximo projeto.
“Grand Tour”, com o qual Miguel Gomes foi premiado em 2024 no Festival de Cinema de Cannes (França), concentra em si a história de uma grande viagem pelo Oriente que remete para um périplo feito pelo realizador e pelos argumentistas, e também para duas personagens inspiradas num livro de Somerset Maugham.
Gonçalo Waddington interpreta Edward, um funcionário público do império britânico que, em 1918, embarca numa viagem solitária pela Ásia, depois de ter fugido da noiva Molly, no dia em que ela chega para o casamento. Molly (a atriz Crista Alfaiate) segue o rasto do noivo em fuga através deste périplo asiático.
Nos prémios Sophia, “O Pior Homem de Londres”, de Rodrigo Areias, venceu quatro galardões, para Melhor Guarda-Roupa (Susana Abreu), Direção de Arte (Ricardo Preto), Maquilhagem e Cabelos (Bárbara Brandão e Natália Bogalho) e para Melhor Ator Principal, pela interpretação de Albano Jerónimo.
Ainda na interpretação, Rita Cabaço venceu o prémio de Melhor Atriz Principal por “O Vento Assobiando nas Gruas”, Teresa Madruga e João Arrais venceram nas categorias de representação secundária por “O Teu Rosto Será o Último” e “Revolução (sem) Sangue”, respetivamente.
O já premiado “Percebes”, de Alexandra Ramires e Laura Gonçalves, levou o Sophia de Melhor Curta-Metragem de Animação, e “Verdade ou Consequência”, de Sofia Marques sobre o encenador e ator Luís Miguel Cintra, venceu o prémio de Melhor Documentário.
Entre outros prémios atribuídos nos Sohpia, a produção “Matilha”, de Edgar Medina com realização de João Maia, e exibida na RTP, foi eleita a melhor série televisiva.
Este ano, o prémio Sophia Estudante foi para a curta-metragem documental “Rogéria”, com o realizador Salvador Gil a dar vivas à liberdade e à comunidade cigana. O filme conta a história de discriminação e resistência de Rogéria Maia, mulher cigana.
O produtor Paulo Branco, que produziu para nomes como Manoel de Oliveira, Fernando Lopes, Wim Wenders e David Cronenberg, recebeu um prémio Sophia de carreira da Academia Portuguesa de Cinema.
A Guarda Nacional Republicana (GNR) concluiu recentemente a Operação “Censos Sénior 2025”, uma iniciativa nacional que visa aproximar os militares da população idosa, alertando para situações de risco e promovendo comportamentos de autoproteção.
As inscrições para a 9ª edição da Eurocidade Urban Trail Night entram na reta final com forte adesão e a expectativa de quebrar o recorde de participação. A poucos dias da prova, marcada para sábado, 29 de novembro, mais de 500 atletas já confirmaram presença nas distâncias de 8 km e 16 km. O ritmo das inscrições indica que o evento deve superar a marca de 585 participantes alcançada em 2024.
Viana do Castelo foi palco de um debate dedicado à liberdade artística e à interferência política nas artes. O evento, intitulado “Interferência Política nas Artes: Pela Liberdade Artística Contra a Censura”, decorreu na Sala Experimental do Teatro Municipal Sá de Miranda, integrando o programa do Festival de Teatro de Viana do Castelo, que se prolonga até 22 de novembro.
Ponte de Lima voltou a destacar-se no panorama nacional ao surgir, uma vez mais, entre os 100 municípios portugueses com melhor eficiência financeira, segundo o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses 2024, recentemente divulgado.
As Comédias do Minho promovem esta quinta e sexta-feira duas oficinas de teatro em Paredes de Coura, dando continuidade ao ciclo de formações que está a percorrer o Vale do Minho com o objetivo de fomentar a inclusão social ativa através da cultura. As sessões decorrem no Quartel das Artes, entre as 19h00 e as 21h30, conduzidas por Maria João Mota, figura de referência no teatro comunitário e cofundadora da PELE e do Núcleo de Teatro do Oprimido do Porto.
O ensino da música no Concelho de Ponte da Barca continua a crescer de forma assinalável, registando este ano letivo uma adesão inédita: 20% dos alunos do ensino básico e secundário do Agrupamento de Escolas frequentam atualmente formação musical.
A jovem futebolista vianense Matilde Silva, viveu esta quarta-feira um momento marcante na sua carreira ao estrear-se pela Seleção Nacional de Futebol Feminino Sub15.