Logo
Regional

Livro sobre o regresso do Gil Eannes a Viana do Castelo apresentado terça-feira

27 Janeiro, 2023 | 10:47
Partilhar
Eduarda Alves
1 min. leitura

O navio Gil Eannes que foi construído nos Estaleiros de Viana do Castelo em 1955, tendo como missão apoiar a frota bacalhoeira portuguesa nos mares da Terra Nova e Gronelândia, ficou durantes anos abandonado no cais do porto de Lisboa, até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997.

Após ser resgatado da sucata pela autarquia liderada por Defensor Moura, chegou a Viana do Castelo a 31 de janeiro em 1998, para receber obras de reabilitação, tendo aberto ao público como navio museu nesse ano.

Hoje, o emblemático navio hospital é um dos museus mais visitados do país, tendo já ultrapassado largamente o milhão de visitantes que, unanimemente, ficam surpreendidos com a complexidade da construção efectuada há mais de meio século nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo e elogiam a qualidade da sua reabilitação, entretanto promovida pela Fundação Gil Eannes.

Defensor Moura recorda o regresso do Navio Hospital a Viana do Castelo, num livro que escreveu e que vai apresentar na Biblioteca Municipal no próximo dia 31 de janeiro às 18h00, com o título “Gil Eannes – Regresso a casa”, com prefácio do eng. Francisco Laranjeira e apresentação do Almirante Martins Guerreiro.

O Gil Eannes ainda realizou algumas viagens de transporte geral e acabou acostado nos cais de Lisboa, onde esteve mais de uma década praticamente abandonado até ser comprado por um sucateiro de Alhos Vedros no início de 1997 para ser desmantelado.

“Tive um sobressalto quando vi na televisão o velho e enferrujado Gil Eannes cruzar as águas do Tejo, rumo ao estaleiro onde seria transformado em sucata. Nem conseguia acreditar que o Anjo Branco da frota bacalhoeira tivesse tão inglório fim, depois de tantos anos de relevantes serviços prestados à comunidade piscatória e ao país”, recorda o ex-autarca.

“Nunca mais me esqueço das lágrimas de alegria dos numerosos vianenses que assistiram, a norte do cais fronteiro ao Castelo de Santiago da Barra e a sul do molhe do Cabedelo, à entrada da barra do Gil Eannes na tarde do dia 31 de Janeiro de 1998, no seu regresso definitivo à casa donde tinha partido pela primeira vez há quase quarenta e três anos”, recordou Moura.

A campanha de angariação de fundos para salvar o Gil Eannes da sucata foi um bom exemplo do que os vianenses conseguem concretizar quando se empenham seriamente e juntam esforços para atingir os mais difíceis objectivos.

Programas de Autor

Episódios Recentes Ver Mais

Notícias

Regional 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo investe 323 mil euros em freguesias do concelho

A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou na terça-feira 323.350 euros em apoios a Juntas e Uniões de Freguesia, destinados a obras de mobilidade, segurança rodoviária e requalificação de equipamentos.

Nacional 4 Fevereiro, 2026

Empresa de Arcos de Valdevez apoia populações afetadas pelo temporal em Ourém

A Publivez, empresa sediada no Parque Empresarial de Mogueiras, em Tabaçô, concelho de Arcos de Valdevez, entregou, em parceria com a Tiagus, paletes de lonas destinadas a apoiar populações afetadas pelos estragos provocados pela depressão Kristin no concelho de Ourém.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou mais de 17 mil atendimentos em cinco anos

A Unidade Móvel de Saúde de Viana do Castelo realizou cerca de 17.553 atendimentos desde a sua criação, em dezembro de 2020, abrangendo 24 freguesias do concelho, informou a Câmara Municipal.

Desporto 4 Fevereiro, 2026

Equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez é Campeã Nacional

A equipa feminina do Clube de Rugby de Arcos de Valdevez (CRAV/Sport) sagrou-se Campeã Nacional Sub-18, após vencer todos os jogos da competição, desde a fase regular até à final, disputada no Estádio Municipal de Arcos de Valdevez.

Cultura 4 Fevereiro, 2026

Viana do Castelo recebe ação do CAPACITEATRO e promove teatro como ferramenta social

Viana do Castelo recebeu mais uma ação do CAPACITEATRO, projeto que utiliza o teatro como instrumento de inclusão e intervenção social. A iniciativa decorreu no Grupo Etnográfico de Areosa e foi orientada pelo ator e encenador António Durães, conhecido pelo trabalho com comunidades.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Jovem detido em Ponte de Lima com haxixe

A PSP intercetou, no dia 30 de janeiro, um jovem de 20 anos, desempregado e residente em Ponte de Lima, na posse de haxixe suficiente para cerca de 16 doses individuais.

Regional 4 Fevereiro, 2026

Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre recebem 50 vagas de emprego no setor produtivo

O Clan, empresa portuguesa de recursos humanos com mais de 30 anos de experiência, abriu 50 vagas para operadores de produção em Vila Nova de Cerveira e São Pedro da Torre, no distrito de Viana do Castelo.