“The Story” é o título do livro, da autoria da jovem ucraniana Anna Zhukova, cuja apresentação acontece na próxima sexta-feira, às 21h00, no auditório municipal de Ponte da Barca, na Casa de Santo António do Buraquinho. A sessão contará com a presença da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e ainda do presidente da Câmara Municipal e de vereadores, estando a apresentação a cargo de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga. A obra editada pelo município inclui mensagens da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola e do jornalista, Nuno Rogeiro.
A obra é um testemunho na primeira pessoa, escrito por uma jovem que em meados de março do ano passado se fixou em Ponte da Barca, fugindo da guerra que se abatera sobre o seu país, no dia 24 de fevereiro anterior. Trata-se de um relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.
Roberta Metsola salientou a forma “tão viva e crua, tão emocionada” como a autora relata a sua experiência, desde o início da guerra até à sua chegada a Portugal, e realçou a “enorme injustiça” do que se está a passar, “o desrespeito flagrante pelos direitos humanos, a brutalidade do agressor russo e os inúmeros crimes de guerra que, quase um ano depois, continuam a cometer-se em território soberano da Ucrânia”. “É muito difícil esconder a emoção ao ler excertos do livro de Anna”, referiu a presidente do Parlamento Europeu. “O que terá sentido ao abandonar toda a sua vida, o difícil que terá sido encontrar forças e ânimo numa viagem de milhares de quilómetros até Portugal. As condições em que tudo isso ocorreu, pensamos nós, em pleno século XXI”, sublinhou, ao mesmo tempo que elogiou a “enorme bravura” ao ter a “coragem de colocar por escrito a sua experiência”.
A presidente do Parlamento Europeu terminou ainda com uma referência ao município de Ponte da Barca e à família e amigos que acolheram Anna e a sua família. “Senti orgulho ao ler o modo como a Anna descreveu a sua chegada. Orgulho na solidariedade, hospitalidade e amizade com que Ponte da Barca acolheu esta família. Ao ler este testemunho (…), percebo o verdadeiro significado da palavra solidariedade, compreendo a dificuldade em traduzir a palavra saudade e termino com um reconhecido obrigada”, exprimiu.
A produtora vianense Anémona Sonora, em parceria com o Club Lote 5, promove esta sexta-feira, 5 de dezembro, o evento “Lote of Christmas”, iniciativa que pretende afirmar Viana do Castelo como ponto de referência no panorama da música eletrónica regional.
A Polícia Judiciária deteve esta semana oito pessoas na sequência de uma operação de grande escala realizada no Norte do país, no âmbito de uma investigação a alegados esquemas de corrupção envolvendo a Comissão de Viticultura da Região dos Vinhos Verdes (CVRVV).
O Mercado de Natal de Vila Nova de Cerveira decorre nos dois primeiros fins de semana de dezembro, com artesanato, produtos regionais e doces típicos.
Paredes de Coura prepara-se para receber um dos nomes mais aplaudidos da nova música portuguesa. Noble sobe ao palco do Xapas no próximo dia 20 de dezembro, num concerto que promete uma noite carregada de emoção, intensidade e momentos memoráveis.
O programa “Viana Coração do Natal” regressa ao centro histórico de Viana do Castelo entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026, e traz consigo dois destaques culturais que prometem captar a atenção de vianenses e visitantes: a exposição “Ah Amália – Living Experience on Tour” e a XV Bienal de Pintura do Eixo Atlântico.
O Viana STARTS representou Viana do Castelo na Irlanda, onde participou no encontro de capacitação promovido pela European Urban Initiative (EUI), realizado em Monaghan, sob o tema “Reimagining Places: Sustainable Conservation of Ireland’s Beautiful Heritage”.
O Bloco de Esquerda conseguiu aprovar, no Orçamento de Estado para 2026, duas propostas históricas para o Alto Minho: a requalificação do portinho de Vila Praia de Âncora, em Caminha, e as dragagens em Castelo de Neiva, em Viana do Castelo.