“The Story” é o título do livro, da autoria da jovem ucraniana Anna Zhukova, cuja apresentação acontece na próxima sexta-feira, às 21h00, no auditório municipal de Ponte da Barca, na Casa de Santo António do Buraquinho. A sessão contará com a presença da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e ainda do presidente da Câmara Municipal e de vereadores, estando a apresentação a cargo de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga. A obra editada pelo município inclui mensagens da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola e do jornalista, Nuno Rogeiro.
A obra é um testemunho na primeira pessoa, escrito por uma jovem que em meados de março do ano passado se fixou em Ponte da Barca, fugindo da guerra que se abatera sobre o seu país, no dia 24 de fevereiro anterior. Trata-se de um relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.
Roberta Metsola salientou a forma “tão viva e crua, tão emocionada” como a autora relata a sua experiência, desde o início da guerra até à sua chegada a Portugal, e realçou a “enorme injustiça” do que se está a passar, “o desrespeito flagrante pelos direitos humanos, a brutalidade do agressor russo e os inúmeros crimes de guerra que, quase um ano depois, continuam a cometer-se em território soberano da Ucrânia”. “É muito difícil esconder a emoção ao ler excertos do livro de Anna”, referiu a presidente do Parlamento Europeu. “O que terá sentido ao abandonar toda a sua vida, o difícil que terá sido encontrar forças e ânimo numa viagem de milhares de quilómetros até Portugal. As condições em que tudo isso ocorreu, pensamos nós, em pleno século XXI”, sublinhou, ao mesmo tempo que elogiou a “enorme bravura” ao ter a “coragem de colocar por escrito a sua experiência”.
A presidente do Parlamento Europeu terminou ainda com uma referência ao município de Ponte da Barca e à família e amigos que acolheram Anna e a sua família. “Senti orgulho ao ler o modo como a Anna descreveu a sua chegada. Orgulho na solidariedade, hospitalidade e amizade com que Ponte da Barca acolheu esta família. Ao ler este testemunho (…), percebo o verdadeiro significado da palavra solidariedade, compreendo a dificuldade em traduzir a palavra saudade e termino com um reconhecido obrigada”, exprimiu.
A Casa do Conhecimento de Ponte da Barca recebeu uma sessão dedicada à saúde mental, sob o tema “Saúde Mental: Conhece-te a ti mesmo!”. Orientada por Cristina Sousa, Mental Coach e consultora, a iniciativa atraiu uma sala cheia e proporcionou aos participantes ferramentas para refletir sobre o bem-estar e o funcionamento do cérebro.
A 3.ª edição dos Prémios Património Ibérico, que reconhece as boas práticas no setor do património cultural, será entregue a 5 de dezembro, no Auditório do Centro Cultural Olga Cadaval, durante a AR&PA 2025 – Bienal Ibérica de Património Cultural, em Sintra.
A Câmara Municipal de Viana do Castelo aprovou a declaração de Interesse Municipal para um novo empreendimento de agroturismo em Mujães, inserido numa exploração agrícola de larga escala.
O centro histórico de Viana do Castelo volta a encher-se de luz e animação entre 5 de dezembro e 5 de janeiro de 2026 com o arranque de “Viana Coração do Natal”, programa promovido pela Câmara Municipal, pela Associação Empresarial do Distrito de Viana do Castelo (AEDVC) e pela Vianafestas. A iniciativa pretende devolver às ruas da cidade a atmosfera festiva e dinamizar o comércio tradicional nesta quadra.
Este Natal, a história e a magia juntam-se nos carris do Vouga. A edição de Natal do Comboio Histórico do Vouga regressa entre 7 de dezembro de 2025 e 4 de janeiro de 2026, oferecendo uma experiência única para toda a família, com nove viagens programadas aos sábados e domingos.
A 11ª jornada da Primeira Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe mudanças no topo da tabela: o SC Valenciano venceu e assumiu a liderança isolada do campeonato, num fim de semana pautado por muitos empates.
A 11.ª jornada da Segunda Divisão da AF Viana do Castelo, disputada este domingo, trouxe resultados surpreendentes e mexeu com as contas do topo da tabela. O Távora sofreu uma inesperada derrota caseira por 2-0 diante do SC Vianense B, mas mantém-se no comando com 27 pontos. Ainda assim, o desaire abriu caminho para a aproximação do Neves FC, que venceu de forma convincente o Perre por 3-1 e reduziu a diferença para apenas dois pontos, relançando a luta pela liderança.