“The Story” é o título do livro, da autoria da jovem ucraniana Anna Zhukova, cuja apresentação acontece na próxima sexta-feira, às 21h00, no auditório municipal de Ponte da Barca, na Casa de Santo António do Buraquinho. A sessão contará com a presença da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e ainda do presidente da Câmara Municipal e de vereadores, estando a apresentação a cargo de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga. A obra editada pelo município inclui mensagens da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola e do jornalista, Nuno Rogeiro.
A obra é um testemunho na primeira pessoa, escrito por uma jovem que em meados de março do ano passado se fixou em Ponte da Barca, fugindo da guerra que se abatera sobre o seu país, no dia 24 de fevereiro anterior. Trata-se de um relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.
Roberta Metsola salientou a forma “tão viva e crua, tão emocionada” como a autora relata a sua experiência, desde o início da guerra até à sua chegada a Portugal, e realçou a “enorme injustiça” do que se está a passar, “o desrespeito flagrante pelos direitos humanos, a brutalidade do agressor russo e os inúmeros crimes de guerra que, quase um ano depois, continuam a cometer-se em território soberano da Ucrânia”. “É muito difícil esconder a emoção ao ler excertos do livro de Anna”, referiu a presidente do Parlamento Europeu. “O que terá sentido ao abandonar toda a sua vida, o difícil que terá sido encontrar forças e ânimo numa viagem de milhares de quilómetros até Portugal. As condições em que tudo isso ocorreu, pensamos nós, em pleno século XXI”, sublinhou, ao mesmo tempo que elogiou a “enorme bravura” ao ter a “coragem de colocar por escrito a sua experiência”.
A presidente do Parlamento Europeu terminou ainda com uma referência ao município de Ponte da Barca e à família e amigos que acolheram Anna e a sua família. “Senti orgulho ao ler o modo como a Anna descreveu a sua chegada. Orgulho na solidariedade, hospitalidade e amizade com que Ponte da Barca acolheu esta família. Ao ler este testemunho (…), percebo o verdadeiro significado da palavra solidariedade, compreendo a dificuldade em traduzir a palavra saudade e termino com um reconhecido obrigada”, exprimiu.
A temporada 2025/2026 da I Divisão da Associação de Futebol de Viana do Castelo arrancou este fim de semana com uma jornada inaugural recheada de golos. O destaque vai para as vitórias expressivas do Valenciano e do Vitorino de Piães, bem como para o triunfo do recém-promovido Fachense fora de portas.
A canoagem portuguesa voltou a escrever uma página dourada na história do desporto nacional este domingo, com os canoístas José Ramalho e Fernando Pimenta a sagrarem-se tetracampeões do Mundo na categoria K2 maratona, ao conquistarem o primeiro lugar na prova disputada em Gyor, na Hungria.
A contagem decrescente já começou para uma noite imperdível do Festival Viana Bate Forte. No próximo sábado, dia 13 de setembro, pelas 23h30, Beatriz Rosário sobe ao Palco da República, na icónica Praça da República, para um concerto que promete emocionar o público com a sua voz poderosa e presença magnética.
Na noite deste domingo, Portugal terá a oportunidade de observar um eclipse lunar, fenómeno em que a Terra se posiciona entre o Sol e a Lua, bloqueando a luz solar que normalmente ilumina o satélite natural.
O piloto vianense Renato Pita está de regresso à competição e prepara-se para marcar presença na 36.ª edição da Baja TT Sharish Gin Reguengos 2025, que se realiza entre os dias 11 e 14 de setembro. A emblemática prova alentejana, organizada pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense, promete mais uma edição repleta de emoção e adrenalina.
Valença recebeu a 9ª edição das Olimpíadas Intergeracionais – Olympics4All, evento que reuniu cerca de 400 seniores de vários concelhos e da APPACDM Viana do Castelo. A equipa transfronteiriça Cerveira-Tomiño voltou a brilhar, conquistando o título pela sexta vez consecutiva.
A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Viana do Castelo recebeu, este sábado, uma doação de 100 mil euros destinada à aquisição de uma nova Ambulância de Transporte Urgente. A verba foi oferecida por Caesar de Paço, empresário luso-americano e CEO da empresa farmacêutica Summit Nutritionals International, sediada nos Estados Unidos.