“The Story” é o título do livro, da autoria da jovem ucraniana Anna Zhukova, cuja apresentação acontece na próxima sexta-feira, às 21h00, no auditório municipal de Ponte da Barca, na Casa de Santo António do Buraquinho. A sessão contará com a presença da cônsul da Ucrânia no Porto, Alina Ponomarenko, e ainda do presidente da Câmara Municipal e de vereadores, estando a apresentação a cargo de Ruslana Bundzyak, da comunidade ucraniana de Braga. A obra editada pelo município inclui mensagens da presidente do Parlamento Europeu, Roberta Metsola e do jornalista, Nuno Rogeiro.
A obra é um testemunho na primeira pessoa, escrito por uma jovem que em meados de março do ano passado se fixou em Ponte da Barca, fugindo da guerra que se abatera sobre o seu país, no dia 24 de fevereiro anterior. Trata-se de um relato inquietante e perturbador de três semanas de terror e de esperança, um grito cívico contra a indiferença, um registo de memórias profundamente verídico e cruel de uma longa e penosa viagem, desde Kyiv até Ponte da Barca, passando pela Roménia e pela Turquia, juntamente com a tia, a mãe e duas irmãs, uma das quais ainda criança.
Roberta Metsola salientou a forma “tão viva e crua, tão emocionada” como a autora relata a sua experiência, desde o início da guerra até à sua chegada a Portugal, e realçou a “enorme injustiça” do que se está a passar, “o desrespeito flagrante pelos direitos humanos, a brutalidade do agressor russo e os inúmeros crimes de guerra que, quase um ano depois, continuam a cometer-se em território soberano da Ucrânia”. “É muito difícil esconder a emoção ao ler excertos do livro de Anna”, referiu a presidente do Parlamento Europeu. “O que terá sentido ao abandonar toda a sua vida, o difícil que terá sido encontrar forças e ânimo numa viagem de milhares de quilómetros até Portugal. As condições em que tudo isso ocorreu, pensamos nós, em pleno século XXI”, sublinhou, ao mesmo tempo que elogiou a “enorme bravura” ao ter a “coragem de colocar por escrito a sua experiência”.
A presidente do Parlamento Europeu terminou ainda com uma referência ao município de Ponte da Barca e à família e amigos que acolheram Anna e a sua família. “Senti orgulho ao ler o modo como a Anna descreveu a sua chegada. Orgulho na solidariedade, hospitalidade e amizade com que Ponte da Barca acolheu esta família. Ao ler este testemunho (…), percebo o verdadeiro significado da palavra solidariedade, compreendo a dificuldade em traduzir a palavra saudade e termino com um reconhecido obrigada”, exprimiu.
A Cidade do Futebol foi palco, esta quarta-feira, do sorteio da 4.ª Eliminatória da Taça de Portugal Feminina de Futsal Placard, fase que marca a entrada em competição das equipas da Liga Feminina Placard, juntando-se aos conjuntos apurados nas rondas anteriores.
A banda vianense Jarojupe vai realizar um concerto acústico esta sexta-feira, 19 de dezembro, nos Paços do Concelho de Viana do Castelo, a partir das 18h00.
O ministro da Educação, Ciência e Inovação, Fernando Alexandre, anunciou que o Governo vai pagar aos professores 30 milhões de euros em horas extraordinárias acumuladas desde 2018. Este ano, estão previstos mais 20 milhões em pagamentos adicionais.
O MDOC – Festival Internacional de Documentário de Melgaço não se realizará em 2026 devido à falta de apoio da câmara municipal. O município deixará de disponibilizar cerca de 140 mil euros, que representavam 90% do orçamento do evento, tornando a sua realização inviável, explicou a AO NORTE, organizadora do festival.
A Associação de Municípios Portugueses do Vinho (AMPV) reuniu em Viana do Castelo, para a realização da sua Assembleia Intermunicipal, a primeira desde a eleição dos novos órgãos sociais.
A Polícia Judiciária deteve duas pessoas e constituiu arguidas duas pessoas coletivas no concelho de Valença, na sequência de uma operação destinada a travar a exploração ilegal de canais televisivos pagos através de serviços ilícitos de IPTV.
Viana do Castelo foi o cenário da cerimónia de entrega do Star Seeker, o mais recente iate de luxo da Windstar Cruises. Com capacidade para 224 hóspedes, o navio é a primeira construção da nova Classe Star da companhia, reforçando a expansão da sua frota de cruzeiros de pequeno porte.